Blog
Voltar
Compartilhe

NRF 2023: confira as maiores tendências trazidas neste grande evento

Tecnologia e Inovação
calendar 19.1.2023

O ano mal começou e já temos muito o que pensar e debater sobre as tendências para o mercado e varejo. A NRF 2023 foi um sucesso e as expectativas já estão altas para o evento do próximo ano. 

Selecionamos algumas das principais tendências trazidas no evento para que você fique por dentro e, mais do que isso, comece a colocar em prática as ações necessárias para que o seu negócio continue crescendo, não só em 2023.

Quem esteve presente na NRF 2023?

Impossível listar todos aqueles que dividiram conteúdos, conhecimento e inspirações, dentro e fora dos palcos, durante esse grande evento. 

A estimativa é que mais de 40 mil pessoas estiveram presentes, além dos mais de 800 exibidores e 350 palestrantes. 

Mas vale citar algumas das mensagens trazidas e que podem estar entre aquelas que você vai escrever no post-it na parede ou no bloco de notas, como guias para esse ano. 

“Velocidade, inovação e atenção ao cliente”- Furner Chairman da NRF e CEO da Walmart. 

“As respostas estão com os clientes” – Paige Thomas, CEO da Saks off 5th 

“Das coisas que temos que fazer como líderes: adotar a cultura e ser modelo na empresa. Ser referência para equipes, clientes e comunidades.” Brian Cornell, CEO da Target. 

Quais são as principais tendências? 

“O fato é que os varejistasdevem se preparar rapidamente para eventuais e acentuadas crises e devem reorientar as operações para engajar o cliente, a partir da melhor experiência. Há um número enorme de consumidores, na casa de milhões, que vai adotar e manifestar seu apreço e vontade de experimentar metaverso e ambientes híbridos. 

Assim, cabe aos varejistas superarem os receios naturais e dimensionarem suas estratégias para atender as expectativas de cliente mais digitais, mais impacientes e mais intolerantes.” 

Vamos iniciar com essa frase do artigo de Jacques Meir, na Consumidor Moderno. Ela traz duas grandes tendências faladas bastante no evento: Experiência do cliente (CX) e Digitalização. 

Experiência do cliente

Pode parecer que você só lê sobre esse tema atualmente, mas fato é que a CX é uma tendência que vem crescendo e tomando grande amplitude. E quanto mais relutar para compreender isso e colocar em prática, mais tempo e dinheiro se perde. 

Um dos debates importantes trazidos no evento tem relação com a CX nos pontos físicos, uma retomada pós-pandemia e dúvidas de como se comportaria o consumidor diante do crescimento do virtual. 

A chamada hiperconveniência, que é o consumidor escolher dentre o físico ou o virtual, de acordo com a sua necessidade em cada momento, é o que se vê como tendência. E, diante disso, os negócios precisam estar atentos a CX em todos os seus pontos de contato com o cliente. A balança não pode pender para nenhum dos lados. A atenção tem que ser com o todo, e a experiência também. Saiba Mais: Tendências 2023 para melhorar o relacionamento e experiência do cliente

Digitalização

A digitalização engloba a tecnologia, a IA, o metaverso e tudo o que traz o ambiente digital mais presente nos negócios e no dia a dia das pessoas. 

Um grande insight dentro desse tema, trazido no evento, é o de fazer o básico bem feito, primeiro, antes de adentrar em campos desconhecidos. Exemplo simples: não crie um NFT sem que o seu produto físico seja a melhor versão que você pode entregar para o seu cliente. 

A cultura digital descentralizada, citada por Andrea Bell, vice-presidente de insights para consumidores na consultoria WGSN, é um tema pertinente que precisa estar no radar. A forma como as comunidades são criadas e as formas de engajamento do público com as marcas devem fazer parte dos estudos e do planejamento estratégico das empresas. 

Outro tema importante dentro da digitalização, trazido nos debates, é o da reflexão sobre as criações de tecnologias próprias. O quanto, em muitos mercados, isso é, na realidade, custo e não investimento. Já parou para pensar o quanto sua empresa gasta (de tempo e dinheiro) para criar soluções que não são a expertise do seu negócio e que podem ser adquiridas e gerenciadas por terceiros? Com um custo muito menor e com benefícios maiores? 

Paulo Guimarães, presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços (AFRAC), elencou alguns temas que foram predominantes neste ano na NRF 2023 e vamos falar sobre um deles:  Multicanalidade, ou seja, presença omnichannel 

É urgente estar em todos os canais, não só para fazer negócios, mas também para interagir com os clientes, trazendo para eles a segurança e afinidade buscada nos dias de hoje. 

Uma frase do Paulo Corrêa, citada pelo Alfredo Soares no Linkedin, “Conversou, vendeu mais”, finaliza bem esse artigo. 

Quem tem canais de conversa com seus clientes, tem assunto, porque conhece com profundidade e, diante de tudo isso, fornece uma boa experiência. Portanto, tem resultados. Alia todas as tendências citadas numa convergência inteligente e estratégica. É o que você quer para o seu negócio? Conheça as soluções da NeoAssist e se diferencie.

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!