Blog
Voltar
Compartilhe

Entenda o que é atendimento automático via WhatsApp?

Atendimento ao cliente omnichannel
calendar 18.8.2022

O WhatsApp é uma ferramenta de mensagens muito útil e prática quando pensamos em oferecer um atendimento eficaz e acessível para seus clientes.

Esta ferramenta se tornou importante para executar a tarefa de aproximar o consumidor da empresa, já que o aplicativo de mensagens instantâneas confere mais agilidade e otimização de tempo.

Mas, caso o seu interesse seja de implementar o atendimento automático pelo WhatsApp no seu negócio, continue lendo este conteúdo.

O que é atendimento automático via WhatsApp?

Antes de mais nada é importante entendermos o que é de fato o atendimento automático do WhatsApp que nada mais é do que mensagens pré-programadas para serem utilizadas na comunicação com os clientes. Mas só será possível com a programação das mensagens. 

Homem mexendo no celular

Existem 3 tipos principais de mensagens que são elas:

  • Mensagens de saudação: servem para recepcionar o público e são importantíssimas para transmitir ao cliente maior clareza sobre os produtos ou serviços da sua empresa.
  • Mensagens de ausência: indicam ao cliente que você está ausente no momento e poderá atendê-lo assim que possível. 
  • Mensagens rápidas: são respostas para as perguntas mais frequentes que os clientes têm como horário de funcionamento, valores, prazos, pagamentos etc. 

3 benefícios de um WhatsApp automatizado

Por ser um canal de mensagens instantâneas em tempo real, o público costuma exigir um atendimento rápido e de qualidade. Pensando nisso, agora que entendemos um pouco mais das funcionalidades do WhatsApp, confira alguns benefícios que separamos em ter uma automatização neste canal de atendimento.

Ganhe tempo no atendimento

Ter uma automatização na sua operação irá ajudar os atendentes a ganharem agilidade e tempo na hora de realizar um atendimento ao cliente.

Com as respostas automatizadas o seu atendimento poderá sanar dúvidas ou resolver problemas de forma rápida e assertiva, pois o seu cliente conseguiria realizar funções e obter informações sem a ajuda de um operador.

Direcione os tipos de atendimento

Se você procura uma forma de direcionar os esforços do time, a automatização do WhatsApp pode ser uma ótima solução.

Com esta ferramenta você consegue organizar o seu time com equipes especializadas em determinados assuntos e direcionar de acordo com o tipo de atendimento que seu cliente procura.

Obtenha feedbacks de clientes

Com uma boa automatização, você consegue criar pesquisas de satisfação para colher feedbacks sobre o atendimento e experiência que seu cliente teve com sua empresa através do WhatsApp.

Como implementar WhatsApp automatizado

Se você quer saber como automatizar o WhatsApp, a gente te explica!

Caso você queira fazer pequenas automatizações com as mensagens de ausência,  saudação e mensagens rápidas, você poderá utilizar o próprio aplicativo do WhatsApp Business para criá-la.

Entretanto, se você busca criar uma jornada visando uma melhor experiência do cliente com a sua empresa, você pode incluir um bot no WhatsApp para obter melhores resultados. Conheça mais da funcionalidade do WhatsApp:

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!