Blog
Voltar
Compartilhe

Entenda os principais comportamentos do perfil de consumidores nas redes sociais

Tecnologia e Inovação
calendar 14.10.2022

O perfil de consumidor que utiliza a internet tem mudado diariamente, as redes sociais se tornaram canais de comunicação entre empresa e cliente e é muito importante entendermos os principais comportamentos desse novo consumidor.

Continue acompanhando nosso conteúdo e entenda mais sobre o perfil dos consumidores nas redes sociais.

Contexto da tecnologia no Brasil em 2022

Com a pandemia, percebemos o quanto as redes sociais se tornaram de fato espaços de convívio entre as pessoas, principalmente quando falamos em socialização em momentos de isolamento social.

Além do mais, o engajamento e a audiência de algumas redes sociais cresceram e muito nesse período. E é nestes espaços virtuais que os novos consumidores, que são nativos digitais, têm utilizado para interagir com as marcas, bem como tirar dúvidas sobre produtos, fazer reclamações e acompanhar a marca como um todo.

Dados da GSMA Intelligence do relatório de fevereiro de 2022, mostram que havia 224,9 milhões de conexões móveis celulares no Brasil no início do ano e este número ainda indica que as conexões móveis no Brasil eram equivalentes a 105% da população total.

Ou seja, temos mais conexões móveis do que pessoas no Brasil, o que mostra a mega adesão com dispositivos móveis no país. O número dessas conexões, se comparado com 2021, houve um aumento de 12 milhões, ou seja 5,6% a mais.

Confira mais Estatísticas das redes sociais e o impacto no atendimento ao cliente com o vídeo da transmissão do nosso WebNeo:

O Instagram no cotidiano da população brasileira

Agora que vimos um pouco sobre a quantidade de conexões que há no Brasil, vamos aprofundar mais nos números específicos de redes sociais e o comportamento desta população nestes canais.

Antes de mais nada, vale pontuarmos uma informação deste relatório que mostra que a idade média da população no Brasil é de 34,3 anos, ou seja, uma população jovem e que está altamente conectada a internet.

Retrato de jovem usando smartphone, deitado no sofá em casa, conceito de redes sociais

Comportamentos de usuários nas redes sociais

O número de usuários de mídia social no Brasil no início de 2022 era equivalente a 79,9% 

da população total, ou seja, cerca de 170 milhões de pessoas.

Outro números interessante que foi publicado nas ferramentas de publicidade do Meta, indicam que o Instagram tinha 119,5 milhões de usuários no Brasil no início de 2022.

Um recorte feito ainda pela pesquisa da GSMA Intelligence, revela que 82% das pessoas entrevistadas seguem alguma empresa ou marca nesta rede e 74% costumam usar a funcionalidade de mensagem direta. Deste último recorte, temos ainda os seguintes dados do objetivo do uso das mensagens diretas do Instagram:

  • 77% – Me comunicar com amigos e familiares
  • 61% – Responder e Interagir nos stories
  • 38% – Interagir com marcas e empresas

Importância das redes sociais no atendimento omnichannel ao cliente

Depois te termos visto alguns números da população das redes sociais e o comportamento deste novo perfil de consumidor, entendemos a importância destes novos canais de comunicação entre empresa e cliente. Entenda mais sobre a importância das redes sociais para uma empresa no vídeo abaixo:

Como a NeoAssist pode ajudar a sua empresa

O omniconsumidor está em todos os lugares e quer ser atendimento onde ele estiver, pensando nisso, é muito importante entender como a tecnologia pode auxiliar uma empresa a criar a melhor experiência com o consumidor.

A NeoAssist é uma plataforma completa para gestores e operadores que querem levar seu atendimento ao cliente ao nível mais próximo de seus clientes. Todos os canais de atendimento estão juntos em um só lugar, permitindo integrações com sistemas externos para uma visão única e 360º de cada cliente.

Confira os principais benefícios de ter uma plataforma de atendimento omnichannel:

  • Customer Success de verdade;
  • Redução de custos com operação;
  • Dados e relatórios para tomada de decisão;
  • Plataforma inteligente;
  • Visão 360º da jornada do cliente.

Agende uma demonstração da plataforma com um de nossos especialistas!

Acesse nossos materiais educativos

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!