Blog
Voltar
Compartilhe

Como entrevistar candidatos me fez perceber a real e assustadora situação da crise no Brasil

Neo
calendar 2.3.2016

Crise no Brasil: ao desenvolver um processo seletivo exigente na NeoAssist, me deparei com uma situação real e assustadora. Neste artigo, compartilho algumas impressões que tive da experiência.


Crise no Brasil

Ver a crise no Brasil de uma perspectiva diferente me fez percebê-la com mais intensidade

Desde o ano passado fiquei com a incumbência de ajudar o nosso time a reestruturar a área de gente e fortalecer a cultura de achar novos talentos pra trabalharem conosco.

Obviamente, nos dias de hoje, pensar em cultura organizacional em um mercado tech, nos remete rapidamente a empresas como Netflix, Hubspot, Zappos e Spotify – e foi exatamente através destes exemplos que caímos de cabeça no assunto.

Preparando o processo seletivo

Ficamos mais de meio ano fazendo mentorias, visitando outras empresas e lendo inúmeros materiais e cases. Depois do dever de casa, tínhamos certeza de que a primeira missão estava cumprida: nosso novo processo de recrutamento e seleção estava “tinindo” para rodar em 2016.

Lá fomos nós. Treinamos todos os gerentes, explicamos a importância e começamos a fomentar o mindset sempre que oportuno. O processo é simples, mas exige execução, já que o funil tem métricas bem definidas e faz com que o real interessado por ter um ótimo time (no caso, os líderes de cara área) tenha que de fato por a mão na massa – se houver interesse, podemos repassar um outro artigo explicando nosso processo.

Alto volume de entrevistas

Eu especificamente sou responsável (junto com os sócios) por fazer a última entrevista individual para toda e qualquer vaga. Neste último mês entrevistei mais de 35 candidatos, enquanto os líderes de área que antecipam esta etapa fizeram tranquilamente uma proporção de 4 a 5 vezes mais entrevistas do que eu ou algum dos sócios.

Minhas impressões sobre a crise no Brasil a partir deste recrutamento

Na última quarta-feira discutimos alguns aprendizados sobre o novo processo (e que graças a Deus e competência do time, vem dando muito resultado) e o que mais chamou a atenção analisando a nossa base de entrevistas, foram os seguintes tópicos.

  • Tem muita gente boa e qualificada sem emprego. E o pior que não é apenas sem emprego, é há muito tempo sem emprego.
  • A crise traz à tona um clima de desespero. As pessoas, por melhores que sejam, estão chegando ansiosas e preocupadas nas entrevistas.
  • Muitos candidatos estão atirando para qualquer lado – ex: vieram para o Financeiro, mas aceitam Marketing.
  • O reflexo lá fora é tão grande, que tem muita gente super-qualificada aceitando ganhar bem menos e deixando isso claro no processo – no entanto, é importante esclarecer que em momento algum tiramos vantagem desta situação. Nosso objetivo, enquanto uma empresa anti-cíclica em meio a crise, era contratar os melhores profissionais, de acordo com suas qualificações.
  • Junto com o “desespero”, as pessoas estão ansiosas e consequentemente inconvenientes (e não há nada de errado com isso, apenas para deixar claro).
  • De tanto que uso o Uber, tenho a impressão de que, a cada 5 motoristas, 4 perderam o emprego ou estão fazendo bico para o “extra”;

São visões simples e até certo ponto óbvias, mas talvez por eu não ter uma memória tão “fresca” da era Collor, resolvi colocar no papel a impressão sobre a crise no Brasil após uma amostragem relativamente grande de contato diário com o principal “alvo” da crise: a população.

Pela primeira vez na vida tive um lampejo da amplitude da crise no Brasil muito próxima a mim, o que causou e ainda causa medo. Poderíamos entrar em uma discussão mais filosófica atrelando ainda as outras inúmeras variáveis que atrapalham o povo brasileiro, expor toda a nossa revolta partidária e política e criticar a educação do Brasil. Mas ainda acho que se há uma maneira de mudar, é fazendo.

Embora seja justo fazer as críticas, aqui, na Neo, ainda estamos pensando e de fato crescendo, gerando oportunidade de emprego e riqueza e, ainda, por mais difícil que seja, acreditando que dias melhores virão.

Acesse nossos materiais educativos

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!