Blog
Voltar
Compartilhe

Videoconferência: qual a sua importância no atendimento ao cliente?

Tecnologia e Inovação
calendar 18.6.2020

O cenário de suporte ao cliente sofreu grandes alterações ao longo dos anos. E essas mudanças estão diretamente relacionadas às inovações tecnológicas e aos novos hábitos do consumidor. Confira agora qual a importância da videoconferência como canal de atendimento e como sua empresa deve encarar essa tecnologia.

Por que acompanhar a tecnologia é tão importante?

Videoconferência & vídeo chat

Podemos afirmar que uma empresa que não acompanha as novas tecnologias, com certeza, fica para trás da concorrência. Principalmente, quando o assunto é atendimento e relacionamento com o cliente

Você sabe por que? É simples! 

O perfil do cliente mudou. Hoje, muito mais conectado e exigente, ele espera por serviços cada vez mais eficazes e que satisfaçam suas necessidades. Desse modo, as empresas devem estar preparadas para oferecer tudo aquilo que o consumidor espera. E isso também quer dizer disponibilizar os canais de atendimento corretos a ele.

Assim chegamos aos serviços digitais e, em especial, à videoconferência. Também chamado de vídeo chat, esse módulo de atendimento é visto como um poderoso instrumento para as marcas. Ainda mais quando analisamos cenários como a pandemia do Covid-19 e a sua quarentena.

Isso porque, entre os benefícios da videoconferência, podemos citar a possibilidade de aproximar as interações entre empresas e clientes. Tudo isso em tempo real, através de uma comunicação rápida e eficaz. 

Assim, apesar do atendimento físico dar lugar aos serviços online, as empresas que possuíam o vídeo chat conseguiram manter uma interação – ainda assim – mais próxima do cliente. Então, mesmo de longe, esse canal ainda permite o contato “olho no olho”. Como consequência, ele é capaz de aumentar não só a boa experiência do cliente, mas também os bons resultados de seu negócio.

Portanto, a videoconferência já se tornou uma ótima opção para as centrais de atendimento. E se você ainda não pensa em incluí-la em sua operação, é bom reconsiderar essa ideia.

Como a videoconferência pode melhorar a experiência do cliente?

Como falamos, os clientes já esperam que as marcas correspondam às suas expectativas. E já sabemos que uma delas está diretamente relacionada a um atendimento mais humanizado e assertivo. 

Dessa maneira, o vídeo chat pode representar uma boa vantagem em relação a outros módulos de suporte. Por se tratar de um canal que utiliza recursos de áudio e vídeo, ele é capaz de oferecer um contato mais personalizado e efetivo ao cliente. 

Assim, é possível que a operação observe a linguagem corporal de seu público e se adapte a ela. Logo, quanto mais informações geradas, maior será a assertividade do atendimento. 

Além disso, ao se sentir mais próximo de sua empresa, o consumidor poderá aumentar a confiança em seus serviços. E esse fator ampliará consideravelmente as chances de ele fechar mais negócios com você.

Vale ressaltar que aplicativos como o WhatsApp, apesar de ter a opção de conversa por vídeo, não têm todos os recursos necessários de um canal de videoconferência. Podemos citar como exemplo a impossibilidade do compartilhamento de telas – uma das ações mais úteis no vídeo chat.

Portanto, para desfrutar de todos os benefícios da videoconferência, é fundamental incluí-la como um canal em sua plataforma. Como resultado, você atenderá não só as necessidades de sua operação, mas também do cliente.

Atendimento ao cliente

O que a videoconferência traz de novo às empresas?

Depois de falarmos sobre a importância do vídeo chat como canal de atendimento, pensaremos agora em seus atributos. Você sabe o que faz da videoconferência um canal tão relevante para as empresas? 

Confira seus principais recursos:

  • Interface amigável;
  • Possibilidade de compartilhar telas e arquivos;
  • Facilidade de uso;
  • Acessibilidade em diversas plataformas;
  • Atendimento mais inclusivo ao cliente;
  • Gravação dos atendimentos.

Desse modo, quando o assunto é relacionamento e fidelização de clientes, esses fatores se tornam extremamente importantes em uma operação. A começar por uma interface amigável e fácil de usar. O cliente não quer ter dificuldades ao entrar em contato com as marcas. Lembre-se de que ele já pode ter um problema. E, por isso, não espera se deparar com novos obstáculos.

Além disso, a acessibilidade em diversas plataformas oferece um serviço muito mais prático ao consumidor. Sabemos que ele já espera escolher por onde e como deseja se comunicar. Então, seja através do celular ou de seu computador, esse cliente pode iniciar um chamado por videoconferência, sem maiores problemas.

Vídeo chat

Por fim, o vídeo chat tem a enorme vantagem do compartilhamento de telas e arquivos. Desse modo, é possível exibir produtos em tempo real, mostrar o passo a passo de alguns processos e atualizar as informações do cliente através do envio de fotos, por exemplo.

Não se esqueça de treinar seus colaboradores

Para tudo sair conforme o planejado, é preciso que sua central esteja realmente preparada para lidar com qualquer situação. Dessa maneira, é indispensável treinar os operadores e estabelecer um padrão de atendimento em sua empresa.

Então, acompanhe de perto sua operação e ofereça treinamentos recorrentes aos colaboradores. Uma boa vantagem da videoconferência é a possibilidade de gravar cada atendimento. Assim, eles podem ser usados para exemplificar possíveis situações e preparar os operadores para problemas mais recorrentes.

Não se esqueça de pensar no ambiente que está acontecendo o atendimento, ok? Desse modo, além de bons equipamentos – como headset e internet – o cenário do colaborador deve ser neutro e organizado, além de possuir baixos índices de ruído. Ao final, tudo isso contribuirá para aumentar a produtividade do time e, também, a credibilidade de sua marca.

Videoconferência e NeoAssist: aumente a qualidade de seu atendimento

Como falamos no decorrer deste artigo, o vídeo chat é um canal que já se tornou importantíssimo para as empresas. Por isso, ele é uma das opções oferecidas pela ferramenta da NeoAssist. E, como um de nossos principais objetivos é melhorar o atendimento ao cliente, não poderíamos deixar de disponibilizar esse serviço. 

Assim, através de nosso vídeo chat, as interações entre empresa e consumidor se tornam muito mais práticas e fluidas. Isso porque é muito mais fácil explicar um problema quando o contato é feito através de uma conversa por vídeo, certo?

Além disso, por se tratar de uma plataforma omnichannel, a NeoAssist oferece uma experiência completa ao cliente. Além de possuir o histórico unificado de toda a sua base, ela também integra todos os canais de atendimento na ferramenta. Então, mesmo que o consumidor abra um chamado por outro módulo, ele poderá mudar de canal, sem nenhuma barreira.

Então, se você ainda não disponibiliza a opção de videoconferência aos clientes, repense suas estratégias. Faça como a NeoAssist e coloque o cliente sempre em primeiro plano! Ao final, você, com certeza, verá os efeitos dessa prática não só na satisfação do cliente, mas também nos resultados de sua empresa.

Canais de Atendimento: quais disponibilizar?

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!