módulo de videochat módulo de videochat

Vídeo chat aproxima operadores dos clientes e garante um atendimento mais personalizado

5 minutos para ler

O vídeo chat é um módulo de atendimento que utiliza as ferramentas de áudio e vídeo para realizar a comunicação entre a empresa e os seus clientes. Ele é muito útil pois garante um atendimento mais personalizado e humanizado, visto que a troca é maior quando há uma relação de identificação ao saber que existe um ser humano do outro lado. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Accenture, 48% dos consumidores esperam ter um atendimento especial por ser um bom cliente. E, um estudo realizado pela Microsoft, mostra que as pessoas desejam ser tratadas como únicas.

Além disso, o vídeo chat também tem sido muito utilizado em áreas fora das empresas como por exemplo nas redes sociais, em aplicativos de mensagem, e até em aplicativos de paquera

A grande adesão do vídeo chat nos faz perceber a importância desta ferramenta, ainda mais quando paramos para pensar em um cenário pandêmico. O módulo de vídeo faz com que os indivíduos consigam resolver os seus problemas e ainda tenha alguém para conversar. 

Mas afinal, como o vídeo chat pode tornar o atendimento mais personalizado?

O vídeo chat permite que os operadores realizem conversas de vídeo e áudio em tempo real com os seus consumidores, permitindo que eles tirem dúvidas, interajam e se aproximem.

O atendimento via vídeo permite que haja uma maior agilidade na interação, pois o cliente passa menos tempo digitando e tendo que corrigir possíveis falhas na comunicação.

Além disso, como mencionamos anteriormente, os atendimentos feitos via chamada de vídeo aproximam o cliente do operador. Fazendo com que eles tenham uma maior interação e estreitem as chances de fidelizar o cliente. 

O vídeo chat pode trazer mais resultado se usado junto com outros módulos 

Para empresas que estão em busca de um atendimento mais integrado, uma boa opção são as plataformas omnichannel, isso porque elas são capazes de unir diversos canais em um só espaço.

Através da plataforma omnichannel da NeoAssist é possível realizar a transição de canais, visualizar a linha do tempo de cada cliente e entender como ele se comporta ao longo de toda a sua jornada e tudo isso ajuda muito na hora de personalizar o seu atendimento.

Além do mais, também é possível realizar uma segmentação contextualizada de seus atendimentos, através do direcionamento para operadores de acordo com a demanda, nível hierárquico, grau de urgência e muito mais. Um outro ponto forte desse tipo de plataforma são as métricas e relatórios que te permitem ter uma visão geral de tudo o que acontece na jornada de seu cliente. 

Confira algumas dicas para se aproximar dos seus clientes utilizando o vídeo chat

Utilize o vídeo chat para se manter próximo 

O vídeo chat é um ótimo módulo para se manter próximo de seus clientes, visto que ele permite que você utilize vídeo e áudio para se comunicar. No entanto, para que a interação ocorra da melhor forma possível, é necessário que o operador siga em seu atendimento os valores passados por sua empresa para criar uma relação verdadeira com a pessoa que está do outro lado. Pois, não adianta o cliente ser bem atendido via vídeo chat e ser tratado com indiferença em outras plataformas disponibilizadas pela empresa.

Uma grande dica para atender melhor em vídeo chat é contar com um bom roteiro de atendimento que deve ser construído em conjunto com os operadores para que eles saibam lidar com imprevistos.

Tenha um ambiente tranquilo e um serviço de qualidade 

Um outro ponto muito importante quando se trata de vídeo chat é ter um ambiente tranquilo, neutro, sem ruídos e organizado para atender a pessoa que está do outro lado. Isso ajuda a criar um atendimento memorável e uma boa impressão no cliente.

O atendimento via vídeo chat precisa transmitir o melhor lado da sua empresa. Então, conte também com uma boa rede de internet para que não haja falhas na comunicação durante o atendimento. Vale lembrar que esse módulo tem como objetivo ser mais fluído e de compreensão rápida, sendo mais dinâmico que o chat, por exemplo. Então, não deixe que falhas de conexão ou um ambiente desorganizado estremeça a sua relação com o cliente. 

Conte com uma plataforma omnichannel 

Como mencionamos acima, ter uma plataforma omnichannel faz toda a diferença para o seu atendimento.  Ela possibilita que qualquer atendimento seja realizado pelo canal de preferência do cliente.

Porém, não se esqueça: é preciso realizar um treinamento com toda a equipe para que eles consigam lidar bem com a integração e ter um padrão de atendimento em todos os canais. 

Para fidelizar um cliente é preciso uma experiência completa 

Como já falamos em alguns textos aqui no Blog da NeoAssist, vivemos a era da hiperpersonalização. O novo perfil de consumidor, o 5.0, exige que as suas experiências sejam únicas e marcantes. 

Para que isso aconteça, eles buscam empresas que atendam a todas as suas necessidades do começo ao fim de sua jornada. Por isso, é preciso investir em um atendimento de qualidade e integrado, além de também incentivar os seus funcionários para que eles entreguem bons resultados, afinal, uma equipe motivada faz o trabalho com mais dedicação. 

Como levar seu atendimento ao Omnichannel
Posts relacionados

Deixe um comentário