Como montar um relatório de redes sociais?

5 minutos para ler

Já falamos muito aqui no Blog sobre a importância de acompanhar os números da sua empresa, seja de atendimento ao cliente ou até mesmo das redes sociais da sua marca.

Neste artigo vamos mostrar para você a importância de um relatório para as redes sociais, bem como as principais métricas e indicadores que não podem faltar neste documento. Continue acompanhando.

O que é um relatório de redes sociais?

Antes de abordarmos mais sobre o que é o relatório de redes sociais, importante entendermos o conceito do termo no dicionário, segundo o Michaelis Online, relatório é uma “exposição por escrito sobre a sequência de um acontecimento qualquer”. Ou seja, o relatório detalha os acontecimentos da sua empresa e, neste caso, especificamente, das redes sociais do seu negócio.

O objetivo de ter relatórios vai variar muito de acordo com a estratégia da sua empresa, entretanto a partir dos números extraídos e compilados neste documento, você terá uma visão mais ampla de como estão os resultados da sua empresa até o momento. 

Dessa forma fica fácil entender se é preciso mudar a rota e alterar a estratégia para atingir os objetivos da empresa, ou não. Para ficar mais claro, trouxemos 3 principais tipos de relatórios que podem ser gerados:

  • operacionais: normalmente são utilizados por especialistas na área, como os gerentes de social media.
  • de insight: este  tipo de relatório é utilizado por estrategistas de conteúdos e seu foco é mostrar tendências do momento em relação a conteúdo e plataformas.
  • informativos: por fim, este tipo de relatório mostra os dados consolidados. Normalmente utilizados por executivos da diretoria para ver os resultados da equipe de marketing.

Por fim, é importante salientar que um relatório é repleto de dados e números, porém sem a interpretação desses insumos, será impossível gerar informações consolidadas para a tomada de decisão.

Então é importante entender quais serão as ações que serão tomadas a partir desses tipos de relatórios. Vamos entender agora quais métricas e indicadores são importantes acompanhar.

homem mostrando relatorio de dados para time

Quais métricas e indicadores devem ter em um relatório?

Alguns indicadores e métricas são fundamentais para o entendimento da sua estratégia e não devem ficar de fora na hora de montar o seu relatório.

Número de likes e seguidores

Essas são duas estatísticas importantes para entender como a marca é vista pelo público e se há interesse pelos conteúdos publicados.

O interessante é acompanhar o número de seguidores e curtidas para saber se algumas estratégias estão funcionando e se algo foi ineficiente, trazendo buzz negativo.

Número de alcance e impressões

Estes indicadores mostram se as suas publicações estão atingindo mais pessoas ou apenas as pessoas da sua base. Com essa informação, você consegue notar se os conteúdos são vistos por pessoas que ainda não seguem a sua página e compartilhados para mais usuários da rede.

Quando o alcance diminui, esse é um sinal de que a estratégia precisa ser modificada e aperfeiçoada. Já quando ele cresce, você pode tirar lições e buscar publicações semelhantes que possam trazer os mesmos ou melhores resultados.

Engajamento

O engajamento é um indicador que mostra se os conteúdos gerados estão trazendo interações do público de cada rede social.

É importante observá-lo com frequência pois é uma forma de você avaliar como a empresa se relaciona com seus potenciais clientes.

Além das métricas, o que mais é importante ter?

Existem alguns elementos que podem guiar você na hora de construir um formato de relatório e até mesmo de apresentação destes resultados. Confira os principais!

Apresentação de dados

O primeiro ponto que deve ser abordado é a apresentação dos dados compilados de forma simples de visualizar e fácil de interpretar. As informações extraídas devem levar em consideração os objetivos do negócio, pois dados de mais podem distrair o foco do relatório.

Análise dos dados

Depois de ter apresentado os dados é preciso fazer uma análise destes números. O objetivo é explicar cada uma das informações, mostrando como os resultados foram alcançados, quais ações trouxeram impactos positivos ou negativos, gerando dessa forma informação a partir dos números que foram extraídos.

Melhores publicações

Depois de ter mostrado os dados e a análise a  partir deles, é importante entender quais foram as publicações mais relevantes e que performaram melhor nas redes sociais.

Dessa forma é possível perceber como o público de cada rede social da sua empresa interagiu com os conteúdos publicados e quais tipos de conteúdos podem e devem continuar no planejamento para os meses seguintes.

Conclusão

Para terminar, é interessante fazer uma análise global de todas as ações desenvolvidas e o seu impacto para a marca nas redes sociais. Além disso, esse é o momento ideal para apresentar os próximos passos e ações a partir dos números e informações levantadas.

Acesse nossos materiais educativos
Posts relacionados

Deixe um comentário