Blog
Voltar
Compartilhe

Tendências inovadoras para o seu negócio em 2023: como aprimorar o atendimento com os seus clientes

Tecnologia e Inovação
calendar 23.1.2023

Com o avanço da tecnologia e a mudança no comportamento e relacionamento entre consumidor e empresa, intensificou-se a necessidade de entender quais tendências impactam diretamente o seu negócio.

Pensando nisso, trouxemos este conteúdo para falar sobre algumas das tendências inovadoras que são esperadas para 2023 e como elas impactam diretamente a operação de atendimento ao cliente da sua empresa.

Tendências esperadas para 2023

Inteligência Artificial

Se antes a Inteligência Artificial (IA) já era muito falada nas mídias, este ano ela se tornará realidade nas organizações.

A IA, nada mais é do que um avanço tecnológico que permite que sistemas simulem uma inteligência similar à humana — indo além da programação de ordens específicas para tomar decisões de forma autônoma. 

Esta Inteligência Artificial permitirá que qualquer empresa aproveite seu poder para criar produtos e serviços mais inteligentes e personalizados para o seu público.

Phygital (Físico + Digital)

Hoje já é possível perceber uma ponte emergente entre os mundos físico e digital, e essa tendência continuará crescendo ainda no ano de 2023.

Também conhecido como Phygital, esta tendência já está muito próxima do cotidiano quando pensamos nos aplicativos de lojas físicas que auxiliam na hora do pagamento ou compras online que podem ser retiradas fisicamente. E este tipo de interação só tende a crescer.

Robôs mais humanos

Em 2023, os robôs se tornarão ainda mais parecidos com os humanos – em aparência e capacidade. Esses tipos de robôs serão usados ​​no mundo real como recepcionistas de eventos, bartenders, concierges e acompanhantes de idosos.

Além do uso de robôs no mundo físico, a utilização de robôs em canais de atendimento como Facebook, Chat e WhatsApp também será uma tendência para ter mais eficiência nas demandas do dia a dia.

Dicas para aprimorar o atendimento ao cliente da sua empresa

Agora que entendemos quais tendências estão por vir neste novo ano, anote aí algumas dicas que separamos para aperfeiçoar a operação de atendimento ao cliente da sua empresa com base no que já conversamos.

Continue neste conteúdo para acompanhar as dicas abaixo.

Automatize seus processos

Provavelmente você já ouviu falar sobre automatização, esse termo se refere ao processo de utilização da tecnologia para auxiliar o trabalho humano em processos repetitivos e esta é mais do que uma tendência para os próximos anos.

Então, por exemplo, a sua empresa possui uma área de atendimento ao cliente para atender os consumidores da sua empresa através do canal WhatsApp Business de forma manual.

Esta equipe possui diariamente demandas recorrentes como gerar segunda via de boletos, auxiliar clientes em recuperação de senha e outras atividades consideradas simples.

Investindo em um bot para whatsapp a sua empresa conseguiria otimizar todo o time de operação para receber os chamados somente se necessário a intervenção de um humano.

Pensando nisso, pensar em tecnologias que possam otimizar processos é de extrema importante para alavancar seu negócio e principalmente gerar a melhor experiência para o seu consumidor.

Acompanhe as métricas

Empresas que não se orientam a partir das métricas e indicadores, já estão atrás no mercado e o uso de dados para tomadas de decisões com certeza será uma grande estratégia para empresas que querem crescer ainda mais no futuro.

A utilização de algoritmos matemáticos para auxiliar na tomada de decisão das empresas é essencial para conduzir decisões ou, ainda, atuar na automação de processos para diferenciação competitiva no mercado.

Com essa compreensão, da importância no uso de dados, é possível saber com mais precisão o perfil do seu público e criar produtos e/ou serviços personalizados, olhando para a necessidade de cada cliente.

Experiências hiperpersonalizadas

O novo perfil de consumidor tem como principal característica a hiper conexão com a internet, a necessidade de ser atendido 24h durante os 7 dias da semana, bem como ter uma experiência que realmente impacte positivamente na sua jornada através da hiper personalização. Mas você deve estar se perguntando: como consigo gerar uma experiência hiperpersonalizada para meu cliente?

Como falamos anteriormente, os dados são um grande aliado neste momento, pois contra dados, não há argumentos. Através dessas informações coletadas ao longo de anos, a sua empresa conseguirá entender o cliente em todo o seu trajeto de relacionamento.

O futuro é omnichannel

Segundo a matéria da Exame, para Samuel Ferreira, CEO da empresa especializada em soluções de meios de pagamentos, a busca de empresas por uma “experiência omnichannel” vai continuar alta em 2023.

Na suas palavras: “O varejista brasileiro precisa disponibilizar canais digitais como parte de sua estratégia de negócios, trazendo uma experiência omnichannel. Com tantas facilidades digitais hoje, o público tende a deixar antigos hábitos de lado, para aderir a soluções mais práticas, inovadoras e, sobretudo, seguras”.

Ser omnichannel é fundamental se a sua empresa quer ter uma cultura centrada no consumidor e quer apostar na melhor experiência de atendimento e relacionamento com a sua marca.

Traga inovação na forma de se comunicar com seu cliente

Se você quer sair na frente e ter um diferencial competitivo no mercado, invista no processo de comunicação entre sua empresa e o cliente através do sistema de atendimento omnichannel da NeoAssist, uma plataforma que ajuda você a se conectar verdadeiramente com seu cliente em todos os momentos da sua jornada de relacionamento.

Tenha uma visão 360º do seu cliente, além de um histórico integrado de todas as interações que seu consumidor teve com a sua empresa, independentemente do canal que foi utilizado para o chamado, pois dessa forma, você conseguirá tomar decisões assertivas baseado em dados.
Agende uma demonstração e entenda como funciona, na prática, uma solução omnichannel de atendimento ao cliente conversando com um de nossos especialistas!

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!