Blog
Voltar
Compartilhe

Como alavancar a inovação na sua empresa com soluções personalizadas?

Tecnologia e Inovação
calendar 21.9.2021

Cada vez mais, a tecnologia se estabelece na vida das pessoas e dificilmente sairá. Entendendo isso, as empresas não só precisam acompanhar uma tendência de inovação como também investir pesado no assunto.

Por isso, para alavancar em inovação e nos resultados do negócio, é preciso conhecer do assunto. E com esse texto, você terá um esclarecimento sobre o tema! Acompanhe!

O que é inovação nas empresas?

Para início de conversa, é preciso conceituar melhor o que é inovação que, mesmo muito usada, ainda gera algumas dúvidas em pessoas empreendedoras. Inovação é a criação de algo totalmente novo que dá ganhos à empresa, trazendo benefícios a seu público. 

Pode ser uma solução em produtos, serviços ou até mesmo no processo interno da empresa. É claro que o assunto está diretamente ligado à tecnologia, mas vai além. 

Para as empresas, inovação são processos disruptivos que alcançam diferentes setores e diversas áreas do conhecimento. O que resulta em soluções diferenciadas para seus clientes. 

Não faltam exemplos de empresas que investem no tema e apostam em alavancar a inovação para despontar no mercado, como o Pagseguro

A empresa do grupo UOL, desde o seu nascimento, investe em soluções disruptivas para democratizar os serviços financeiros no Brasil. Hoje é líder de mercado e sempre está presente em lista de marcas mais inovadoras do país. 

Por que é preciso investir em inovação?

Muito mais do que lançar novidades, a inovação é a geração de resultados que atendem tanto às expectativas do cliente – e do próprio negócio – quanto às suas demandas. 

Por isso, a inovação precisa estar presente em todo tipo de empreendimento, desde aqueles de grande porte até os embarcados pelo simples nacional, porque ela é capaz de dar novos rumos ao negócio, fazendo se destacar no mercado.

Além disso, há vantagens em se alavancar a inovação em sua empresa, como:

  • Ela te dá adaptabilidade: em tempos em que a agilidade dita tendências, ser adaptável é fundamental. É preciso responder com velocidade para sobreviver durante as instabilidades do mercado. E a inovação permite isso. 
  • Resoluções criativas: criatividade e inovação estão bem ligadas uma à outra. E diante de um problema, essa característica pode apontar saídas. Mas, para ser criativo, é preciso criar um ambiente para isso e estimular seus funcionários. 
  • Ajuda a explorar o mercado: a inovação nas empresas ajuda o negócio a pensar além do seu próprio segmento. Outros mercados podem oferecer oportunidades para o seu negócio, basta aproveitar. 
  • O foco é sempre o cliente: a inovação necessita ter resultados práticos para o cliente, caso contrário, não é inovação. Ela precisa estar ligada ao comportamento do público e às suas necessidades. Por isso, ao ser inovador, você colocará o cliente no centro de toda a sua operação.

Como alavancar a inovação na empresa?

Bom, você já viu que é fundamental alavancar a inovação em sua empresa, certo? Mas, como fazer isso?

Algumas dicas podem ajudar. Elas são baseadas em alguns processos de empresas que investem pesado no tema e têm conseguido bons resultados. 

Invista em uma equipe comprometida

Você leu ainda há pouco que a criatividade é uma aliada da inovação. E que para ser criativo, é preciso criar um ambiente para isso. 

Mas, não só: é preciso fomentar em sua equipe. Para tanto, invista em capacitações para ter um corpo de funcionários preparados para os desafios da inovação e que consiga responder de forma criativa, às demandas do público. 

Realize cursos, faça reuniões para achar demandas internas e ouça o que cada envolvido tenha para falar. E compartilhe os resultados. Saber que o trabalho dá certo é a melhor forma de incentivo que uma empresa pode ter. 

Seja o primeiro

A inovação está relacionada com o pioneirismo em algo. E como ser o primeiro em um mercado tão acirrado, não é mesmo?

Não é fácil. Na verdade, é bem desafiador. É necessário conhecer a fundo o seu mercado e a sua concorrência. E claro, o seu público. 

Faça benchmarking, pesquisas de satisfação e de mercado e veja em que você pode ser o primeiro em algo, seja em soluções para o seu público-alvo ou até mesmo na utilização de ferramentas. 

Use o marketing digital a seu favor

Você acabou de ler que é necessário conhecer o seu público, não é? E não tem lugar melhor que isso do que na internet e nas redes sociais. Por isso, invista no marketing digital. 

Faça campanhas utilizando o conhecimento que você tem internamente com toda sua empresa, produzindo conteúdos para atrair clientes e também para saber como eles se comportam. 

Modernize seus processos

Ter processos automatizados é uma boa forma de investir na inteligência de sua equipe. Com pessoas menos presas em operações manuais, elas terão mais tempo para pensar na estratégia de sua empresa.

Sem falar que sistemas como as ERPs te dão uma visão ampla de seu negócio, de ponta a ponta, relatando problemas, investigando suas causas e dando a possibilidade de fazer uma gestão global do negócio, podendo identificar como cada ação impacta no produto final. 

Existem sistemas que ajudam no relacionamento com o cliente, como a plataforma omnichannel da Neo que disponibiliza dados preciosos sobre o seu comportamento e necessidades. 

Sem falar que os sistemas de automação ainda auxiliam em processos vitais para empresas como a consulta SAT, facilitando o acesso e a verificação da validade de determinados documentos, evitando cair na rígida fiscalização do Fisco.

Invista, portanto, em processos automatizados para poder ter as pessoas ao seu lado focadas em estratégias e melhores operações.  

Automação fiscal é uma inovação?

Por falar em modernizar processo, a primeira operação que você pode automatizar é a da emissão fiscal. 

Com um sistema de automação fiscal, você evita erros em uma das pontas mais importantes da empresa, que é a emissão de documentos como as Notas Fiscais Eletrônicas. 

O sistema de emissão fiscal ainda ajuda a gerenciar esses documentos, todos, sem exceção, como o DARF online.

Por isso, sim, a automação fiscal é uma inovação e ela pode (muito!) ajudar sua empresa. Você não pode abrir mão dessas vantagens!

Esse post foi escrito pela eNotas, a melhor experiência em automação fiscal da galáxia

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!