Blog
Voltar
Compartilhe

Relacionamento com clientes e atendimento digital: Entenda por que investir

Jornada do cliente e comportamento do consumidor
calendar 4.1.2023

Investir no atendimento ao cliente digital dentro da sua empresa é também investir no relacionamento a longo prazo com seus clientes, pensando nisso, trouxemos este artigo a fim de entendermos a fundo o conceito de atendimento digital e qual a importância de investir nessa estratégia.

Continue acompanhando este artigo para entender mais.

O que é atendimento digital?

O atendimento digital surgiu como forma de suprir as necessidades do novo perfil de consumidor, o consumidor 4.0. Este perfil de cliente é hiper conectado, exigente e principalmente imediatista, ou seja, quer tudo na hora.

Leia também: Saiba o que é um sistema de gerenciamento de atendimento e como implementar

Diferença entre atendimento digital e tradicional

Segundo  Philip Kotler, conhecido como o pai do marketing, esses dois modelos de atendimento se diferem da seguinte forma:

  • Atendimento digital: nesse tipo de atendimento, o produto e os meios definidos pela empresa são mais importantes do que as necessidades, desejos e interesses do cliente;
  • Atendimento tradicional: ao contrário do atendimento tradicional, no digital as empresas estão preocupadas com os valores que as pessoas consideram importantes, e na identificação do estilo de uma marca com a vida pessoal de um consumidor. Além do produto e do canal digital, a experiência de consumo é determinante nas decisões de compra.

Veja mais: Transformação digital: veja os impactos no atendimento

Como estruturar uma operação de atendimento digital?

Para criar o melhor fluxo de atendimento ao cliente para a sua empresa, é importante levar em consideração três camadas de abrangência de chamados que são: automático, inteligente e humano.

Automático

Quando falamos na camada de atendimento digital automática, estamos levando em consideração comandos não complexos, que tem como função principal captar leads, direcionar e informar clientes.

Exemplos: chatbots simples, que seguem um fluxo de atendimento pré-definido com consulta de dados de outros sistemas.

Inteligente

Nesta camada do atendimento, a tecnologia é mais inteligente, e tenta entender a necessidade do cliente, para então oferecer uma solução que seja assertiva e que ajude na tomada de decisões.

Exemplos: chatbots baseados em inteligência artificial.

Humano

Nesta última camada ficam as pessoas operadoras que são capazes de resolver questões mais complexas e que os bots não conseguiram resolver

Plataforma de atendimento digital: o que é e por que usar

Uma plataforma de atendimento ao cliente digital é um sistema único com um conjunto de canais de atendimento que auxiliam no relacionamento entre clientes e empresas.

Este tipo de plataforma pode facilitar a comunicação entre operadores e clientes. Em resumo, esta solução é utilizada para atender às demandas dos clientes através de canais de relacionamento que sejam mais convenientes para o consumidor.

Uma boa jornada de experiência pode ser conquistada através de uma central de atendimento ao cliente de alta qualidade. Garantir que os clientes possam ser atendidos através do canal preferido e receber uma experiência de atendimento consistente com sua empresa, faz parte de uma jornada omnichannel completa.

Tenha um atendimento Omnichannel

O crescimento dos canais de comunicação e as novas tecnologias permitiram que as empresas adotassem uma abordagem omnichannel para o atendimento e relacionamento com o cliente.

O novo perfil de consumidor, que é hiper conectado à internet e muito mais exigente em suas escolhas, também mudou a sua forma de se relacionar com empresas, pois este perfil busca um atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana.

As empresas que possuem um atendimento ao cliente omnichannel de verdade, podem manter consistentemente ótimas experiências para este perfil de cliente, independentemente do canal de comunicação.

Dessa forma, contar com uma plataforma de atendimento ao cliente digital se tornou primordial para as empresas que buscam acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor.

Por que investir em uma tecnologia de atendimento digital

A NeoAssist é uma solução de atendimento ao cliente omnichannel, ou seja, uma plataforma que ajuda você a se conectar verdadeiramente com seu cliente, durante toda a sua jornada de relacionamento.

Através de uma plataforma omnichannel você terá uma visão 360º do seu cliente, além de um histórico integrado de todas as interações que seu cliente teve com a sua empresa independentemente do canal que foi utilizado para o chamado.

Conheça a solução NeoAssist conversando com um de nossos especialistas!

Acesse nossos materiais educativos

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!