Blog
Voltar
Compartilhe

O que é ITIL e qual a sua finalidade? Entenda este termo

Tecnologia e Inovação
calendar 3.12.2021

Cada vez mais o termo ITIL tem sido utilizado por empresas que trabalham com tecnologia. Mas afinal, você sabe o que significa este termo?

ITIL (Technology Infrastructure Library) em uma tradução literal significa Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação, ele serve para organizar processos de TI e construir um ambiente mais estável e com melhorias que podem oferecer uma entrega de qualidade para os clientes.  

Como surgiu o ITIL? 

O ITIL surgiu nos anos 80 a partir de um projeto da Grã-Bretanha que tinha como objetivo padronizar e arquivar as melhores práticas relacionadas aos processos de gestão em TI

Inicialmente, o projeto apenas visava documentar processos, mas acabou se tornando uma prática imprescindível para as empresas de tecnologia. 

Além disso, o ITIL tem passado continuamente por atualizações que visam melhorar cada vez mais esse conjunto de boas práticas que trazem melhores resultados para os clientes.

No ano de 2007 foi realizada uma grande atualização das práticas. Nela, foram vistas novidades de trabalho do setor de Tecnologia da InformaçãoI: novos modelos como outsourcing, cloud, serviços compartilhados e virtualização.  

Como funciona o ITIL? 

O ITIL já passou por diversas atualizações para poder se encaixar nas constantes mudanças tecnológicas. Atualmente, o manual de boas práticas conta com cinco principais etapas, sendo elas:

  • Estratégia de Serviço;
  • Design de Serviço;
  • Transição de Serviço;
  • Operação de Serviço;
  • Melhoria Contínua do Serviço;

Estratégia de Serviço 

Esse processo tem como objetivo possibilitar a avaliação de fatores que precisam de melhorias. Ele também é responsável por transformar o serviço de TI em um ativo estratégico. Através dele cria-se um plano que conta com a cultura corporativa, governança, políticas e padrões que garantem a implementação e gerenciamento de serviços. 

Design de Serviço

O Design de Serviço ajuda a eliminar e atualizar os elementos que estão atrapalhando o processo. Ou seja, ele mapeia a disponibilidade de profissionais do setor e analisa as suas habilidades para otimizar processos já existentes e desenvolver novos. 

Transição de Serviço 

Esse processo trata-se da mudança no ambiente de produção. Nele, muitos testes são realizados para evitar erros no trabalho. Essa etapa também envolve a cultura organizacional, pois afeta o ambiente corporativo e pode trazer mudanças. 

Operação de Serviço

Esta etapa é muito importante para criar uma relação de confiança com o seu cliente. Ela tem como meta garantir que os serviços de TI sejam realizados com qualidade e suporte, para que, se houverem falhas, os clientes tenham com quem contar. 

Melhoria Contínua do Serviço

Essa fase tem como objetivo supervisionar possíveis falhas e corrigi-las. Além de definir melhorias para o serviço. 

Certificação 

Cada vez mais as empresas têm investido na implementação do ITIL, pois além de reduzir os custos operacionais de Tecnologia da Informação, também é possível elevar os níveis de satisfação dos funcionários e ter uma diminuição significativa nos tempos de processos.

Para utilizar o ITIL é importante ter uma certificação que conta com 4 níveis: o Foundation, Advanced, Intermediate e Executive. 

  • Foundation: É a certificação básica de ITIL. Visa aumentar a qualidade do gerenciamento de serviços de TI e fornecer uma base de conhecimento para um programa completo de exames.
  • Advanced: Essa certificação prepara o profissional para as principais habilidades ao aplicar os conceitos de ITIL em sua organização.
  • Intermediate: Esse certificado é focado para conteúdos específicos que englobam uma ou mais etapas do ciclo de vida do serviço de ITIL. 
  • Executive: É o nível mais alto das certificações de ITIL. Ele se baseia em todo conhecimento adquirido ao longo do esquema de qualificação e valida a aplicação prática do framework do ITIL no local de trabalho. 

Quais as vantagens do ITIL?

As vantagens de utilizar o ITIL são diversas. Ele ajuda a melhorar o desempenho dos funcionários, pois os seus processos são organizados para que haja uma melhor compreensão da equipe sobre quais são os seus deveres e prioridades. 

Além disso, através desse processo também é possível perceber uma grande melhoria na redução de gastos, já que o ITIL consegue detectar falhas e erros com maior antecedência, assim minimizando os prejuízos. 
Além desses pontos, ainda é possível gerar uma grande satisfação no cliente, pois os serviços prestados passam a apresentar melhor qualidade e estabilidade.

Tecnologia para atendimento ao cliente

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!