Blog
Voltar
Compartilhe

Os desafios para modernizar o atendimento no século 21

Tecnologia e Inovação
calendar 6.4.2017

Modernizar o atendimento se tornou um desafio para as empresas no século 21, visto que a experiência do consumidor se tornou um pilar fundamental para o crescimento das empresas. Neste artigo, você confere os principais desafios das empresas no atendimento ao cliente.

O que move o seu atendimento ao cliente? Qual é o motivo pelo qual você disponibiliza canais de comunicação com os seus consumidores?

Parecem perguntas óbvias, mas elas precisam ser avaliadas com carinho. As respostas que você tiver para elas pode determinar se você está preparado ou não para o novo consumidor e, consequentemente, para atendê-lo da forma que ele exige.

A verdade é que a área de atendimento ao cliente foi, por muito tempo, encarada como centros de custo indesejados na operação, funcionando no mínimo custo possível para atender brevemente as demandas de seus consumidores  (e raramente levando-os a satisfação plena) ou até da lei em alguns casos.

No entanto, a revolução digital entregou ao consumidor um poder sobre as relações com as empresas nunca antes experimentado. A proliferação das mídias sociais, dispositivos móveis e tecnologia avançada criaram uma geração de consumidores que demandam produtos de qualidade superior, serviços diferenciados e uma experiência geral excepcional, não importando o canal de comunicação.

O Novo Consumidor como chave para modernizar o atendimento

Com esse poder, o consumidor é quem manda nas relações. Ele é quem vai escolher por onde, quando e como quer ser atendido. O preço para não entender essa mudança de paradigma é migrar involuntariamente seus clientes para a concorrência.

Diante desse cenário, as centrais de relacionamento deixam de ser um centro de custos (o que nunca deveriam ser, a princípio) para tornarem-se corações estratégicos de uma empresa.

Experiência do Consumidor deve ser sua principal preocupação

Uma previsão da Gartner revela que, em apenas mais alguns anos, o principal campo competitivo dos negócios será a experiência do consumidor. E caso isso não baste para te convencer, o mesmo estudo aponta que 50% dos investimentos em produtos e serviços para consumidores, até o mesmo período, serão direcionados a sua experiência.

Outra discussão importante é sobre o papel que a tecnologia vai desempenhar nas centrais de relacionamento: a Gartner também entende que, até 2020, 85% dos relacionamentos entre empresas e consumidores serão feitos sem qualquer intervenção humana.

O fator humano

Logo, além de passar por uma revolução tecnológica, modernizar a central de relacionamento depende de um fator fundamental: a mentalidade voltada ao cliente.

Você pode ter toda a base tecnológica, digitalizar sua central e utilizar as soluções e processos mais modernos. Se o seu cliente não estiver no centro de seus objetivos e estes estiverem alinhados com os objetivos gerais da empresa, este investimento não terá seu devido valor.

Conforme o foco das centrais de relacionamento tem deixado de ser a redução de custos para colaborar com a experiência geral do consumidor com a empresa – e uma experiência incrível é sempre o objetivo – há uma pressão para que se revolucionem, tornando-se centrais modernas, proativas e preparadas para o futuro, não somente no aspecto do atendimento, mas servindo como poderosos impulsionadoras da comunicação da marca.

Os principais desafios para que uma empresa se modernize e se prepare para o novo consumidor são 6: experiências de atendimento incríveis, aumentar a receita da área, reduzir os custos altos da operação, ganhar eficiência operacional, enfrentar riscos jurídicos altos e capturar e utilizar dados de maneira relevante para melhorar constantemente a operação. Aqui estão eles em detalhes:

1 – Oferecer experiências de atendimento incríveis

Se 50% dos investimentos em produtos para consumidores serão dedicados à experiência, pode ser um tanto frustrante não conseguir oferecer uma experiência incrível, algo que faça o consumidor enxergar aquela marca como confiável e passível de lealdade.

No entanto, é importante dar um passo para trás neste desafio: é preciso saber se os consumidores estão satisfeitos com o atendimento. E isso se baseia essencialmente em resolver seus problemas, demandas e solicitações de maneira efetiva.

Pesquisa realizada pela Harvard Business Review (HBR) revelou algo alarmante: 89% dos gerentes de Call Center respondentes disseram ter como meta encantar seus clientes.

Um ano depois, o mesmo instituto de pesquisa foi atrás para saber a opinião dos consumidores que se relacionaram com esses Call Centers. O resultado? 84% dos respondentes disseram que nunca foram encantados pelo SAC.

É preciso promover, antes de tudo, uma cultura de satisfação. Será a melhor experiência que os consumidores poderão vivenciar, pois estão acostumados a um atendimento ruim. Antes de encantar, a palavra chave é SATISFAZER. Como consumidores, muitas vezes temos experiências relativamente simples durante um atendimento e ficamos encantados. Por exemplo, quem nunca ficou feliz ao ser atendido rapidamente? Ou então poder ter seu problema resolvido sem ter que ligar 4 vezes? Isso parece encantamento, mas, por estarmos tão acostumados com o atendimento ruim, o que deveria ser obrigação da empresa, parece um “plus”.

2 – Pressão para aumentar a receita

Algumas empresas começaram a se dar conta de que os Contact Centers podem ser fontes garantidas de receita. Para isso, precisam elevar os índices de satisfação de clientes, lealdade, fidelidade e engajamento, mas este não é um desafio fácil, visto que, como falamos no tópico anterior, conseguir resolver problemas simples já tem sido dificultoso.

Algo importante de frisar é que, cada vez mais temos informações dos nossos clientes. Ele permite que utilizemos essa informação, desde que, para o bem dele. Por que não utilizar estas informações para tentar vender mais?

3 – Altos custos de operação

Muito tem sido investido em otimizar os custos de uma central de relacionamento, mas contratar, treinar operadores e utilizar a infraestrutura ideal ainda é uma batalha.

4 – Ganhar eficiência operacional

É muito desafiador conseguir, efetivamente, otimizar a central de relacionamento para que haja operadores suficientes sempre disponíveis quando o consumidor precisa e, mais importante, que estejam devidamente treinados para atender a uma grande variedade de reações, comportamentos e interações do público. Por isso, é preciso otimizar constantemente a força de trabalho.

5 – Riscos mais altos

São várias as leis, padrões e regulações que as centrais de relacionamento precisam cumprir e o custo para violar isso é muito alto. É preciso se adaptar rápido e dinamicamente, de maneira efetiva, além de conhecer o que há de mais recente em tecnologia para entregar a melhor experiência ao consumidor.

6 – Captura e utilização de dados

Muitos dados estão sendo obtidos pelas centrais de relacionamento, mas são pouco utilizados de forma inteligente para entregar experiências incríveis – e, muitas vezes, poderiam ser utilizados como estratégias de marketing. Uma leitura inteligente de dados pode entregar alto valor estratégico à empresa, contribuindo para a solução de problemas recorrentes.

 

Acesse nossos materiais educativos

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!