Blog
Voltar
Compartilhe

Tendências 2023 para melhorar o relacionamento e experiência do cliente 

Tecnologia e Inovação
calendar 18.1.2023

Todas as pesquisas que tratam sobre as tendências 2023 para os negócios falam, de uma forma ou de outra, sobre relacionamento e experiência do cliente. 

De acordo com Elcio Santos, CEO da Always On Ciência, 2023 será o ano da experiência do cliente (Costumer Experience). Neste ano, se o cliente ainda não é o foco do seu negócio, você vai ficar para trás.   

O que é Costumer Experience (CX)?  

Podemos defini-la como a jornada de um cliente com uma empresa ou serviço, mas também como as ações que são, estrategicamente, criadas e desenvolvidas, colocando o cliente como o foco.    

A jornada do cliente envolve todos os pontos de contato dele com a empresa no antes, durante e depois da venda. E a experiência dele se relaciona com as sensações, emoções e percepções durante essa jornada.   

E, para entregar uma Costumer Experience (CX) digna de fazer seus clientes se transformarem em fãs de sua marca, é preciso que a cultura empresarial, o propósito da marca e, por consequência, as ações se conectem.    

A experiência do cliente deve ser pensada exatamente como uma imersão do mesmo no mundo e valores da empresa. E essa imersão acontece a todo tempo e visando uma relação de consumo de qualidade e manter a fidelidade do cliente.   

Quais tendências seguir para melhorar o relacionamento e a experiência com o cliente?

Uma pesquisa da Qualtrics XM Institute traz a informação de que 89% das empresas que têm como foco a CX desempenham melhor financeiramente em comparação com seus concorrentes. 

Portanto, se o foco é o cliente, para melhorar o relacionamento e experiência, além de ter um amplo e real conhecimento sobre o seu negócio, é preciso conhecer o seu cliente. 

Separamos algumas tendências para serem analisadas e colocadas em prática o quanto antes, para ainda em 2023 obter melhores resultados. 

  1. Conheça o seu cliente   

Conhecer o cliente pode parecer óbvio, mas muitas vezes o óbvio não é nem feito e, muito menos, bem feito.  

Muitas são as formas de obter conhecimento sobre o cliente. Cada tipo de negócio pode, e deve, utilizar as ferramentas que mais lhe cabem, contanto que as informações obtidas tragam um conhecimento aprofundado do cliente, baseado em dados demográficos e psicográficos. 

Quando se conhece aquele que compra de você, o seu negócio é mais assertivo.   

  1. Conheça a jornada do seu cliente   

Busque formas de conhecer, analisar e obter dados sobre a jornada do cliente com a sua empresa. Como ele chegou até você, qual produto ou serviço adquiriu, quanto tempo levou no processo, qual o feedback sobre o processo de compra, o produto e o atendimento.  

Acredite que a análise e acompanhamento dessa jornada trará insights significativos para o seu negócio.   

Saiba Mais: A importância da tecnologia na gestão da Jornada do Cliente 

  1. Aprenda a ouvir o seu cliente  

Ouça o que o cliente tem a te dizer, com ouvidos bem abertos e sem julgamentos. Disponibilize canais de escuta que sejam, de fato, efetivos. 

Qualquer tipo de feedback, seja ele negativo ou positivo, deve ser enxergado como aprendizado e ponto de partida para possíveis mudanças. O cliente que gasta seu tempo dando sua opinião é alguém que vale ser ouvido e, mais que isso, um cliente que vale ser fidelizado.   

A escuta efetiva do cliente também é uma poderosa máquina de insights.   

  1. Personalize   

Personalização pode ser considerada, atualmente, como um dos principais ativos de um negócio. 

Pesquisas mostram que 99% dos consumidores afirmam que gastariam mais com empresas que personalizam a experiência de atendimento. 

Interpretando bem todos os dados adquiridos com o seu cliente, personalizar a experiência acaba sendo um processo acessível e que traz, como já citado, bons resultados para os negócios. 

Os clientes atuais buscam empresas e serviços que saibam quem eles são e, mais do que isso, o que eles querem. Como demonstram as pesquisas, a personalização leva à fidelização.   

  1. Saiba entregar valor   

Não é se fantasiar de algo que não é. Não é criar uma experiência que não existe para o cliente, para vender algo que não é de fato o que se diz.   

É entender o valor do serviço ou produto que vende e demonstrá-lo de forma verdadeira.  

Assim, aqueles que de fato se identificam e possuem os mesmos valores, se conectam com sua empresa. 

A experiência do cliente deve ser criada baseada em dados e fatos reais.   

Conhece as soluções da Neoassist?   

A Neoassist é a solução que você procura para colocar essas tendências em prática.   

Não à toa, nosso slogan é: Solução omnichannel para otimizar o atendimento da sua empresa e melhorar o relacionamento com seu cliente.   

Com a Neoassist você possui uma visão 360º do cliente por meio de histórico unificado, linha do tempo de interações e integração entre módulos e sistemas. Desta maneira, proporcionando a sua empresa muitos benefícios e, entre eles, a melhora do relacionamento e experiência com o cliente. 

Assista o vídeo para conhecer as soluções da Neoassist.

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!