Mudanças no mercado em 2023: Como usar a tecnologia a seu favor

4 minutos para ler

O mercado vem mudando constantemente conforme as tecnologias vão avançando e o comportamento do consumidor vai se tornando mais exigente e ligado nas novidades.

Por isso, se a sua empresa quer se manter atualizada e relevante para os consumidores, é essencial acompanhar as movimentações e se adaptar de forma rápida e assertiva.

Neste artigo vamos entender  algumas das tendências esperadas para o ano de 2023 no mercado brasileiro e como utilizar a tecnologia a favor da sua empresa para alavancar vendas e atingir objetivos. Continue lendo.

Tendências e mudanças no mercado para 2023

Inteligência Artificial

A inteligência artificial ou IA, tem sido cada vez mais usada pelas empresas para desenvolvimento de produtos e melhoria de processos para aproximar seu consumidor,

Um outro uso que tem crescido consideravelmente no mercado é o uso de IA para mecanismos de reconhecimento de fala e de padronização de linguagens ou até mesmo para criação de chatbots, textos e até mesmo imagens em conteúdos de comunicação.

Lojas físicas com experiência Phygital

A pandemia da COVID-19 impulsionou a presença de canais digitais na jornada do consumidor, com o surgimento de aplicativos, o crescimento do delivery, além de estratégias omnichannel e phygital que as empresas têm adotado.

Entretanto, mesmo com o crescimento do e-commerce, as lojas físicas estão longe de acabar. De acordo com pesquisa realizada pela Adyen em parceria com a KPMG, 72% dos brasileiros afirmaram que as lojas são pontos de contato importantes com os varejistas, mesmo em casos de compras online – e 39% disseram ainda preferir a compra física ao digital.

Por isso, apostar em uma experiência Phygital, ou seja, que une o físico e o digital será tendência pelos próximos anos.

Jornada de experiência fluida

O frictionless retail, conhecido em português como varejo sem atrito, é um conceito que envolve a eliminação de barreiras na jornada de compra dos consumidores quando em contato com uma empresa.
O varejo sem atrito tem bastante relação não só com novas tecnologias, mas também com a experiência do cliente na loja e seu poder de escolha dentro da jornada. É preciso que toda a experiência do consumidor seja feita sem percalços.

Comércio rápido ou Quick commerce

O comércio rápido, ou quick commerce, se caracteriza por ser uma compra online em que o tipo de entrega é muito rápido. Em meio à alta competitividade do mercado de e-commerce, realizar entregas com rapidez é um diferencial cada vez maior.

É nisso que se destaca o quick commerce, modalidade logística em que as empresas se comprometem a levar os produtos até seus clientes em menos de 24 horas, geralmente a nível local ou no próprio bairro em que está o estabelecimento.

A tecnologia Omnichannel nas empresas

O que é omnichannel?

O Omnichannel é uma estratégia que anda de mãos dadas com a boa experiência do cliente, já que se baseia na integração total dos canais, facilitando os processos da empresa, desde o atendimento ao cliente a processos internos.

A palavra Omnichannel é a junção do termo “Omni”, que do latim significa tudo, e “channel” que do inglês é canal. Logo, Omnichannel significa todos os canais! 

Essa estratégia tem como principal benefício a centralização de todos os seus canais de atendimento ao cliente, tornando a experiência mais assertiva e eficiente, além de facilitar o trabalho do operador e unificar o histórico de contato na hora do atendimento.

Como funciona o omnichannel na prática?

Agora que já entendemos qual o conceito de omnichannel, vamos compreender, na prática, como pode funcionar essa estratégia dentro da sua empresa.

Solução de atendimento ao cliente omnichannel

Agora que você pode ver um pouco do panorama que se espera para 2023, é importante pensar quais dessas tendências fazem sentido para a sua empresa e quais podem melhorar a experiência de relacionamento entre você e seus clientes.

Conte com um sistema de atendimento verdadeiramente omnichannel que ajude  a sua empresa a se conectar com seu cliente em todos os momentos da sua jornada de relacionamento. 

Conheça a NeoAssist, a solução de atendimento ao cliente omnichannel que permite uma visão 360º do cliente, além de um histórico integrado de todas as interações que seu consumidor teve, independentemente do canal que foi utilizado para o chamado, em uma tela única.

Faça uma demonstração de como funciona a solução NeoAssist conversando com um de nossos especialistas!

Posts relacionados

Deixe um comentário