Blog
Voltar
Compartilhe

Entenda como encantar clientes deixou de ser uma opção e virou uma obrigação para as empresas

Jornada do cliente e comportamento do consumidor
calendar 10.10.2018

A preocupação de encantar clientes deve sempre existir para quem busca sucesso. Afinal, o cliente está a frente da relação comercial. Saiba como encantar clientes e quais são os benefícios para o seu negócio, aqui. 


Não é mais uma surpresa que as empresas estão focando em estratégias de encantamento do cliente.

Tudo isso por já ter ficado claro que as interações são responsáveis por criar relacionamentos, e esses, por sua vez, colaborarão para o aumento do índice de retenção.

Já ficou claro que o perfil do consumidor mudou e, com essa mudança, as formas de interação passaram por uma verdadeira repaginada. Nesse novo modelo, não são mais as empresas que ditam as regras ou que são buscadas, muito pelo contrário.

Hoje as empresas precisam se preocupar em encontrar seus clientes e levá-los a entender que elas têm a melhor opção para suprir determinada necessidade. E não basta ser comum, entregar o básico ficou insuficiente para esse novo perfil de consumidor.

Venha entender nesse artigo a importância de encantar os clientes e como essa estratégia ajuda seu negócio!

Por que virou importante focar em interações?

Esse cenário veio como uma consequência do surgimento e crescimento da Internet. No passado, as pessoas faziam um grande esforço para encontrar uma empresa que lhe oferecesse o produto ou serviço que estava procurando.

Esse esforço, gradativamente, foi sendo reduzido com o crescimento da Internet.

Mas de que forma? Cada vez mais empresas resolveram anunciar dentro da Internet e expor as soluções que ofereciam. A concorrência aumentou e, com poucos cliques, o cliente conseguia encontrar uma série de opções para atender sua demanda.

Esse consumidor também foi transformado nesse processo e entendeu que ele tinha o poder de escolha.

Em paralelo, as redes sociais se desenvolveram e surgiram plataformas com o único propósito de registrar a percepção e experiências individuais de cada consumidor disposto a se posicionar para que os futuros clientes tivessem um histórico de atendimento.

E foi esse cenário que mudou tudo!

Uma empresa que se limitava ao básico era vista como básica, simples assim! E assim, encantar clientes virou uma estratégia de conquista de visibilidade e de um histórico avaliativo positivo.

O que isso quer dizer?

Quer dizer que um cliente satisfeito, encantado tanto com a solução obtida quanto com o atendimento prestado, tende a:

  • Se tornar promotor da empresa;
  • Avaliá-la de forma positiva nas redes e plataformas;
  • Indicar aos seus amigos;
  • Criar um vínculo afetivo;
  • Voltar a fazer negócio ou em casos de serviços contínuos, se manter fiel.

Você, participante ou dono do negócio, sabe que os custos para prospectar e recuperar a receita não são baixos e interferem com força em sua lucratividade, principalmente no médio e longo prazo.

Dessa forma, evitar que os clientes saiam da empresa é essencial e receber indicações sem precisar investir nesse tipo de estratégia é um plus que fará uma diferença gigantesca no negócio.

A prática de encantar clientes permite que a sua empresa ganhe o respeito que ela merece. Uma vez que o trabalho estará sendo reconhecido por aqueles que de fato usufruem dele.

As tendências relacionadas a encantar clientes

Garantir que o cliente se sinta encantado ao obter um produto ou contratar um serviço está sendo visto cada dia mais como um investimento, pois, como falamos, isso permite uma retenção superior e a conquista de uma boa reputação (que poderá ser o fator decisivo para uma empresa nova optar por você).

Se você nunca ouviu falar nos termos Customer Success e Customer Experience, bem, não perca tempo e busque saber mais. Ambos focam em metodologias de garantir que o cliente tenha a melhor percepção junto à uma empresa.

Customer Success é a área que, como o próprio nome já diz, tem o compromisso de garantir o Sucesso do Cliente. Acompanhando toda a sua jornada e garantindo que os procedimentos existam como facilitadores para uma boa experiência.

Customer Experience, por outro lado, já pode ser entendido como um modelo de gestão que inclui todas as áreas de uma empresa. Para atingir a satisfação e o encantamento do cliente, já é claro que exige os esforços em conjunto da equipe como um todo, sem rótulos.

Quem não se preocupa em encantar clientes, se arrisca a:

  • Perder dinheiro;
  • Perder espaço no mercado;
  • Conquistar uma reputação ruim;
  • Limitar seu crescimento;
  • Fechar as portas.

Visto que fazer o negócio dar certo está intimamente relacionado com a prática de encantar clientes, você não pode deixar isso para depois.

Independente do tamanho do seu negócio ou de seu tempo no mercado, sua permanência e crescimento requerem sua atenção para essa prática.

Outro fator importante é mensurar os números de sua empresa, incluindo dados de produtividade, definição de persona, consolidação de informações dos clientes e panorama claro dos números que deseja obter no futuro.

O balanço dos seus números atuais em paralelo com os números que deseja obter serão grandes aliados para a definição de estratégias que viabilizem esse caminho.

Blinde o seu negócio com as melhores estratégias de atendimento, encantamento, fidelização e controle de dados e usufrua dos benefícios.


Aumente a Satisfação dos seus Clientes

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!