Blog
Voltar
Compartilhe

Top 5 tendências para manter um ROI saudável

Jornada do cliente e comportamento do consumidor
calendar 21.3.2023

ROI saudável é tema de grande parte das reuniões de gestão da maioria das empresas.

E nem deve ser diferente já que de fato é um tema de grande relevância.

O que seria ROI saudável?

ROI é a sigla em inglês para Return on Investment e que traduzido para o português é Retorno sobre investimento. Ele é um indicador que tem como objetivo mostrar se os investimentos de uma empresa estão trazendo retornos.

Normalmente o ROI é calculado da seguinte forma: divida o valor que você ganhou com um investimento – geralmente chamado de lucro líquido – pelo custo do investimento e multiplique por 100.

O resultado dessa fórmula trará em porcentagem um valor que pode ser positivo ou negativo. De forma bem simples, quando o resultado é positivo podemos considerar um ROI saudável. Não há um número exato que determine um ROI saudável, pois varia de acordo com a indústria, o tamanho do investimento, o tempo de retorno esperado e outros fatores. 

Obviamente que existem diversas questões e nuances para além dessa definição simples, e para os mais diferentes tipos de mercados. Fazer a análise e cálculos de forma minuciosa, e considerando essas nuances, é essencial.

É importante salientar que um ROI saudável também deve ser avaliado em conjunto com outros indicadores financeiros, como lucro líquido, fluxo de caixa,margem de lucro e outros. Um ROI alto nem sempre é sinal de sucesso financeiro, pois é essencial que outros fatores financeiros estejam também em equilíbrio.

Quais tendências seguir?

Visando então um ROI saudável, buscamos trazer e analisar 5 tendências em diferentes áreas que nos dias atuais devem ser observadas e acompanhadas com atenção.

São elas:

  1. Tecnologia

O avanço tecnológico é literalmente palpável e em evolução constante. Diante disso  é essencial acompanhar as tendências garantindo assim que sua empresa esteja utilizando as ferramentas mais eficientes e econômicas. 

Isso pode incluir o uso de ferramentas como chatbot, telefonia na nuvem que propiciam automação de processos, análise de dados e outras soluções que melhoram a eficiência e a produtividade da sua empresa trazendo melhores resultados.

  1. Marketing digital

Essa área do marketing é das que está em maior crescimento e expansão nos últimos anos e assim como  a tecnologia tem tido um avanço rápido.

Estar atento às tendências nessa área e as transformações que ocorrem com grande rapidez é essencial para manter os bons resultados e por consequência um ROI saudável. 

Utilizar de forma estratégica ferramentas como publicidade online, SEO, mídias sociais, e-mail marketing e outras áreas do marketing digital não é mais considerado um diferencial e sim uma necessidade.

  1. Sustentabilidade

A sustentabilidade é uma tendência cada vez mais importante dentro da sociedade. 

As empresas que adotam práticas sustentáveis além de colaborarem de forma efetiva com o meio ambiente e com a sociedade em que vivem, reduzem custos e possibilitam o aumento de receita. Isso devido ao fato de demonstrarem para seus consumidores valores que estão alinhados com os deles. 

Isso tudo colabora positivamente para um ROI mais saudável.

  1. Experiência do cliente

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, e buscando experiências com empresas que de fato se preocupem com o bom relacionamento entre eles.

Cada vez mais essa experiência reflete na fidelização do cliente e isso traz diversos benefícios para as empresas, incluindo melhores resultados financeiros.

Focar na experiência do cliente traz benefícios para todos.

sugestão de imagem 2- atendimento omnichannel

  1. Omnicanalidade 

Podemos dizer que essa é uma das grandes tendências dos últimos tempos. A omnicanalidade é mais do que só a integração de todos os canais de atendimento. É a forma agregada como a empresa se relaciona com os clientes por meio de soluções omnichannel.

Como uma solução omnichannel colabora com o ROI?

Uma solução omnichannel pode colaborar de forma bastante significativa com o ROI de uma empresa. E por isso inclusive, que é uma das tendências citada neste artigo. 

Dentre as maneiras que essa colaboração ocorre vamos citar algumas que são consideradas as principais:

Melhora da experiência do cliente

Ao fornecer uma boa experiência em todos os pontos de contato, os clientes ficam mais satisfeitos e mais propensos a comprar novamente e indicar para outras pessoas. Isso faz com que o cliente seja fidelizado e, consequentemente, os resultados da empresa crescem.

Aumento da eficiência operacional

Uma solução omnichannel pode ajudar a otimizar os processos nas mais diversas áreas, o que tende a trazer reduções significativas de custos juntamente com um melhor aproveitamento dos recursos tanto financeiros, quanto humanos da empresa.

Melhora da relação com o cliente

Por meio das informações obtidas por meio dos diferentes canais a empresa consegue coletar dados importantes sobre os clientes e sua jornada. Com essas informações é possível criar comunicações mais assertivas, produtos que vão de encontro com a necessidade deles, entre outras ações.

Isso leva a uma maior taxa de conversão, aumento de ticket médio e outras vantagens que fazem diferença no resultado final da empresa.

Quer conhecer uma solução omnichannel que vai mudar a forma como sua empresa se relaciona com seus clientes? Acesse o site da NeoAssist e se surpreenda.

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!