whatsapp comercial whatsapp comercial

WhatsApp comercial: atenda seu cliente pela plataforma NeoAssist

8 minutos para ler

Já sabemos que o WhatsApp é uma das ferramentas mais utilizadas no mundo para comunicação. E por conta das suas possibilidades já se tornou uma demanda às empresas, que passaram a adotá-la como canal de atendimento e vendas.

Confira a importância desse aplicativo para o suporte ao cliente e como a plataforma NeoAssist pode ajudar.

Qual a importância do WhatsApp comercial no atendimento ao cliente?

A imagem mostra a mão de uma mulher - com esmalte azul claro -, segurando um celular. Na tela há uma conversa de WhatsApp aberta

Hoje, é extremamente difícil conhecer alguém que não utiliza o aplicativo como meio de comunicação. Seja para conversar com família, amigos, pessoas do trabalho ou até mesmo para agendar e confirmar compromissos, o software já faz parte da nossa rotina.

De acordo com um anúncio no blog oficial, em fevereiro de 2020 o aplicativo conseguiu ultrapassar a marca de 2 bilhões de usuários, ou seja, o hábito do consumidor mudou e coube às empresas acompanharem esse movimento para garantir a conexão com o público. Surge aqui o WhatsApp Comercial. 

Com a execução de uma API (Interface de Programação de Aplicativos) integrada aos processos internos das marcas, elas finalmente conseguiram atender ao cliente por esse meio.Mas não esqueça: por se tratar de um aplicativo de mensagens instantâneas, o atendimento feito por ele precisa ser tão rápido quanto uma simples conversa, pois o cliente já espera por serviços simples e eficientes quando entra em contato com as marcas.

Como melhorar a experiência do cliente com o módulo WhatsApp comercial da NeoAssist?

Essa ferramenta está presente na rotina das pessoas porque ela traduz exatamente o que o consumidor procura: facilidade de comunicação – por ser prática, de fácil uso e extremamente cômoda ao usuário. 

Então, por que não usá-la no atendimento ao cliente?

Através do módulo WhatsApp Comercial da NeoAssist, sua empresa consegue classificar todos os chamados que chegam até a central. Como consequência, é possível identificar quais solicitações têm uma demanda maior e criar estratégias melhores para solucioná-las com assertividade. Uma página de FAQ’s pode ser uma ótima parceira nesse caso, por exemplo.Além disso, a NeoAssist permite que sua operação integre o chatbot ao aplicativo. Dessa maneira, o cliente conseguirá resolver problemas mais simples de forma ainda mais rápida e eficaz, sem precisar conversar com um operador – o bot também é capaz de segmentar os assuntos e destiná-los aos operadores corretos.

Vantagens do WhatsApp Comercial: Visão 360º do cliente e relações mais próximas

A imagem mostra diversos bloquinhos de madeira ilustrados com um desenho que simboliza uma pessoa. Ampliado por uma lupa, um dos blocos, o único rosa, se destaca dos demais.

Outra ótima funcionalidade do módulo de WhatsApp da NeoAssist é a visão 360º do cliente. Isso porque todas as interações entre ele e a empresa ficam salvas na plataforma. Logo, através de relatórios integrados e do histórico unificado de cada cliente, sua marca consegue oferecer a ele uma experiência muito mais completa e satisfatória.

Além disso, nosso módulo também gera novos protocolos a cada chamado aberto, independente se o mesmo consumidor já entrou em contato com sua empresa anteriormente. Como consequência, você evita as “conversas eternas” e consegue encerrar o chamado de forma automática.

Lembre-se de que os emoticons, áudios e imagens são recursos que podem ser usados para aproximar as relações entre marcas e clientes, ok? E tudo isso também é disponibilizado pela NeoAssist.

Com essas funcionalidades sua marca reduzirá custos na operação e você poderá aumentar consideravelmente os resultados.

Quais os principais recursos do WhatsApp Comercial para atendimento ao cliente?

Já entendemos a grande importância da versão corporativa do app para as empresas. Mas, você sabe quais os seus principais recursos? Confira: 

  • Perfil personalizado;
  • Respostas rápidas e automáticas;
  • Catálogo de produtos;
  • Estatísticas das mensagens;
  • Etiquetas de identificação.

Entenda agora o que significa cada um deles:

1. Perfil comercial personalizado

Através do WhatsApp Comercial, sua empresa tem a possibilidade de criar um perfil profissional no aplicativo, uma prática fundamental para aumentar não só a credibilidade de sua marca, como também conquistar a confiança do consumidor.

Desse modo, é possível incluir dados como:

  • Horário de funcionamento da empresa;
  • Endereço completo – tanto físico como digital;
  • Segmento comercial;
  • Descrição de sua marca;
  • E-mail para contato.

Ao final, sua empresa poderá manter um perfil muito mais profissional e confiável diante do mercado – e sabemos que fatores como esses são decisivos na hora do cliente fazer uma escolha.

Além disso, através do perfil comercial é possível destinar mais de um operador para atender um determinado caso. O que não é possível para as empresas que utilizam o WhatsApp de maneira não profissional – nesse último caso, quando um novo atendente faz login por meio da versão web, ele não só entrará na plataforma como também derrubará o operador que estava lá anteriormente.

2. Respostas rápidas e automáticas

As respostas rápidas e automáticas também são ótimos recursos oferecidos pelo WhatsApp Comercial. Isso porque eles facilitam e agilizam alguns processos. 

Com a resposta rápida é possível criar mensagens e deixá-las prontas para serem acionadas a partir de alguns comandos. 

Vamos supor que sua central programe a palavra “obrigado”. Logo após digitá-la, aparecerão algumas opções de mensagens completas que podem ser usadas. Portanto, seu operador não precisará perder tempo digitando um texto padrão toda vez que for necessário.

Já com o recurso de mensagens automáticas, sua empresa poderá programar mensagens para serem enviadas aos consumidores sem necessidade de um operador. Podemos citar como exemplo as mensagens que informam o horário de funcionamento da empresa ou até aquelas usadas para dar boas-vindas aos novos clientes.

E essas mensagens podem ser personalizadas, assim você consegue adequá-las à linguagem de sua empresa e definir qual o horário de envio. E caso você possua o módulo de WhatsApp Comercial da NeoAssist, a integração do aplicativo com o chatbot facilitará – e muito – todos esses processos.

A imagem mostra duas figuras 2D de pequenos robôs, feitos através de placas de elementos eletrônicos. No primeiro robô é possível ler "hello" em seu visor, já o segundo mostra a palavra "chat bot".

3. Catálogo de produtos e serviços

Com a função de catálogo dentro do aplicativo é possível aumentar ainda mais as vendas – e graças a junção das mensagens instantâneas que garantem uma interação mais próxima, é possível conquistar o cliente de forma ainda mais rápida.   

Através desse recurso também é possível simplificar a informação ao cliente por meio de fotos, descrições e links – que o levam diretamente para a página de compras. Como consequência, o cliente terá um maior detalhamento de cada produto e poderá fechar a compra com muito mais facilidade.

Além disso, preste atenção à nova opção de pagamento pelo app, que através do Facebook Pay – entidade autorizada pelo Banco Central e processada pela Cielo no Brasil -, garante a transferência de valores dentro da própria plataforma. A modalidade foi liberada recentemente e com certeza terá diversos avanços ao longo do tempo, ou seja, mais uma vantagem para seu negócio. 

4. Estatísticas das mensagens

Na versão comercial sua empresa tem acesso a relatórios sobre informações e dados das conversas com o cliente. O que torna possível identificar todas as mensagens enviadas, entregues e lidas por sua base.

Assim, graças às estatísticas sua empresa tem a chance de avaliar processos e identificar possíveis estratégias que não estão funcionando. 

Com o módulo WhatsApp da NeoAssist você integrará todos os relatórios e dados do cliente, e com uma visão ampla e completa do consumidor será muito mais fácil oferecer uma experiência satisfatória a ele.

5. Etiquetas de identificação

Organizar seus chamados com etiquetas de identificação também é uma opção pelo versão corporativa do WhatsApp, uma grande aliada para categorizar as mensagens de acordo com suas urgências ou até mesmo segmentá-las por temas. Tudo isso de forma personalizável, para atender as demandas de cada operação.

E por meio do WhatsApp corporativo da NeoAssist, sua empresa pode realizar esse processo automaticamente, por meio do chatbot – uma maneira de agilizar ainda mais seus serviços e oferecer um atendimento eficaz ao consumidor.

Também é possível identificar os principais temas e tipos de pedido que mais chegam em sua central de atendimento, informações fundamentais para o planejamento da área e que podem gerar ótimos insights para estratégias futuras.

WhatsApp comercial e NeoAssist: aumente a qualidade de seus serviços

O WhatsApp se tornou um aliado de grande importância para os esforços de atendimento da sua empresa como canal de contato com o cliente.

E com o módulo da NeoAssist sua empresa terá uma visão muito mais ampla de sua base, que garantirá um relacionamento ainda mais efetivo e satisfatório com cada cliente. 

Não se esqueça de que somos uma plataforma de atendimento omnichannel! Portanto, além dos históricos unificados de cada consumidor, seus canais de atendimento serão integrados na mesma ferramenta.

Então faça como a NeoAssist e coloque o consumidor como prioridade! Ao investir em bons serviços, você conquistará não apenas o cliente, mas também ótimos resultados.

Canais de Atendimento: quais disponibilizar?
Posts relacionados

Deixe um comentário