Blog
Voltar
Compartilhe

NeoCast – Como as empresas enxergam o atendimento ao cliente com Rodrigo Tavares

Tecnologia e Inovação
calendar 3.8.2018

O NeoCast está de volta! Depois de uma temporada longe, voltamos com um convidado muito especial, o Rodrigo Tavares, Head of Experience & Relationship da 99. O podcast foi produzido com base no estudo que lançamos sobre como as empresas enxergam o atendimento ao cliente no Brasil. Entenda um pouco sobre como foi o podcast, neste artigo.

Neste episódio abordamos temas como:

  • A importância do atendimento ao cliente;
  • Satisfação do cliente;
  • Gestão da operação;
  • Tecnologia no atendimento.

A importância do atendimento ao cliente

Neste tópico abordamos como o atendimento ao cliente está sendo visto pelas empresas. O atendimento ao cliente foi visto por muito tempo como um centro de custos e a mudança de mindset do consumidor guiou as mudanças nas operações. O atendimento ao cliente é um lado estratégico dos negócios e saber como atuar nele pode ser um diferencial muito interessante para diversas empresas.

As estratégias das empresas estão voltadas, ou pelo menos deveriam estar, para a experiência do cliente e em como é possível manter o cliente próximo. Esse é um dos quesitos mais importantes do atendimento ao cliente, pois, segundo o estudo sobre a percepção do consumidor sobre o atendimento ao cliente, 92% dos clientes não são fiéis à uma marca apenas por conta dos produtos e serviços que eles prestam.

Satisfação do cliente

Neste tópico abordamos o valor das métricas tradicionais em comparação a índices de satisfação. Muita centrais ainda se fixam no controle da operação olhando apenas para métricas como TMA, First Call Resolution e afins, mas o jogo mudou.

Obviamente é importante metrificar toda a interação do cliente, mas mais importante que saber esses dados, é entender se o cliente, ao final dos serviço, ficou satisfeito com o atendimento recebido.

Neste tópico também conseguimos compartilhar algumas histórias sobre atendimento ruins e atendimento bons que o Albert e o Rodrigo já receberam na vida.

Também foi abordada a diferença entre o encantamento do cliente e a satisfação, tendo em vista que as duas, muitas vezes, são comparadas. Por fim, descobrimos algumas métricas de satisfação e como aplicar nas operações.

Gestão da operação

Neste tópico foi debatido como é possível manter os colaboradores em suas funções em um mercado com um turnover tão quanto o mercado de atendimento. Para isso, é fundamental que os líderes se empenham em iniciativas que busquem capacitar, empoderar e satisfazer os operadores.

O dimensionamento da central de acordo com a demanda de cada canal também é abordado, afinal, como fazemos para definir qual é o melhor perfil para atender por determinado canal?

Também conseguimos falar como utilizar os feedbacks, independentemente se ele é positivo ou negativo.

Tecnologia no atendimento

Neste parte do podcast foi debatida a investida em canais de autoatendimento e quanto isso impacta as centrais de atendimento nos dias de hoje.

Os canais digitais possibilitam uma redução na demanda pelos canais de voz. Isso liberta o operador para lidar com casos mais complexos e se capacitar para sempre estar evoluindo.

A última parte diz sobre a grande polêmica entre o avanço da tecnologia e a redução de humanos nas centrais, abordando também como será o futuro do atendimento ao cliente.

Um pouco mais sobre o Rodrigo Tavares

Graduado em Estatística e em Marketing de Serviços, trabalhou um bom tempo da carreira em bancos como Itaú, Real, Santader, HSBC. Sempre muito voltado para CRM e marketing de relacionamento.

Trabalhou em algumas StartUps sempre lidando com a parte de CRM e relacionamento com o cliente.

Em 2012 entrou no MercadoLivre e liderou o time de atendimento ao cliente por 4 anos.

Migrou para Expedia e liderou a área comercial, um market place de viagens.

Neste ano, aceitou um desafio na 99 e voltou para a área de relacionamento com os clientes.

Saiba mais no NeoCast

Entenda um pouco mais sobre cada tema e veja o lado mais prático dos especialistas em atendimento ao cliente neste podcast. Qualquer indicação de tema será bem recebido!

Acesse nossos materiais educativos

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!