Blog
Voltar
Compartilhe

Q-Commerce: entregas em até 30 minutos já são realidade

Tecnologia e Inovação
calendar 20.1.2022

Os consumidores 5.0, pessoas que já nasceram em um mundo conectado, possuem um perfil muito mais exigente do que as gerações anteriores. Eles já estão imersos na tecnologia desde muito cedo e querem atendimentos mais ágeis e mais personalizados.  

Esse grupo, ao tomar uma decisão, não leva em conta somente a qualidade do produto, ele também preza por todo o valor agregado ao item, como uma boa experiência e uma relação de identificação e proximidade com a marca.  O Consumidor 5.0 mudou toda a forma da marca se relacionar com o cliente, e o atendimento que antes exigia que o consumidor se deslocasse até a loja, hoje, é possível fazer tudo de forma remota ou híbrida. 

Para este novo perfil de consumidor, a tendência Q-Commerce ou Quick Commerce que está sendo muito falada para o ano de 2022 promete atender os seus gostos com muito mais agilidade e praticidade, duas coisas que o consumidor 5.0 admira muito

Mas afinal, o que é Q-Commerce?

Quando se trata de e-commerce, podemos entrar em um consenso de que ninguém aguenta ficar esperando o pedido chegar por dias, ou pior, ter que ficar acompanhando o rastreamento de hora em hora na expectativa da chegada do produto. Por isso, o comércio eletrônico tem reduzido drasticamente o tempo de entrega para o mesmo dia ou em apenas alguns minutos.

O modelo Q-Commerce é baseado nas plataformas de entrega de alimentos que estão se expandindo para outros serviços e produtos.  A principal característica dele é a velocidade de entrega, mas sem perder a qualidade e o bom atendimento

Em 2022, um grande desafio para as empresas será a logística, pois para implementar o Q-Commerce em seu dia a dia, será necessário trabalhar a acuracidade dos estoques, visto que, com o crescente uso da plataforma omnichannel que muitas empresas têm feito, é preciso cuidar para que o produto esteja disponível no canal que o cliente escolheu para ser atendido. 

Características do modelo de entrega rápida 

entregas rápidas

Tempo ágil 

O Q-Commerce veio para mudar o tempo de entregas que levavam horas e até mesmo dias para minutos. Ele é capaz de combinar as vantagens do comércio eletrônico tradicional com as inovações da tecnologia na forma de comprar e vender online. 

Para os varejistas, será quase impossível não ter essa forma de entrega em seus serviços, porque não será apenas mais um benefício e, sim, uma necessidade de sobrevivência no mercado virtual. 

O consumidor 5.0, acostumado com o imediatismo, não vai querer mais esperar dias para ter o seu produto em mãos, ele vai optar por uma opção que unifique qualidade, preço justo e rapidez, assim como o Q-Commerce.

Novos modelos operacionais

Um fato curioso sobre as empresas que adotam o Q-Commerce é que nem todas usam o mesmo modelo operacional. No entanto, é muito comum que existam entre elas as microhubs (instalação onde a mercadoria é agrupada para ser entregue em uma determinada área urbana) e dark stores (locais estratégicos para armazenamento online, seleção e distribuição de produtos).  Com isso, os pedidos podem ser atendidos com uma enorme rapidez. 

Entregas rápidas sete dias por semana e 24 horas por dia

Outra característica bastante comum no Q-Commerce é utilização da logística de terceiros no modelo de crowdsourcing, que utiliza recursos conectados a uma comunidade online. 

Com a união de diversas pessoas pelo mesmo propósito, as entregas rápidas são muito mais fáceis de ocorrer, além disso, com o uso de bicicletas e motos para transporte, também é possível unir agilidade com sustentabilidade.

Quais as diferenças entre E-commerce e Q-Commerce?

diferença entre qcommerce e ecommerce

Apesar do nome parecido e de ambos estarem ligados ao comércio digital, a principal diferença do Q-Commerce para o E-commerce é a velocidade e a priorização pelo o agora.  Além dessa, existem outras características que os diferenciam. 

E-commerce

  • Entrega de dois a três dias após a realização do pagamento;
  • Estoque com os principais produtos disponíveis;
  • Transporte realizado por carros ou caminhões de entrega;
  • O consumidor se preocupa com o preço e não com a velocidade.

Q-Commerce

  • Entrega em até 30 minutos;
  • Estoque com a seleção de produtos disponíveis;
  • Transporte feito por bicicletas ou motos;
  • O consumidor se preocupa com a velocidade da entrega, além do preço. 

O Q-Commerce veio para ficar?

Apesar de estar em evidência, grande parte das empresas que utilizam esse modelo ainda são especializadas na entrega de alimentos. Porém, a expectativa é de que isso possa se expandir para a entrega de qualquer item como algumas lojas do varejo  já estão fazendo. 
Como mencionei no início deste artigo, as pessoas estão evoluindo juntamente com as novas tecnologias, isso reflete na forma como elas esperam ser atendidas. No último ano, muito se falou sobre hiperpersonalização do atendimento e essa é uma tendência que está cada vez mais presente nos varejos que querem ter uma boa relação com os seus clientes.  De certa forma, o Q-Commerce também faz parte de um atendimento personalizado, pois através dele, os consumidores 5.0, podem se sentir especiais, consumindo um serviço que preza pela agilidade, mas sem perder a qualidade.

Táticas Matadoras de Atendimento ao Cliente

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!