Blog
Voltar
Compartilhe

Entenda o conceito de FAQ Inteligente e como criar uma em sua empresa

Tecnologia e Inovação
calendar 27.9.2022

Provavelmente você já deve ter visto o termo FAQ em algum site próximo de dúvidas e perguntas frequentes. Mas você sabe realmente qual seu significado?

Neste artigo iremos falar sobre a FAQ e também o conceito de FAQ Inteligente. Continue lendo.

O que é FAQ?

FAQ é a sigla para o termo em inglês Frequently Asked Questions que, em português, sua tradução significa Perguntas Mais Frequentes. Nesse sentido, independente do segmento de uma empresa, os clientes terão dúvidas mais recorrentes sobre determinados assuntos e cabe às marcas respondê-los.

Assim, ao identificar quais são essas perguntas, sua empresa será capaz de oferecer as respostas de forma objetiva e rápida. Como consequência, ótimos resultados farão parte de seu negócio, alguns deles são:

  • Redução da quantidade de chamados abertos nos canais de atendimento;
  • Apoio ao onboarding de novos clientes;
  • Aumento da satisfação dos clientes;
  • Melhoria contínua.

Qual a diferença da FAQ para a FAQ Inteligente?

A FAQ normalmente é vista nos sites como uma parte de dúvidas e, em sua maioria, são estáticos e devem ser alimentados manualmente.

A FAQ Inteligente, nada mais é do que a FAQ que já conhecemos com uma Inteligência Artificial, dessa forma sua empresa é capaz de oferecer respostas rápidas para as perguntas mais frequentes dos clientes. Isso, de forma automática e sem precisar de intervenção humana.

SAIBA MAIS: Entenda a estratégia por trás das Perguntas Frequentes (FAQ)

Quais os benefícios de uma página de FAQ Inteligente?

Como comentamos brevemente no bloco anterior, a FAQ Inteligente permite que a sua empresa ofereça as melhores respostas para as perguntas de seus clientes de forma rápida e automatizada, ou seja, sem precisar de intervenção humana.

Agora vamos ver alguns benefícios que este tipo de canal de atendimento pode trazer para a operação de atendimento da sua empresa.

Ofereça respostas a qualquer momento

Retenha as principais dúvidas dos clientes de forma rápida e objetiva. Com o autoatendimento, seu time operacional irá performar mais, pois, chegará para eles só as demandas mais complexas. Já as dúvidas mais simples, a FAQ Inteligente atenderá por você durante 24 horas por dia todos os dias da semana.

Reduza o número de chamados abertos

O autoatendimento bem estruturado reduz a quantidade de acionamentos e por isso ajuda a melhorar métricas importantes das operações de atendimento ao cliente como, por exemplo, SLA e Tempo Médio de Atendimento (TMA).

Aumente a satisfação dos seus clientes

Clientes que encontram com facilidade as informações que buscam ficam mais satisfeitos. Por isso oferecer soluções de autoatendimento é fundamental para fidelizar os consumidores.

Embed: https://youtu.be/B7TMeW_IRfs

O que uma página de FAQ deve conter?

Já entendemos qual o conceito de uma FAQ e agora você deve estar se perguntando qual conteúdo deve se conter uma página de perguntas frequentes. Na hora de fazer a curadoria destas perguntas, quanto mais objetivo, melhor. Então separamos abaixo algumas dicas importantes do que não pode faltar:

  • Procure conversar com os operadoras que estão na linha de frente do atendimento para incluir as perguntas básicas e frequentes com respostas simples e diretas;
  • Facilite a comunicação para o seu cliente, então utilize prints das telas do site como exemplos para ilustrar e facilitar o entendimento;
  • Utilize links de outros conteúdos como artigos do blog, e-books e infográficos para redirecionar os usuários a conteúdos mais aprofundados sobre o assunto de cada pergunta;
  • Facilite a leitura dinâmica e destaque trechos importantes do texto com palavras com links, em itálico e negrito. Dessa forma, seu cliente encontrará  informação que precisa de forma rápida.

LEIA TAMBÉM: O que o seu cliente precisa em alguns cliques.

Entenda como o Autoatendimento da plataforma NeoAssist funciona melhor com outros módulos!

Se você busca uma solução completa de atendimento para ter um FAQ Inteligente automatizado e que auxilie nas demandas do seu time de atendimento, conte com a NeoAssist.

Além disso, separamos o porquê que a FAQ Inteligente da NeoAssist funciona ainda melhor com outros módulos de atendimento como WhatsApp, Chatbot, E-mail, Redes Sociais, entre outros.

  • Transição de canais: Direcione um chamado para outro canal com nosso atendimento inteligente.
  • Históricos unificados: Visualize a linha do tempo de cada cliente e entenda como ele se comporta.
  • Segmentação contextualizada: Direcionamento para operadores de acordo com a demanda, nível hierárquico, grau de urgência etc.

Métricas e relatórios: Saiba quais são seus pontos fortes e fracos através de relatórios precisos e personalizados.

Acesse nossos materiais educativos

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!