Blog
Voltar
Compartilhe

Entenda o que é um Software como Serviço (SaaS) e suas as vantagens

Tecnologia e Inovação
calendar 8.7.2021

Nos dias atuais, muitas das tecnologias surgem para melhorar a experiência do usuário ou sanar alguns problemas que as ferramentas mais antigas possuem. Neste grupo estão os Software como Serviço, ou simplesmente SaaS. 

Esse tipo de ferramenta já está sendo usado por muitas empresas, e eu posso apostar que você também já aproveitou as facilidades desse tipo de serviço. Não reconhece nenhuma? Neste artigo você vai conhecer mais sobre elas. 

O que é SaaS?

A sigla SaaS vem do inglês Software as a Service. Elas são, basicamente, uma forma de disponibilizar softwares ou soluções de tecnologia por meio da internet, como um serviço. No modelo SaaS, os usuários não precisam mais instalar hardwares ou softwares para ter acesso a aquele serviço específico. 

Uma das queixas mais frequentes dos empreendedores, empresas ou usuários era em relação ao longo trabalho feito até ter acesso a um software. Além disso, existiam diversos programas diferentes que uma empresa precisava usar. Por fim, o resultado eram computadores com diversos programas instalados, que necessitavam de atualizações e manutenções frequentes.

Buscando mudar esse cenário, o sistema SaaS surgiu dando a opções de acessar todos esses programas através da internet. Além disso, esse tipo de plataforma também dá espaço para que o acesso aconteça em máquinas diferentes. No cenário de home office, elas são de extrema importância, já que possibilitam ao usuário um acesso mais simples e de qualquer lugar as plataformas. 

A principal diferença entre o modelo SaaS e os softwares comuns é a hospedagem dos dados. Todos eles estão armazenados na nuvem e podem ser acessados através de um navegador. Enquanto nos softwares o programa fica instalado literalmente na máquina.

Conheça algumas empresas SaaS:

Com a descrição feita, você já conseguiu relacionar esse formato a alguma empresa que utiliza no seu dia a dia? Se não, não se preocupe, vamos te contar agora.

Para que uma plataforma seja considerada SaaS ela precisa ser focada em serviço. Além disso, é preciso que o usuário consiga acessá-la através de um navegador web ou um aplicativo para o acesso pelos dispositivos móveis.

O Google Drive, que presta um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos, é um bom exemplo do serviço SaaS. Assim também, a Netflix, a maior plataforma de streaming do mundo também utiliza esse formato. Não é à toa que você pode acessar seus conteúdos através de qualquer aparelho que possua internet. Além disso, também é possível utilizá-la através de um aplicativo para dispositivos móveis. 

No mundo do atendimento, as plataformas SaaS chegaram fazendo sucesso. Isso porque elas tornam o processo das empresas mais otimizado. Atender sem a necessidade de grandes estruturas pode ser extremamente benéfico às empresas.

A plataforma NeoAssist, por exemplo, é SaaS. Com ela sua empresa pode atender sem a necessidade de um programa instalado no computador. Assim, basta contar com um dispositivo conectado à web e pronto! Você terá uma visão unificada de todos os canais – por se tratar de uma plataforma omnichannel – e realizar o atendimento aos seus clientes. 

Por que utilizar uma empresa de Software como Serviço?

Devemos lembrar que as empresas SaaS podem ser dos mais variados tipos. Como citados, desde serviços de streaming até plataformas de atendimento. Por isso, o uso se estende também a empresas, usuários e consumidores. 

Mas você tem uma empresa e está em dúvida se esse tipo de serviço pode ou não ser interessante pra você? Então conheça algumas vantagens do seu uso.

Vantagens da utilização:

1. Diminuição nos custos

Em alguns tipos de software, além de obter a licença, é preciso contar também com a manutenção e taxas. No sistema SaaS isso não acontece. Assim, depois de adquirir um serviço deste tipo, ele fica preparado e configurado para o uso da sua empresa, sem surpresas. Você só precisará da internet para concluir o processo de utilização. 

2. Acesso a qualquer lugar 

Nos dias atuais, essa é uma das maiores vantagens desse tipo de serviço. O acesso a serviços SaaS podem ser realizados de qualquer lugar. E, além disso, de qualquer máquina. Dentro desse computador você terá acesso a todos os seus documentos, dados, serviços etc. Isso porque tudo estará armazenado na nuvem. 

3. Integração com outros sistemas 

Que tal integrar o seu sistema SaaS a outros sistemas? Nesse modelo de serviço sua empresa consegue realizar uma integração simples e otimizada. Muitos sistemas desse tipo fornecem as famosas APIs (Interfaces de Programação de Aplicativo), função que torna esse processo ainda mais fácil e rápido. 

4. Atualizações automáticas

Já passou pelo episódio de precisar utilizar o software e aparecer a mensagem de que ele precisa ser atualizado antes da utilização? Pois é, esse é um quesito que esse modelo de serviço conseguiu solucionar. As atualizações acontecem automaticamente, deixando o software pronto para utilização. 

5. Alto poder de customização 

Esse tipo de software oferece uma liberdade grande ao usuário. Em suma, é possível alterar pacotes com facilidade e escolher aquele que mais faça sentido a sua empresa. 

Alcance o sucesso utilizando um sistema SaaS

Como explicamos neste artigo, o modelo SaaS já é utilizado em muitas empresas no cenário mundial e nacional. Além disso, o uso dela se estende a áreas diversas, sendo extremamente útil e benéfica em todas elas. Contar com a utilização de um SaaS pode colocar sua empresa em um outro nível. 

Hoje, existem uma variedade de ferramentas que otimizam e facilitam o trabalho do dia a dia. Apostar nessas tecnologias faz com que sua empresa possa dedicar mais tempo a ações que ainda não podem ser feitas por máquinas, como, por exemplo, construir uma comunicação de excelência com o consumidor.

Tecnologia para atendimento ao cliente

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!