Blog
Voltar
Compartilhe

Saiba o que as empresas inovadoras esperam de quem está começando no TI

Tecnologia e Inovação
calendar 13.3.2017

Aí você está prestes a se formar, destruindo na programação, apavorando no desenvolvimento front-end, por dentro das últimas tendências, dominando as últimas linguagens… Voando!

Saindo da faculdade você está garantido: vai entrar no emprego dos sonhos, chegar como “a mina” ou “o cara”, sentar na sua cadeira e produzir como se não houvesse amanhã. Você e sua máquina, como se não houvesse ninguém ao seu lado, como se o time fosse você e ninguém além de você…

SÓ QUE NÃO!


Calma jovem!!

Você começou bem, mas AINDA é novo por aqui, né?

Então, continue lendo!

Nesse post vou mostrar que você está no caminho, mas vou também adiantar algumas coisinhas “extracurriculares”,  que vão te provar por A + B que um bom profissional não é feito apenas de conhecimento técnico e que esse novo mercado não procura só  por uma máquina de produtividade.

As grandes empresas (não digo de tamanho, mas de relevância e impacto) buscam um profissional dinâmico, inovador, com propósitos claros, que saiba trabalhar em equipe e conviver com as mais diferentes cabeças e culturas.

As empresas apostam nesse perfil para crescer de maneira escalável ao usar algumas tecnologias  para resolver problemas de uma nova maneira.

Então vamos lá! Prometo que ao final dessa leitura você terá uma nova visão do que é o mercado e as empresas e, com certeza, estará mais empolgado ainda pra começar!

O aqui chamado novo modelo de empresa chegou com uma proposta diferente: quebrar parâmetros quadrados das empresas e escritórios tradicionais, promovendo bem estar, interação, treinamento e capacitação de seus colaboradores.

Tudo isso sem deixar cair a peteca.

Com todo dinheiro e tempo investidos, a alta performance é resultado na entrega de soluções inovadoras que impactam uma realidade e cativa ainda mais clientes.

Boa parte disso acaba retornando em uma cultura em que todos (TODOS MESMO!) são felizes no que realizam e se sentem donos da empresa (e agem como tal).

Voltando lá no comecinho, quando falei que você é “o cara” ou “a mina”… Take it easy!

Veja só o que esse novo modelo de empresa espera de você!

Ser um profissional de ponta, atualizado e bem informado  é sempre bom para as empresas, mas fazer parte de um time, se encaixar no perfil e cultura, compartilhar das mesmas ideias de crescimento e relacionamento profissional fazem desse colaborador uma peça-chave do quebra-cabeça.

Lembre-se de que você não deve ser atraído só pelos almoços gratuitos, massagens subsidiadas e ambientes cool, mais do que isso, você deve querer trabalhar com os melhores criativos inteligentes que você jamais poderia imaginar.

Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg, ex-CEO e ex-CTO da Google, respectivamente, dizem sobre as pessoas criativas inteligentes o seguinte:  “suas qualificações começam pela inovação, mas também incluem muito trabalho. Ela é determinada a ter sucesso, e isso não acontece no horário comercial”.

(Dica de leitura: How Google Works, Eric Schmidt & Jonathan Rosenberg)

Se liga em algumas dicas:

1) A primeira impressão

Eu sei que é bem clichê, mas não tem como negar que a primeira impressão é a que fica!

E não se prenda apenas à sua aparência. Mas isso não depende tanto do seu estilo ser mais social, mais sério, ou se você é o tipo descolado e roupas cool!

A primeira impressão aqui vai muito além disso. Quem é você? Quais são seus propósitos e valores? Como você conseguirá aliar paixão, técnica e necessidades ao redor em um time de alta performance?

Seja atencioso a esses detalhes, mostre-se receptivo às conversas de forma respeitosa.

Use a premissa: ouvir com atenção, falar com intenção!

Seja aquele ou aquela que você  gostaria de esbarrar no banheiro às 3 da manhã porque você ficou até tarde trabalhando.

2) Visão dos negócios e cultura

Procure entender e se encaixar nos processos e interesses da empresa como se você fosse o dono! Opine, ouça opiniões, ouça pessoas que estão acima ou abaixo de sua posição.

Seja curioso, procure entender o que cada colaborador faz, como a empresa contribui em seu mercado, como você pode otimizar seu papel nessa engrenagem e como você pode contribuir para o crescimento da empresa.

Além disso, tenha muito claro quais são seus pontos de evolução e saiba no que você é excelente! Peça feedbacks sempre para seu desenvolvimento e o do time!

3) Uhuuuu! É festaaaa!

Se você  já assistiu o filme “Os Estagiários” sabe muito bem do que eu vou falar aqui: Video-game, ping-pong, pebolin, puff, salas de leitura e descanso, dinâmicas, recreação, cafés da manhã, festas temáticas no horário de trabalho…

Aí vem seu pai e fala: no meu tempo não tinha isso! E isso é fato!

Lembre-se de que a empresa investe em você, no seu bem estar e mais do que isso, no processo criativo e inovador que um ambiente assim pode fomentar nos times.

Eu chamo de liberdade x compromisso.

Você tem todos esses recursos à disposição e você deve usá-los, mas tenha em mente que você tem direitos e deveres!

Se organize, mantenha seus projetos sempre organizados e em dia (afinal, um time performa muito mais quando todos estão engajados) e corra pro abraço sem medo!

4) O legalzão!

Essa é a dica do “desconfiômetro”!

Com toda essa proximidade proporcionada pela cultura da empresa e seus colaboradores, nada mais esperado do que a afinidade entre o time aumente, as relações profissionais e pessoais se intensifiquem e as brincadeiras comecem a aparecer!

Brincar é saudável! De certa forma, fortalece o relacionamento. Mas cuidado!

Aqui entra perfeitamente aquela palavrinha que você leu lá no começo: RESPEITO.

Brinque de forma saudável, não force a intimidade e nem a amizade com seus companheiros de time, atente-se aos seus limites e aos limites de bem estar e boa convivência na empresa!

5) O Grand Finale de Expediente!!

Tá aí uma dica tão importante  quanto as anteriores: O famoso Happy Hour!

Se os colaboradores de sua empresa têm essa cultura, essa é uma ótima oportunidade de mostrar mais de sua personalidade nos momentos fora da empresa: coisas que você gosta, filmes que curte, séries que acompanha, bandas, hobbies…

Essa é uma grande oportunidade de se apresentar e conhecer mais seus companheiros de time!

Tá, mas e aí? 

Claro que as dicas acima são apenas observações e que sozinhas não são a fórmula mágica para o sucesso profissional, mas alguns comportamentos dizem muito sobre seu caráter e quem você é.

Propósitos e valores são o que vai te conectar com a empresa e com as pessoas do time.

Para esse novo modelo de empresa, a soma desses fatores é um grande passo para se tornar um excelente profissional!

Acesse nossos materiais educativos

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!