Blog
Voltar
Compartilhe

Quem é você no atendimento na Black Friday?

Jornada do cliente e comportamento do consumidor
calendar 22.11.2018

A Black Friday chegou!

Sabemos que a Black Friday é um dos períodos mais loucos do ano, isso se não for o mais. No fim de novembro, é uma chuva de ofertas, descontos, promoções e uma variedade de opções que nos deixa eufóricos para comprar aquele item que já namoramos há meses.

A Black Friday pode ser violenta!

Porém, não é só de redução de preços que se vive uma Black Friday!

Por trás de todas as empresas, existem um exército de pessoas que fazem com que a data seja um sucesso. Nesta luta, podemos dizer que o time de atendimento ao cliente é a linha de frente. Tudo que sai do planejado sobra para a galera que vai lidar com o cliente final, que, muitas vezes, está frustrado com a conclusão daquela compra tão desejada.

Por isso, nós estamos aqui para enaltecer aquele profissional tão fundamental, mas nem sempre tão valorizado.

O ATENDENTE!

Nós aqui da Neo, mapeamos seis perfis de operadores de atendimento ao cliente que estarão lutando por seus postos, por mais um ano, nessa data que nós aprendemos a amar cada dia mais.

Os 6 perfis de operadores na Black Friday

1- O Experiente

Característica principal: sossegadão porque já sabe como agir nas diversas situações que aparecerão.

Seu lema: ready for it!

Explicação: o Experiente já passou por outras Black Fridays e sabe lidar tanto com aquele cliente que tá perdidão quanto com aquele que está com um super problema. Já sabe também que é preciso se preparar para que tudo funcione bem no dia. Ele tira de letra a Black Friday.

Seja o Mestre Yoda da Black Friday

Quer mais dicas de como ter uma Black Friday dos sonhos? Então assista ao vídeo da especialista de atendimento ao cliente, Claudia Vale, sobre o tema:

2- O Pilhadão

Característica principal: animadão para fazer com que o atendimento seja um sucesso!

Seu lema: pode deixar que é comigo!

Explicação: o Pilhadão é aquela mina ou aquele cara que está a mil para a Black Friday! É como um principiante em um esporte, que quer fazer de tudo para mandar bem e surpreender os clientes. Está ali para o que der e vier e já está fazendo seu estoque de energético.

Energia na Black Friday!

3- O Organizado

Característica principal: já está planejado para o que der e vier. Tem na manga plano A, B, C e D.

Seu lema: é melhor prevenir do que remediar!

Explicação: o Organizado já verificou se está tudo bem com a ferramenta que utiliza e leu os materiais para saber como se preparar. Já esquematizou tudo em seu caderninho, qual o horário de pico, quais são as perguntas mais frequentes e já anotou todos os ramais caso precise de ajuda.

4- O Coruja

Principal característica: vai madrugar junto com a operação para garantir a satisfação. 😉

Seu lema: nunca mais eu vou dormir!

Explicação: o Coruja é quem vai ter que ficar de madrugada atendendo os clientes, é uma tarefa árdua, por isso ele já mantém o kit sobrevivência pronto, cafézinho, energéticos, tudo que possibilite para que ele atenda bem os clientes e siga acordadão para as demandas.

5- O Guerreiro

Principal característica: batalhar contra o sistema arcaico.

Seu lema: a força de um guerreiro depende do tamanho do seu coração.

Explicação: seja como for, o Guerreiro precisa dar o seu melhor para atender o cliente nessa Black Friday.

O problema é: ele não tem a tecnologia de atendimento que é necessária, mas isso não impede ele de tentar fazer o melhor. Munido de seus headsets, os guerreiros fazem de tudo para que a experiência do cliente seja a melhor possível, fazendo o que for para alcançar a glória.

6 – Perdidão

Principal característica: Não sabe o que está fazendo.

Seu lema: Gente, que dia é hoje?

Explicação: Diferentemente da galera que já está se preparando há muito tempo, o Perdidão mal sabe que dia cai a Black Friday. Enquanto todo mundo tá lá, com tudo pronto, o perdidão chega com as mãos atadas, despreparado para o aumento da demanda.

Black Friday? De novo?

Black Friday é uma oportunidade, não deixe ela escapar!

Se essa não é a sua primeira Black Friday, com certeza você já viu um ou mais desses perfis em uma operação de atendimento ao cliente. O importante é fortalecer os pontos positivos e trabalhar para corrigir as deficiências e lutar para ter a melhor Black Friday possível.

Como corrigir perfis como, por exemplo, o “guerreiro” ou o “perdidão”? Com um bom treinamento de atendimento ao cliente!

E ai? Em quem é você na Black Friday? 


557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!