Posicionamento de marca: entenda como é importante para o seu negócio

Pedro Geneze | novembro de 2018

Ter um posicionamento de marca bem estabelecido pode ser um grande diferencial para as empresas. Portanto, entender como estabelecer uma mensagem e criar uma identidade é fundamental para uma empresa.

Descubra agora o que é posicionamento de marca e os principais conceitos de marketing para ajudar nos resultados da sua empresa!

O que é Posicionamento de Marca

Afinal, o que é posicionamento de marca?

Posicionamento de marca consiste no espaço ocupado por uma companhia na cabeça do seu público. Portanto, isso tem relação direta com a capacidade de influência que exerce junto aos consumidores na hora de fechar uma venda.

Um slogan, uma logomarca, uma propaganda e a qualidade do atendimento omnichannel são exemplos de situações que envolvem a posição de uma empresa no mercado. Se o usuário associar esses itens de forma positiva a uma corporação, é sinal de que a marca está consolidando uma posição de prestígio, o que é ótimo para os resultados.

Apresentar um atendimento de alto nível é indispensável para que o posicionamento de marca seja bem construído. Em qualquer canal, uma empresa deve prezar pela excelência dos serviços. Entretanto, do contrário, corre o sério risco de frustrar os consumidores e de perder espaço para os concorrentes.

Como estabelecer o posicionamento de marca

Ter uma visão abrangente desse conceito é relevante para colocá-lo em prática. Contudo, é necessário também analisar os fatores que impactam no posicionamento de forma efetiva. Vamos a eles:

Quem são os beneficiários pelos produtos ou serviços oferecidos? Para responder a essa pergunta corretamente, o ideal é traçar as buyer personas da sua marca.

Buyer Personas consistem em representações semifictícias dos consumidores, com base em dados coletados da base. Assim, ao invés de trabalhar com o público-alvo na montagem da estratégia, uma empresa passa a criar e disponibilizar produtos e serviços a partir das personas.

Nesse caso, é montada a persona que apresenta alguns dados, como, por exemplo:

  • nome;
  • idade;
  • profissão;
  • cargo na empresa;
  • renda;
  • e muitos outros dados!

Com noção do perfil dos clientes, uma empresa adota uma linguagem que se aproxima dos consumidores, fazendo com que o posicionamento de marca seja claro e forte.

Agora, quais os diferenciais em relação aos concorrentes?

Para um produto ou serviço estar na mente dos usuários, é essencial que haja algo que o diferencie dos demais. Preço, qualidade, condições de pagamento e atendimento são fatores que despertam a atenção da clientela.

Esses elementos positivos devem ser destacados em todos os canais de atendimento de uma empresa. A repetição de informações, desde que feita com bom senso, é crucial para reforçar na cabeça dos consumidores a ideia de que uma companhia é a melhor opção disponível.

Fazer as mesmas atividades de um concorrente não atraem os usuários. Certamente, hoje, é preciso ter um foco na inovação para despertar o interesse da audiência e fazer com as vendas sempre estejam em um bom patamar.

Qual o papel da imagem da marca?

O posicionamento de marca tem uma relação direta com a imagem que a organização tem perante o público-alvo. Não adianta contar com uma estratégia de marketing eficiente em diversos canais, caso não haja um cuidado na interação com os stakeholders.

Por exemplo, uma empresa de software entrega os sistemas de maneira muito rápida para os clientes com alta qualidade. Porém, não apresenta uma boa interação com o público-alvo por meio das redes sociais, onde não responde às dúvidas dos usuários como deveria.

Contudo, se uma instituição não cuidar devidamente da imagem, terá problemas para se posicionar de forma positiva na mente dos consumidores e motivá-los a comprar produtos ou adquirir os serviços oferecidos com frequência.

Como o posicionamento de marca pode gerar bons resultados

Compreender o conceito de posicionamento de marca e maneiras de torná-lo mais evidente para os stakeholders são ações vitais. Também é importante usar ferramentas que ajudem a uma empresa estar mais presente no dia a dia do público-alvo. Pensando nisso, vamos apontar alguns mecanismos adotados pelas corporações para envolverem os clientes em potencial.

Estratégias de marketing

Já não basta apenas apresentar produtos e serviços para atingir bons resultados, é preciso ter uma boa estratégia de interação com o público.

Isso pode ser feito através de estratégias de marketing, como por exemplo,  promover eventos externos (competições esportivas, palestras, lançamento de livros etc.) e ações voltadas para as redes sociais (enquetes, concursos de vídeos, concursos de frases etc.)

Portanto, com uma postura mais presente de comunicação, as empresas podem fazer com o posicionamento de marca fique mais próximo da imagem que elas pretendem transmitir para a sociedade.

Inegavelmente, essa ação tem um impacto direto nas vendas. Principalmente, quando uma corporação faz com que os consumidores a associem a fatores, como bom atendimento, agilidade na resolução das demandas, responsabilidade social e inovação.

Foco na experiência do cliente

Ter uma comunicação eficiente é um grande passo para uma empresa consolidar o posicionamento da marca. Contudo, isso apenas apresenta os resultados esperados quando a experiência do cliente é valorizada.

Ou seja, é fundamental que o usuário se sinta confortável ao interagir com uma corporação.

Por exemplo, um consumidor liga para o call center de uma operadora de telefonia móvel para trocar de plano. Se essa ação for realizada rapidamente e de forma correta, o cliente ficará satisfeito. Mas se a demanda não for concluída com agilidade, o usuário ficará irritado e poderá até procurar outra empresa.

Por isso, o casamento entre comunicação atraente e serviços de alto nível é imprescindível para o sucesso.

Quer mais dicas de experiência do cliente? Então assista ao vídeo a seguir:

Pesquisas de Satisfação e Feedback constante

Para compreender a postura dos clientes, as pesquisas são ótimas ferramentas para obter informações que contribuem para identificar pontos fortes e aspectos a serem melhorados nos serviços.

Muitas empresas adotam pesquisas de satisfação e pesquisas de mercado para saber como são vistas pelos clientes e como estão perante a concorrência. Esses procedimentos contribuem para terem uma dimensão do posicionamento de marca e do que devem fazer para atingir o patamar de excelência desejado.

À medida que uma companhia apresenta serviços qualificados e se comunica de maneira inteligente com o público-alvo, maiores são as chances de ter um posicionamento de marca próximo do ideal.

Para quem está interessado em melhorar o relacionamento com os clientes, a dica é ler, agora mesmo, este artigo sobre como abordar os clientes. Não perca a chance de se preparar para conseguir uma performance cada vez melhor!


Pedro Geneze