WhatsApp Business x WhatsApp Enterprise API: qual escolher | NeoAssist WhatsApp Business x WhatsApp Enterprise API: qual escolher | NeoAssist

WhatsApp Business x WhatsApp Enterprise: entenda a diferença e qual é o melhor para sua empresa

5 minutos para ler

Completando seus 12 anos de existência em 2021, o Whatsapp segue alcançando marcas incríveis. Apesar das mudanças que foram feitas na sua Política de Privacidade, a rede social de comunicação segue conquistando novos clientes. Com o sucesso, seus desdobramentos chegaram a opções da ferramenta em versões empresariais, como o WhatsApp Enterprise e o WhatsApp Business. 

Essas versões surgiram a partir do desejo do público em se comunicar com as empresas de uma forma ainda mais objetiva e que estivesse inserida no seu dia a dia. Já para as empresas, que também se viram nesse cenário, passaram a ver a ferramenta como uma ótima opção de atendimento. Neste artigo você vai conferir:

  • O que é o WhatsApp e porque ele é importante no atendimento ao cliente.
  • O que é o WhatsApp Business
  • Como funciona o WhatsApp Enterprise
  • Qual o melhor pra minha empresa? 

O que é o WhatsApp e porque ele é importante no atendimento ao cliente

O WhatsApp é o aplicativo mais popular no mundo. Em 2019, ele superou o gigante Facebook em relação ao número de usuários ativos. Hoje o app de mensagens instantâneas possui mais de 2 bilhões de usuários e está disponível em 180 países e em 60 idiomas diferentes. 

No Brasil, o WhatsApp está nos celulares de mais de 120 milhões de pessoas. Sua popularidade é enorme, já que segundo a pesquisa da Panorama Mobile Time/Opinion Box realizada em 2020, ele está presente em 99% dos celulares brasileiros, enquanto o segundo colocado, o Facebook Messenger, está em apenas 79%. 

WhatsApp Business x WhatsApp Enterprise API: qual escolher | NeoAssist

Contar com o WhatsApp como um dos canais de atendimento da sua empresa, pode te proporcionar uma comunicação menos burocrática com o seu cliente. No Brasil, 59% das pessoas assumem que o aplicativo está na sua tela inicial, ou seja, entre os app mais utilizados no dia a dia, além de outros 98% dos usuários que utilizam a plataforma todos os dias. Fazer com que sua empresa tenha um atendimento rápido e fácil é algo muito bem visto aos olhos do cliente, por isso, o WhatsApp pode ser uma ótima opção. 

O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é um aplicativo desenvolvido para ajudar empresas de pequeno e médio porte a aprimorar a comunicação com seus clientes. Já são mais de 5 milhões de empresas que utilizam essa versão no Brasil. Segundo o SEBRAE, ele está presente em 72% das pequenas e médias empresas. 

Veja mais: WhatsApp comercial banido: como evitar e o que fazer se isso acontecer

O maior objetivo dessa ferramenta é estreitar o relacionamento entre empresa e cliente. Ele permite também a criação de uma loja dentro do aplicativo, com catálogos e outros contatos para centralizar todo relacionamento dentro da ferramenta. Além disso, para usar o tipo Business, não existe nenhum custo adicional, você pode fazer o seu download e utilização 100% gratuita. 

O que é o WhatsApp Enterprise ou Whatsapp Business API?

A opção Enterprise também é conhecida como Whatsapp Business API e pode ser considerada como uma evolução do modelo Business. O formato Enterprise foi desenvolvido para médias e grandes empresas, sua estrutura é via API e necessita de um player para integração. Por aqui, diferente do modelo Business, ele cumpre sua única missão de agente de relacionamento e só possibilita a troca de mensagens. 

O termo API é uma sigla vinda do inglês Application Programming Interface. A API faz uma integração ágil e segura entre sistemas que possuem linguagens totalmente distintas. Ela permite, por exemplo, que o WhatsApp possa enviar e receber informações de sistemas diversos como softwares de gestão, CRMs, chatbots, softwares de automação, etc. 

Veja mais: Atendimento nas redes sociais: como a NeoAssist pode te ajudar?

No modelo Enterprise existe também um conjunto de regras que se assemelham muito com as que encontramos no modelo for Business, como, por exemplo, a proibição de mensagens spam. Por outro lado, algo que se diferencia entre as versões são os custos. Para utilizar o modelo Enterprise existe um valor cobrado em cima da quantidade de interações feitas com o cliente, isto é, o valor final vai depender da forma com que a sua empresa utiliza o aplicativo. 

Qual o melhor pra minha empresa? 

Com isso, a pergunta que fica é “Qual devo utilizar na minha empresa?”. Apesar de ter objetivos parecidos, as ferramentas possuem estruturas e formas de atuação diferentes. Se você tem uma pequena ou média empresa é possível que a ferramenta Business seja suficiente, já que ela é uma opção gratuita e que permite a sua empresa oferecer um contato ágil mas sem perder o foco empresarial. 

Já se a sua empresa for um pouco maior e com mais demandas, é indicado que você utilize o modelo Enterprise. Isso porque ele oferece mais conforto ao seu negócio por conta da API. Outra dica é utilizar junto com a versão Enterprise uma ferramenta omnichannel que unifique todos os outros canais de atendimento. A NeoAssist, por exemplo, faz essa integração de forma simples e descomplicada. 

Com os pontos abordados neste texto já é possível que você encontre a melhor opção para utilizar na sua empresa e aumentar significativamente o nível de satisfação do seu cliente.

Tecnologia para atendimento ao cliente
Posts relacionados

Deixe um comentário