Blog
Voltar
Compartilhe

Invista em seus colaboradores para garantir o foco no cliente

Métricas e dados
calendar 4.1.2018

Ter foco no cliente é um dos pré-requisitos básicos para o sucesso de uma empresa, porém, para alcançar esse item básico é necessário dar um passo para trás e observar sua operação pela parte de dentro. 

Ao longo deste artigo escrito por Natalie Lambert para a Huffpost, e traduzido pela NeoAssist, você descobrirá quais ações sua marca deve tomar nos processos de operação para então conquistar novos públicos. 


Vivemos na Era do Cliente, um mundo no qual utilizamos aplicativos para pedir um carro em dois minutos, receber alimentos na porta de nossas casas em 15 minutos ou acionar alguém para realizar tarefas específicas. Ou seja, o poder de escolha está, literalmente, nas mãos dos consumidores. 

As atuais gerações, que estão em seus primeiros anos de trabalho e de despesas, esperam conseguir usar a tecnologia em todos os aspectos de suas vidas, seja no âmbito pessoal ou profissional. Para elas não há outra forma de consumir além dessa que as permite estar em primeiro lugar.

Com tal mudança, as marcas perceberam que precisavam se atualizar no fornecimento de serviços e atendimento para acompanhar a expectativa dos clientes, e foi assim que empresas como Amazon e Uber surgiram.

Hoje, cada decisão, desenvolvimento de sistemas e processos projetados têm total foco no cliente, e para que essas estratégias sejam realmente eficazes ao consumidor, as empresas devem considerar como tratam seus clientes mais importantes: os colaboradores. 

Mas embora muitas empresas tenham adotado processos e ferramentas que lhes permitem manter seus clientes externos satisfeitos, elas ainda não conseguiram atender as expectativas de seus clientes internos porque muitas delas não oferecem a tecnologia necessária, acesso à informações e até mesmo serviços que atendam as necessidades de seus funcionários. 

O resultado? Funcionários insatisfeitos e menos produtivos. Algo que torna a conexão com o cliente falha, afinal, como uma pessoa desmotivada conseguirá fornecer um bom serviço? É preciso criar soluções de dentro para fora.

Em outras palavras, uma empresa só pode focar seus esforços no cliente e obter êxito a partir do momento que priorizar seus funcionários, e a capacitação e acesso à tecnologia são alguns dos elementos que os tornam mais produtivos e bem-sucedidos.

Confira a seguir algumas estratégias que sua marca pode adotar para investir em seus colaboradores.

Forneça ferramentas que facilitem o trabalho de seus colaboradores

Investir em ferramentas que empoderam os colaboradores com as informações que eles precisam e que facilitam suas tarefas do dia a dia gera um ambiente de trabalho mais eficaz. E uma vez que essas necessidades são atendidas, a força e empenho desses colaboradores aumenta porque eles percebem que são respeitados e recebem auxílio para extrair o máximo do potencial que possuem.

Mas para garantir um futuro próspero as empresas precisam implantar não apenas ferramentas voltadas para o trabalho, como também, de forma simultânea, meios que promovam internamente a cultura e a comunicação da marca.

Se uma organização tem como objetivo se tornar mais colaborativa mas não possui as ferramentas para realizar essas atividades – como possibilidade de videoconferência, redes sociais internas, e até mesmo tempo e espaço para realizar tarefas -, será difícil que os colaboradores entendam como eles podem colaborar entre seus pares.

Embora a tecnologia não seja aquilo que consertará todos os problemas, é nítido constatar que funcionários que possuem acesso a plataformas para os mais diversos objetivos, se tornam propensos a sentir motivação e de fato ter a possibilidade de gerar ideias e estratégias eficientes.

Aumente a produtividade de seus funcionários através da informação

foco no cliente aumenta a produtividade

Atualmente, as empresas coletam uma quantidade impressionante de dados, mas ainda estão lutando para encontrar uma maneira de usá-los de forma eficaz.

Cerca de 69% das organizações ainda não implementaram uma visão única de seus clientes, e como resultado, os colaboradores podem gastar quase 2 horas por dia buscando e coletando informações – 20% do tempo de uma organização. E isso precisa ser mudado. 

Investir em ferramentas que exibem dados de negócios personalizados de maneira proativa e fornecem acesso centralizado às informações em vários sistemas pode economizar o tempo dos funcionários e reduzir a frustração.

Aplicativos empresariais personalizados podem ajudar a simplificar os processos de negócios, fornecer informações importantes sobre mudanças nos dados e permitir que os colaboradores completem as tarefas rapidamente.

Quando os colaboradores têm as informações mais relevantes e atuais na ponta dos dedos, isso os ajuda a tomar as decisões inteligentes além de possibilitar que produzam mais – e aqui sim o foco no cliente entrará em ação.

Cuide de quem cuida dos seus clientes

Considerando a frase do empresário Richard Branson: “Se você cuidar de seus funcionários, eles cuidarão de seus clientes”, podemos concluir que antes que você pense em como prover o melhor para os seus clientes, você precisa desenvolver estratégias que gerem o melhor para aqueles que irão atender esse público. 

Muitas empresas já perceberam que precisam de soluções novas para garantir a melhora na produtividade de seus times. Segundo pesquisas levantadas pela Gartner, empresa americana de consultoria,  as organizações estão começando a mudar seus objetivos de gastos para investir em softwares corporativos e serviços de TI. O principal objetivo é aprimorar os serviços digitais e garantir maior efetividade, uma vez que perceberam que sistemas desatualizados aumentam a dificuldade de trabalho de seus funcionários. 

Quando o seu time tem em mãos ferramentas que oferecem uma experiência digital personalizada, como a do consumidor, a sua empresa ganha uma equipe engajada, qualidade de serviço e claro, relevância no mercado.

E como dissemos anteriormente, a tecnologia não é o único elemento que mantém a qualidade de trabalho dos seus funcionários. A cultura empresarial também faz toda a diferença, e para te ajudar a transmitir para o seu time os valores que a sua marca propõe ao mercado, a NeoAssist desenvolveu um e-book sobre cultura de atendimento com foco no cliente. Confira o material e dê um passo a frente para o sucesso da sua marca.

Cultura de atendimento orientada ao cliente

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!