Blog
Voltar
Compartilhe

O que o Sistema de Atendimento WhatsApp traz de novo às empresas?

Jornada do cliente e comportamento do consumidor
calendar 21.12.2022

Acompanhar as mudanças tecnológicas do mercado é extremamente importante para o sucesso de qualquer negócio. Você sabe por que? Como já falamos diversas vezes, toda marca deve oferecer uma boa experiência ao cliente se quiser, de fato, fidelizá-lo. É aí que entra o Sistema de Atendimento WhatsApp. Confira agora como esse software pode aumentar a qualidade dos serviços de suporte de uma empresa e, com isso, a satisfação de seus clientes.


Por que oferecer serviços digitais?

Sistema de atendimento Whatsapp

Todos nós fazemos parte de uma Era Digital e isso não é novidade para ninguém. Desse modo, o perfil do novo consumidor – chamado consumidor 4.0 – foi completamente transformado pela tecnologia. Hoje, cabe às marcas se moldarem às suas exigências.

Totalmente conectado e exigente, esse cliente busca serviços cada vez mais rápidos, práticos e eficazes. Portanto, o grande segredo para conquistá-lo é entender suas principais demandas e como ele prefere resolver seus problemas. Assim chegamos nos métodos digitais.

Nem todo consumidor tem tempo a perder com filas ou procedimentos demorados. Ele espera e busca soluções rápidas e, preferencialmente, digitais. É por isso que as empresas devem estar atentas aos meios que disponibilizam, além de procurar resolver essas questões com excelência e rapidez.

Se pensarmos em um aplicativo simples, extremamente popular e de fácil uso chegamos até o WhatsApp. Além de seu poder instantâneo de comunicação, é extremamente difícil acharmos alguém que ainda não o utilize. Agora, imagine como a resolução de um problema pode se tornar uma questão de pouquíssimos minutos por esse aplicativo?

Continue a leitura para descobrir as novidades que o Sistema de Atendimento WhatsApp trouxe ao mercado dos negócios e como ele realmente funciona.

O que o WhatsApp Enterprise trouxe de novo às empresas?

O principal problema que impedia a execução do Sistema de Atendimento WhatsApp nas empresas era a não liberação de sua API (Interface de Programação de Aplicativos). Dessa maneira, para poder usar o aplicativo como meio de atendimento, todos os operadores tinham que possuir um número de celular diferente e responder as mensagens uma a uma. 

Tudo isso era completamente inviável às grandes organizações, em razão de seu alto número de chamados e solicitações diárias. Além disso, a enorme barreira em obter relatórios e a ausência de históricos de atendimento não permitia às marcas saberem exatamente o que funcionava ou não em sua central. E esse universo não era nada compatível com a eficácia dos serviços que o consumidor buscava.

Contudo, a chegada do WhatsApp Enterprise mudou completamente esse cenário. A execução de uma API integrada aos sistemas internos da empresa e a automatização das conversas permitiu que até a maior das organizações pudesse utilizar o software com assertividade. Ainda, a possibilidade de mapear todos os processos proporcionou serviços muito mais eficazes tanto ao cliente quanto às empresas. Então, a análise dos dados puderam entregar às marcas boas estratégias e resultados muito maiores.

Assim, o Sistema de Atendimento WhatsApp permite o envio e o recebimento de informações de diferentes sistemas, além de diversas mensagens simultâneas e a possibilidade de salvar mensagens comuns como dúvidas frequentes. Desse modo, as empresas podem criar perfis comerciais e disponibilizar aos clientes suas principais informações. Mensagens como “olá” ou que a empresa não está em horário de funcionamento são alguns exemplos.

Apesar de tudo, o aplicativo não permite que as marcas direcionem muitas mensagens seguidas aos clientes. Portanto, são eles que escolhem se querem ou não recebê-las. Isso quer dizer que, mais uma vez, tudo gira em torno da boa experiência e da satisfação do consumidor

De que maneira o atendimento via WhatsApp pode melhorar a experiência do cliente?

Atendimento via Whatapp - experiência do cliente priorizada!

Como falamos acima, a API integrada aos demais sistemas de uma empresa possibilitou um atendimento via WhatsApp muito mais efetivo. Por meio desse aplicativo, os clientes podem resolver suas adversidades sem esforço e essa é uma de suas principais vantagens.

O maior segredo de uma empresa é estar aonde o seu cliente está. Logo, proporcionar um atendimento de qualidade e entregar serviços rápidos e eficazes são práticas necessárias para quem deseja alcançar sucesso no mercado. Nesse sentido, o Sistema de Atendimento WhatsApp pode beneficiar tanto os consumidores quanto as empresas. 

E é por meio de seus serviços automatizados que se torna possível responder às dúvidas mais frequentes e fornecer as informações necessárias ao cliente. Tudo isso em uma única conversa do WhatsApp, de forma rápida, sem precisar passar por nenhuma fila e, muito menos, ter que mudar de canal. Enquanto isso, as questões mais complexas podem ser resolvidas pelos operadores de atendimento. Essa “divisão de tarefas” facilita o trabalho do operador e diminui, de forma considerável, a exaustão de seu dia a dia.

Dessa maneira, o WhatsApp Enterprise permitiu um maior desempenho dos serviços de uma empresa e possibilitou o aumento da satisfação de seu consumidor. Com isso, podemos dizer que o atendimento via WhatsApp se moldou tanto às necessidades dos clientes quanto das grandes marcas. E o sucesso no mercado é uma importante consequência de tudo isso.

Como o Sistema de Atendimento WhatsApp funciona em uma plataforma omnichannel?

Nenhum cliente espera passar por mais problemas ao tentar resolver suas adversidades quando entra em contato com uma central de atendimento. Por isso, dispor de uma plataforma omnichannel já é considerado um pré-requisito para as marcas. Sem a integração dos canais e dos sistemas de toda a empresa, é impossível que os processos rodem com a eficácia que o consumidor tanto busca.

Confira agora como o WhatsApp dentro de um sistema omnichannel pode proporcionar ao cliente uma boa experiência:

Históricos unificados 

Ao dispor dos históricos de atendimento de cada cliente, se torna muito mais fácil saber qual a principal dor ou problema de seu público-alvo. Assim, é possível mapear e analisar todas as interações e produzir relatórios completos a fim de entregar ao consumidor serviços muito mais assertivos.

Com isso, as estratégias poderão ser direcionadas aos problemas mais urgentes e, como consequência, os resultados tenderão a ser maiores.

Gestão unificada de canais

Para entregar serviços eficazes ao consumidor, é extremamente necessário ter uma visão completa de todos os serviços de sua empresa. Uma boa gestão dos canais de atendimento permite não só oferecer procedimentos efetivos, como também uma maior facilidade de enxergar seus erros e acertos. 

Com isso, os problemas poderão ser todos mapeados, sem nenhuma dificuldade, e resolvidos de forma mais simples.

Transição de canais

Caso o atendimento via WhatsApp não seja compatível com a demanda do cliente, ele será direcionado a outro canal, instantaneamente. O autoatendimento do WhatsApp pode levar o consumidor a terminar seu contato por qualquer outro canal, de forma rápida e simples. Isso porque todos os canais são integrados e nenhuma mudança fará o sistema perder seu histórico de contato.

Assim, se o cliente possuir um problema mais complexo, o mais recomendável é encaminhá-lo a um operador. A plataforma disponibilizará todos os dados do comprador e quando ele entrar em contato com o atendente humano, ele já terá o conhecimento necessário para resolver o seu problema.

Desse modo, uma plataforma que integre todos os canais de atendimento, como faz a NeoAssist, é a melhor solução para as empresas que realmente pensam em seus clientes. A boa experiência, atrelada a eficácia dos serviços é a chave para atrair e fidelizar até o consumidor mais exigente de sua cartela.

Conclusão

Como falamos no decorrer deste artigo, o consumidor é a peça-chave de qualquer negócio. Portanto, as empresas devem medir sua satisfação e procurar sempre otimizar seus processos. Como consequência, a boa experiência entregue ao cliente trará ótimos resultados à sua empresa.

É desse modo que o Sistema de Atendimento WhatsApp se torna uma ótima opção. Ao dispor desse software, sua marca acompanhará tanto as mudanças tecnológicas quanto as exigências dos compradores. E esse é o caminho certo para quem deseja se destacar entre a concorrência. Nunca se esqueça de que o mercado está cada vez mais competitivo e cheio de empresas que se preocupam com a experiência que seu cliente terá em cada processo.

Ainda, um consumidor fiel, além de permanecer em sua cartela, pode atrair muitos outros clientes para dentro de seu negócio. Então, conheça seu público-alvo e estude suas reais necessidades. Só dessa maneira seus resultados poderão ser muito mais assertivos e eficazes quando o assunto for o bom atendimento e a satisfação de seus consumidores.

Acesse nossos materiais educativos

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!