Blog
Voltar
Compartilhe

O futuro é Omnichannel: Veja como um sistema de gestão de atendimento melhora a jornada de vendas.

Tecnologia e Inovação
calendar 30.1.2023

O que é uma plataforma de atendimento omnichannel?

Antes de entendermos o que é uma plataforma de atendimento omnichannel é importante
sabermos o que significa esta palavra e principalmente qual a diferença dela com uma
plataforma multicanal.

O que é o conceito de omnichannel?

Você deve estar se perguntando: mas o que significa omnichannel? Calma lá que eu te explico. 

A palavra Omnichannel é uma junção de “Omni”, do latim tudo, e channel que do inglês a tradução é canal. Logo, Omnichannel significa todos os canais! 

O Omnichannel é uma estratégia que anda de mãos dadas com a boa experiência do cliente já que se baseia na integração total dos canais, facilitando os processos de atendimento.

Essa estratégia tem como principal benefício a centralização de todos os seus canais de atendimento, tornando a experiência mais assertiva e eficiente, além de facilitar o trabalho do operador e unificar o histórico de contato.

Diferença entre Omnichannel e Multicanal

O modelo de atendimento Multicanal diz respeito ao conceito de agrupamento de um ou mais canais em uma única plataforma, entretanto os dados dessa plataforma não são centralizados.

Ou seja, este modelo não possui um histórico unificado das informações passadas pelo seu cliente, o que pode não trazer uma boa experiência caso ele retorne um contato depois de determinado tempo.

Já quando falamos em uma plataforma de atendimento Omnichannel, essa sim tem todos os canais de atendimento integrados em uma única tela, além de unificar o histórico de interações com o cliente.

Como um sistema omnichannel pode ajudar na estratégia da sua empresa

Satisfação do cliente e Customer Experience

Se você quer aumentar a satisfação do seu consumidor com a sua empresa, você precisa apostar na experiência do cliente e se tornar omnichannel, pois com essa estratégia você alinha o discurso em todos os canais e isso aumenta as chances de atingir seu objetivo.

A satisfação do cliente é um dos principais fatores que traduzem o sucesso de uma empresa de qualquer segmento, seja em um e-commerce, varejo ou até mesmo empresas B2B. Por isso ressaltamos a importância da omnicanalidade.

Ela oferece a possibilidade de uma jornada única, personalizada e focada nas dores que o seu consumidor tem.

Fidelização de clientes

Criar laços e um relacionamento duradouro com seus clientes exige uma comunicação condizente e o desejo de auxiliar o seu consumidor a resolver suas dores.

Esse fator tem grande peso no que o seu cliente pensa e considera da sua empresa na hora de fechar negócio. Além do mais, negócios com um atendimento omnichannel têm maior capacidade de absorver as demandas do cliente.

Portanto, pensando nisso, a omnicanalidade é um fator primordial para aumentar a fidelização de clientes no seu empreendimento.

Oportunidades de vendas

Ao adotar uma estratégia de atendimento omnichannel, sua empresa estará presente nos principais canais de comunicação que seus consumidores utilizam.

Pensando nisso, e na consistência nas interações dos seus clientes através de uma plataforma omnichannel, sua marca será muito mais lembrada, o que pode potencializar a estratégia de inbound marketing da sua empresa, atraindo cada vez mais público.

Dessa forma, uma estratégia omnichannel potencializa as oportunidades para vender e atingir novos públicos, alinhando o discurso e garantindo que cada contato traga resultados reais para o negócio.

Visibilidade e alcance

Os benefícios práticos de uma estratégia omnichannel se refletem diretamente em uma maior visibilidade para o negócio.

Com uma operação de atendimento rápida e eficiente, é mais fácil para consumidores se identificarem e indicarem a marca para mais pessoas. O que afeta diretamente em maior reconhecimento de marca.

Quanto mais felizes e satisfeitos os clientes estiverem, mais tendem a recomendar a empresa para amigos e familiares. Portanto, de forma crescente, mais pessoas vão passar a conhecer seu negócio.

Torne sua operação de atendimento verdadeiramente omnichannel!

Um sistema de atendimento verdadeiramente omnichannel ajuda a sua empresa a se conectar com seu cliente em todos os momentos da sua jornada de relacionamento. 

Conheça a NeoAssist, a solução de atendimento ao cliente omnichannel que permite uma visão 360º do cliente, além de um histórico integrado de todas as interações que seu consumidor teve, independentemente do canal que foi utilizado para o chamado, em uma tela única.

Faça uma demonstração de como funciona a solução NeoAssist conversando com um de nossos especialistas!

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!