Como preparar a sua empresa para as festas de fim de ano

Marketing | dezembro de 2020

Quando o ano se aproxima do fim, todos já começam a pensar nas merecidas férias, na ceia de Natal, na viagem do Ano Novo e aquela sensação de “fim de festa” toma conta do pessoal. Só que muitos negócios, principalmente e-commerces, não param. E agora?

As festas de fim de ano exigem muita atenção por parte dos gestores da empresa, tanto para aproveitar a época para realizar mais vendas, quanto para a equipe não desanimar durante as comemorações.

O mês de dezembro é atípico e por isso requer uma maior organização e planejamento. É importante pensar no bem estar do seu time e nos clientes que desejam fazer compras no seu e-commerce durante esse período. Confira algumas dicas que podem ajudar a melhorar o funcionamento da sua empresa durante as festas de fim de ano. 

Boom de vendas

Não é novidade que o Natal é uma data importante para o comércio, os consumidores gostam de presentear familiares e amigos, mesmo que o presente seja uma lembrancinha para a data não passar em branco.

Além disso, as consequências da pandemia resultaram em um novo estilo de compra. Muitos consumidores deixaram de apostar nas lojas físicas e buscam fazer suas compras através do e-commerce. 

Como preparar a sua empresa para as festas de fim de ano

São diversos pontos que deixam as compras por e-commerce mais atrativas. Os valores mais baixos e a velocidade em que é possível adquirir o produto são alguns deles. Mas, o foco principal é a entrega. A facilidade que esse tipo de compra oferece, de se manter no conforto da sua casa enquanto o seu presente chega na casa do outro sem riscos ou preocupações atrai muitos consumidores.

Para que esse serviço possa funcionar de maneira efetiva, é importante que a equipe esteja preparada para atender uma alta demanda durante as festas! O treinamento  para os setores do seu negócio que serão mais utilizados deve ser planejado com antecedência, assim os colaboradores saberão como resolver os impasses que podem acontecer nesse momento de grande demanda.

Cuide do atendimento

Principalmente, na época do pós-Natal, no período entre o feriado e o ano novo. Muitas pessoas vão pedir ajuda para trocar itens ou até mesmo aproveitar promoções comuns dessa época. Então, estabeleça processos antecipadamente, para não sair perdendo e nem causar uma confusão desnecessária.

Outro ponto importante são as redes sociais. As mídias costumam bombar, afinal muitas pessoas estão de férias ou aproveitando o recesso do final do ano. É possível que muitos clientes queiram fazer contato através dessas plataformas. Por isso, mantenha o time de atendimento atento para que os consumidores que entrem em contato por lá também sejam atendidos. 

Se você possui um Customer Care no seu negócio, esse é um ótimo momento para que ele entre em ação. Buscar antecipar as necessidades e dificuldades nessas datas é vital para não sobrecarregar o seu time de atendimento. Além disso, com esse atendimento antecipado você consegue cativar e melhorar a experiência do cliente.  

O objetivo de tanto preparo é a fidelização dos seus consumidores, já que o atendimento é um ponto decisivo em um mercado cada vez mais competitivo. Reter clientes é essencial, portanto, atenda com todo carinho para que eles retornem mais vezes.

Festas de fim de ano: como fazer a escala?

Convenhamos, ninguém quer trabalhar na véspera de Natal e do Ano Novo. A melhor decisão para o líder de atendimento tem nome: dimensionamento de equipe.

O líder deve analisar os processos e identificar quais profissionais são mais necessários neste momento, para evitar que na hora de uma alta demanda a sua equipe não seja suficiente, o que pode sobrecarregar o time convocado.

Uma opção é a escala, onde os colaboradores podem escolher entre trabalhar em um dos feriados e não nos dois. 

Outra possibilidade, é investir em uma plataforma de atendimento omnichannel. Nela, as ferramentas de autoatendimento reduzem a demanda da equipe de operações diante de um aumento de acionamentos acima do habitual.

Boas festas e vendas

As festas do fim de ano são um período excelente e com a popularização da Black Friday, o período é ainda mais especial e trabalhoso. O truque é aliar boas vendas com o bem-estar dos colaboradores.

Uma equipe bem treinada, com líderes bem orientados e um atendimento caprichado podem fazer muita diferença para os seus negócios. Este conjunto fará com que esse momento seja bem aproveitado para alavancar as vendas.

Falando em Black Friday, vale a pena conferir a entrevista sobre Como se preparar para atender bem o seu cliente durante esse momento do ano:

Pronto para o fim do ano na sua empresa? Acompanhe mais conteúdos como esse na biblioteca da NeoAssist.

Marketing