Blog
Voltar
Compartilhe

Transformação digital: veja os impactos no atendimento

Tecnologia e Inovação
calendar 14.8.2018

Um dos conceitos mais discutidos nos últimos anos é o de transformação digital. Não é para menos, afinal, esse é um processo fundamental para o presente e, certamente, para o futuro das empresas. Uma das características desse fenômeno é que ele não fica localizado apenas em um setor do negócio, mas é algo que alcança e impacta todos os departamentos e serviços.

No caso do atendimento ao cliente, a integração com o digital muda drasticamente a forma de se relacionar com o público, de resolver problemas e de gerar satisfação. Se você ainda não vivencia os benefícios desses avanços, esse é um bom momento para reavaliar sua estratégia.

Neste texto, você vai descobrir o que é transformação digital e vai entender como o serviço de atendimento ao consumidor pode ser beneficiado com a digitalização de processos. Continue a leitura e confira!

A verdadeira transformação digital nas empresas

A verdadeira transformação digital nas empresas

Podemos entender a transformação digital como um movimento de adequação das empresas ao momento atual da sociedade. As últimas décadas trouxeram um desenvolvimento acelerado de tecnologias que agora podem ser incorporadas à dinâmica dos negócios. Assim, instituições podem acompanhar os novos comportamentos, padrões de consumo e preferências do público.

A chamada indústria 4.0 é marcada pela adesão à internet das coisas, inteligência artificial, automação, computação em nuvem e uso de Big Data. São inovações que contribuem para a otimização dos processos empresariais e aceleram o ritmo da atuação.

No entanto, é importante desmistificar a ideia de que a transformação digital nas empresas está ligada apenas à implementação de novas tecnologias. Esse conceito envolve principalmente uma mudança de mindset nas culturas corporativas e nos profissionais.

Isso significa que é preciso adequar também a forma de enxergar as ferramentas digitais, passando a vê-las como aliadas do desenvolvimento e facilitadoras no alcance dos objetivos. Apenas com essa perspectiva as equipes conseguem extrair o máximo potencial dos recursos e implementar estratégias realmente efetivas.

Os impactos da transformação digital no atendimento

Uma empresa que já aderiu à transformação digital pode experimentar muitos benefícios no atendimento ao cliente. Além de ferramentas inovadoras, a forma de fazer a gestão e de enxergar as necessidades do consumidor também muda. Veja a seguir alguns impactos de ter um setor de SAC digitalizado.  

Melhor relacionamento com as novas gerações 

O perfil do consumidor mudou nos últimos anos e hoje muito do poder de compra está nas mãos das gerações Y e Z, formada por indivíduos nascidos após os anos 1980. Essas pessoas cresceram em um contexto de maior acesso à informação e à tecnologia, são mais exigentes com as marcas e vivem em busca de experiências diferenciadas.

É claro que, para se relacionar com essas novas gerações, uma marca não pode “parar no tempo”. É necessário mostrar um alinhamento tecnológico e cultural para gerar encantamento.

A transformação digital não apenas ajuda a empresa a compreender esses novos clientes, mas a acompanhar as mudanças que ainda virão no mercado. Isso porque a mentalidade passa a ser de constante evolução, atualizando os processos à medida que a sociedade muda.

Otimização dos processos de atendimento

São muitos os recursos que o atendimento pode ter com a digitalização. Podemos citar a plataforma omnichannel que integra, por exemplo, os canais de contato, os assistentes virtuais que usam inteligência artificial para comunicação e as ligações telefônicas redirecionadas para um servidor em nuvem.

Transformação digital & plataforma omnichannel

As atividades já tradicionais do SAC são repaginadas com a transformação digital. Elas passam a ser realizadas em interfaces mais intuitivas e inteligentes, o que facilita o trabalho dos operadores. Os sistemas integrados trazem mais rapidez no acesso às informações e, com isso, a resolução de problemas é mais ágil.

Com essa otimização dos processos, a gestão tem liberdade para pensar menos na parte técnica e mais na parte estratégica do atendimento. Assim, ela consegue fazer análises melhores, ter um fluxo com menos ruído, preencher lacunas e humanizar a relação com o público.

Gera economia para o setor

Não podemos deixar de falar da economia como resultado da transformação digital nas empresas. Quando pensamos em implementar novas tecnologias, muitos imaginam os gastos dessas mudanças. No entanto, é essencial ter uma visão de médio e longo prazo.

Um negócio que não aposta em automação, inteligência artificial e ferramentas atuais vai precisar manter equipes cada vez maiores se quiser crescer. Esses profissionais ficam focados apenas em tarefas repetitivas e não têm tempo para pensar em melhores experiências para o consumidor.

Se gasta mais tempo para alcançar menos resultados e logo esse ciclo se torna insustentável. Além disso, a empresa vai perdendo valor de mercado enquanto concorrentes se atualizam. Percebe como é importante repensar esse tema?

Garante melhores experiências para o consumidor

Todo o trabalho do atendimento é orientado para o consumidor e certamente um cenário de transformação digital contribui para maior sucesso nessa área. O motivo é que o uso de dados é um dos pilares das novas ferramentas digitais. Elas coletam, armazenam e organizam uma quantidade de informações que passa a abastecer todo o sistema de gestão.

Os dados são fundamentais para ampliar o entendimento do perfil dos clientes, suas expectativas e opiniões sobre a marca. Os indicadores e relatórios são ainda mais valiosos na tomada de decisão, conduzindo ações mais eficazes para melhorar a experiência dos consumidores e gerar mais satisfação.

Quer mais dicas de sobre experiência do cliente? Então assista ao vídeo a seguir:

Transformação digital: não deixe para depois!

A transformação digital nas empresas não deve ser um assunto para amanhã. As melhores organizações já estão integrando as tendências desse novo momento e aproveitando os benefícios.

No setor de atendimento, é fundamental adotar o mindset digital e as ferramentas certas pode elevar o nível de serviço prestado e produzir relacionamentos mais frutíferos com seus clientes. Gostou deste artigo? Você pode ficar por dentro de outros conteúdos como este se seguir nossa página no Facebook. Esperamos você lá.

Acesse nossos materiais educativos

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!