Blog
Voltar
Compartilhe

Como um bom modelo de interação interpessoal ajuda no ambiente profissional?

Métricas e dados
calendar 3.9.2018

Na prática, aplicar o relacionamento interpessoal colabora para a criação de um ambiente profissional saudável, colaborativo e agradável para todos. Saiba mais!


As pessoas devem entender que para a conquista de objetivos e metas, é importante que todas elas estejam unidas para um mesmo propósito. Isso faz as atividades rodarem em paralelo, como uma verdadeira engrenagem que permite o relógio contar as horas de forma precisa.

Aquela velha história de sozinhos vamos mais rápido, mas acompanhados vamos mais longe é verdadeira e nesse artigo entenderemos o porquê.

Relacionamentos interpessoais e seus conflitos

O conceito de relacionamento interpessoal está estritamente ligado à necessidade de interação de 2 pessoas ou mais, dentro de ambientes familiares, educativos, profissionais ou da própria comunidade.

A prática desse tipo de interação pode se tornar algo conflituoso, uma vez que as pessoas são diferentes e possuem uma visão de mundo que pode ser muito contrária da outra. Implicações ligadas ao meio social, educação, cultura poderão ocasionar esses conflitos.

Vale destacar: Todo meio social também influencia, pois estabelece regras de interação entre as pessoas que o integram.

Mas e dentro do ambiente profissional?

O modo de agir de um indivíduo ou de um grupo pode proporcionar grandes impactos no ambiente no qual estão integrados. Mas por quê?

Porque essas pessoas têm a capacidade e a reação de potencializar tanto os efeitos destrutivos quanto os construtivos, de acordo com o local em que estão inseridas. Os especialistas nomeiam esse comportamento como realimentação de auto-reforço.

Pode-se entender então que a cultura organizacional é replicada por meio das ações de seus integrantes. Se a cultura for benéfica, a produtividade e o clima da organização serão beneficiados por esse motivo.

Isso é bom, mas o problema é que em uma cultura com vícios, o efeito será contrário. O que afetará a entrega dos resultados, o desempenho dos colaboradores, suas interações e consequentemente o resultado final.

Dentro do âmbito profissional, os relacionamentos podem ser afetados por fatores externos e internos, tais como:

  • Crises familiares ou entre os colegas;
  • Conflitos para a execução de atividades;
  • Emoções causadas por situações dentro e fora da empresa;

Cabe à empresa criar meios de equilíbrio com esses fatores. Levando-se em consideração que as pessoas são o grande investimento para o sucesso do negócio, mas que serão seres instáveis e com variações constantes de comportamento se comparadas com outros.

Quais vantagens um bom relacionamento interpessoal proporciona para uma pessoa?

Muitas!

Uma pessoa com bom relacionamento tende a ser vista como flexível, aberta a mudanças e com boa propensão para o desenvolvimento. O aprimoramento constante dessa competência será um motivo determinante para garantir uma série de vantagens, tais como:

  • Garantir a satisfação: ao demonstrar uma boa integração, o profissional é visto de forma positiva e tem mais chances de ser reconhecido. Além disso, como consequência, conquista a admiração dos demais e um bom ambiente de convívio;
  • Crescimento profissional: as promoções e reconhecimento profissionais geralmente são oferecidas para pessoas que apresentam um bom relacionamento em equipe;
  • Empatia: quando as pessoas têm uma boa relação com as demais, a empatia surge como uma consequência das boas interações;
  • Autoconhecimento: a prática de boas interações com outras pessoas permite ao indivíduo se conhecer melhor, entender o que o motiva e o que o frustra e assim apresenta um melhor direcionamento frente às dificuldades e obstáculos;
  • Ponto positivo para o mercado: em processos seletivos, é comum que os recrutadores se preocupem em contratar pessoas que apresentam bons relacionamentos interpessoais. Como vimos logo acima, isso será um fator determinante para o desempenho profissional.

E quais vantagens um bom relacionamento interpessoal proporciona para uma empresa?

É fato que para o sucesso de uma organização, garantir bons relacionamentos interpessoais é primordial. Assim, a empresa poderá garantir diversas vantagens, como:

  • Redução de custos: uma empresa composta por profissionais que se relacionam bem, terá uma palpável diminuição na rotatividade e isso irá colaborar diretamente para a diminuição de custos internos para desligamentos;
  • Capacitação elevada: com o investimento certo nas competências dos profissionais (principalmente a do autoconhecimento), a empresa contará com colaboradores flexíveis, motivados e com alta produtividade;
  • Elevação do lucro: com maior produtividade, o aumento do lucro vem como consequência;
  • Favorecimento do clima organizacional: como propagadores da cultura, profissionais com bons relacionamento e felizes, irão permitir que a empresa seja um bom lugar para se estar.

Vale observar que ainda dentro do âmbito profissional, existem os colaboradores que tem um contato direto com o cliente e junto à ele, por meio de relacionamentos interpessoais, podem criar vínculos, resolver conflitos e sanar dúvidas. Esse ponto é de grande atenção!

Por que o autoconhecimento é importante?

O autoconhecimento permitirá que a pessoa entenda seus pontos fortes e fracos, de modo a atuar nas devidas correções dentro de seu comportamento.

Assim, ela poderá potencializar sua competência de relacionamento interpessoal, se tornando mais flexível e mais integrada junto à equipe e as atividades que deverá exercer.

Dentro do ambiente profissional é clara a necessidade de contar com a participação em conjunto de todos para atingir objetivos maiores. Sozinha, uma pessoa tem sua própria limitação de entregas, mas em conjunto, os números podem ser em muito extrapolados e de forma lucrativa!

Vale lembrar que de saber exercer boas relações interpessoais não afetará somente o âmbito profissional, mas poderá ser integrado a todas as áreas da vida que incluem momentos de interação com outras pessoas.


Cultura de atendimento orientada ao cliente

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!