Blog
Voltar
Compartilhe

Otimizando a experiência de alunos e candidatos

Jornada do cliente e comportamento do consumidor
calendar 13.5.2022

O atendimento e relacionamento entre marcas e clientes é um assunto recorrente no mercado. Desse modo, cuidado e atenção, além de processos rápidos, são os principais requisitos quando tratamos de serviço de suporte ao consumidor. Na educação, não é diferente em relação a experiência de alunos e candidatos.


Neste conteúdo, você ficará por dentro de:

  • O atendimento ao cliente de qualidade;
  • Quais são os principais problemas enfrentados pelas instituições de ensino?;
  • Segmento de Educação: integração de canais para solucionar problemas;
  • A central de atendimento dividida por cinco vertentes.

O atendimento ao cliente de qualidade

Todo cliente espera por serviços rápidos e atendimento de qualidade. Quando não encontram, rapidamente migram para a concorrência. Porém, ao disponibilizar e entregar serviços e processos efetivos, o cliente pode se tornar fiel à sua empresa em poucos passos.

De modo geral, existem algumas técnicas que podemos adotar para atrair e manter clientes fiéis, e nosso e-book cita e explica cada uma delas. Práticas rápidas e assertivas de atendimento é um dos exemplos. Assim, uma central de suporte eficaz oferece todo o apoio que os consumidores procuram na jornada da compra.

Clientes satisfeitos são os melhores amigos de uma empresa. Ao entregar soluções rápidas, em poucos passos, e os tratar com empatia, esses consumidores acabarão voltando. Nunca se esqueça de que os clientes são o centro de seu negócio e fidelizá-los é uma prática muito importante para o sucesso da empresa.

Quais são os principais problemas enfrentados pelas instituições de ensino?

A primeira coisa a se fazer, quando visualizamos um negócio, é identificar seu público-alvo. No caso das instituições de ensino, esse público gira em torno de alunos e candidatos. Além disso, é importante sempre se lembrar de que esse grupo, em sua imensa maioria, está inserido totalmente no mundo digital.

otimizando a experiência de alunos e candidatos

Dessa maneira, são os serviços online que satisfazem suas expectativas e demandas. Eles são caracterizados pela rapidez e eficácia do atendimento, além de apresentarem soluções de problemas em poucos passos. Em contrapartida, o atendimento presencial ainda recebe muitas críticas por sua ineficiência, grandes filas e burocracias.

Destacamos em nosso e-book, os principais problemas que uma central de atendimento ao aluno e candidato pode enfrentar. Um deles é a falta de registro das interações. No decorrer de nosso estudo, explicaremos o porquê.

E o atendimento ideal para a experiência de alunos e candidatos?

A principal preocupação das universidades deve ser o aluno e o candidato e as formas de melhor atendê-los. Portanto, uma plataforma de atendimento omnichannel é sempre o mais recomendado quando falamos sobre uma central eficaz e organizada.

Desse modo, para entregar um atendimento realmente qualitativo, é necessário seguir algumas práticas. Uma delas é a organização e preparação da equipe de suporte. Alunos e candidatos esperam por resoluções no primeiro contato e é por isso que uma central de atendimento deve estar sempre atenta às suas necessidades.

Explicamos essa e todas as outras técnicas em nosso estudo. Por meio dele, você pode perceber a importância desses serviços de suporte e melhorar sua central.

otimizando a experiência de alunos e candidatos

Segmento de Educação: integração de canais para solucionar problemas

Boa parte dos alunos ingressantes nasceu no mundo digital e o que eles mais esperam receber de qualquer serviço é uma ótima experiência. Caso contrário, eles buscarão na concorrência o que ainda não encontraram.

Como já dissemos, uma plataforma omnichannel proporciona aos alunos um atendimento muito mais eficaz e personalizado. É por meio dela que se torna possível o alinhamento de processos e o acompanhamento de solicitações.

Desse modo, ao satisfazer e manter alunos fiéis, a boa reputação no mercado é uma importante consequência. Além disso, ao aumentar confiabilidade e prestígio, os candidatos não pensarão duas vezes antes de escolher sua instituição.

A central de atendimento dividida por cinco vertentes

Com a disponibilização da plataforma omnichannel, os processos são feitos de forma ágil e fácil e a gestão fragmentada ficará no passado. Assim, a integração de canais possibilita uma melhor visão de cada caso e aluno, além de resoluções de problemas muito mais efetivas e rápidas.

Desse modo, a central de atendimento de uma instituição de ensino pode ser dividida por cinco vertentes, como, por exemplo, central do aluno e do candidato. Quando a faculdade conta com registros de interações e diversos canais de atendimento integrados, a relação com candidatos e alunos melhora infinitamente e isso só traz benefícios ao seu negócio. As outras vertentes são dadas por: recuperação de crédito, administrativo e ouvidoria.

Ao direcionarmos nosso estudo à otimização da experiência de alunos e candidatos, percebemos a importância que há por trás do atendimento das instituições de ensino. Citamos e exemplificamos todas as vertentes de uma central de suporte e você pode conferir tudo em nosso material.

Os resultados

Os benefícios podem ser muitos ao entregar um bom serviço de atendimento ao cliente. Por exemplo, o número de alunos aumenta exponencialmente quando o serviço de suporte consegue atender suas demandas. Porém, uma experiência negativa afasta mais de 63% de seu público, e isso quer dizer que você o perdeu para sempre.

Ao contar com um rápido e eficaz serviço de atendimento online e integrado, alunos e candidatos poderão resolver suas questões em poucos passos e sem dor de cabeça. Desse modo, de acordo com o Customer Insights 2019, mais de 71% de clientes satisfeitos recomendam a empresa para pessoas do mesmo perfil. É dessa forma que alunos permanecem nas instituições de ensino e candidatos a escolhem.

Quer saber mais sobre como melhorar a experiência de alunos e candidatos?

Nessa altura do campeonato, você já deve ter notado a importância de um ótimo serviço de suporte a alunos e candidatos dentro de uma instituição de ensino. As pesquisas e os números não mentem e é notável o valor do bom atendimento.

Em nosso estudo, separamos os principais tópicos e os dados mais valiosos sobre esse tema. Fique inteiramente por dentro do mundo do atendimento e confira esse material.

Acesse nossos materiais educativos

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!