casal fazendo compras online com cartão casal fazendo compras online com cartão

Expectativas para a Black Friday 2022 e dicas para sua empresa!

4 minutos para ler

Para o setor de e-commerce e varejo esta data é extremamente aquecida no mercado e talvez seja um dos momentos do ano o qual surja mais demanda para a maioria das empresas, mas afinal, o que esperar para a Black Friday em 2022?

Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre a Black Friday no Brasil e como melhorar a experiência do seu consumidor nesta época do ano. Continue lendo.

O que é a Black Friday?

Todo ano ouvimos falar sobre a Black Friday, afinal, não é para menos. A data é comemorada desde o século XX nos Estados Unidos e desde 2010 aqui no Brasil.

O termo Black Friday que significa “Sexta-Feira Negra” em inglês, e que hoje é associado ao maior dia de compras no Brasil e no mundo, se referia originalmente a acontecimentos muito diferentes. A primeira vez que o termo foi usado nos Estados Unidos no dia 24 de setembro de 1869, foi quando Jay Gould e James Fisk, tentaram tomar o mercado de ouro na Bolsa de Nova York.

Por volta do final do século XIX e início do XX, “A Ação de Graças”, costume iniciado por Abraham Lincoln que acontecia na última quinta-feira de novembro, no ano de 1939 cairia, coincidentemente, no último dia de novembro.

Preocupados com o pequeno prazo que teriam para as compras de fim de ano, os lojistas enviaram uma petição para Franklin Roosevelt pedindo que as festas tivessem início uma semana mais cedo e tiveram o pedido aceito.

Em 1941, houve uma resolução com o Congresso que declarou que o Dia de Ação de Graças seria comemorado na quarta quinta-feira de novembro, garantindo para as pessoas uma semana extra de compras até o Natal.

O termo Black Friday como conhecemos hoje passou por um longo processo até se tornar essa data mundialmente conhecida. Ele teria ganhado popularidade na Filadélfia, quando policiais frustrados pelo trânsito causado pelos consumidores passaram a se referir à data dessa forma.

Os lojistas não gostaram de serem associados ao trânsito e confusão, então decidiram mudar o termo para “Big Friday”. Por um longo período o termo ficou restrito apenas à Filadélfia e só se tornou conhecido como é hoje no ano de 2001.

Tendo em vista os lucros da data, o Canadá também passou a adotar a comemoração. No México, a Black Friday ganhou o nome de “El Buen Fien”. E no Brasil, a data passou a ser incluída no calendário do país quando os lojistas notaram o seu potencial de vendas.

Leia mais: Atendimento na Black Friday: você está preparado para o seu cliente?

Quando será a BF 2022?

Quando chega o fim do ano, ouvimos tanto falar da Black Friday que temos a impressão de que a data acontece o mês todo. No entanto, na prática, o dia oficial da celebração é na última sexta-feira do mês de novembro.

Neste ano de 2021, a Black Friday será no dia 25 de novembro, última sexta-feira do mês. 

Apesar de existir uma data oficial, muitas empresas aproveitam todo o mês de novembro e dezembro para oferecer promoções aos clientes. 

Veja mais: Black Friday: Como fazer os resultados renderem o ano todo?

Expectativas para Black Friday 2022

homem hipster utilizanndo cartão para compras

Antes de falarmos um pouco sobre as expectativas deste momento do mercado, é importante entendermos mais sobre como se deu a BF em 2021.

Em 2021, o e-commerce teve um faturamento recorde de R$7,5 bilhões, um crescimento de 7,1% em relação a 2020, segundo relatório da Neotrust. 

Ainda sobre o mesmo estudo, é possível ver alguns outros insights importantes para quem quer bons resultados nesta época:

  • Os segmentos com maior número de pedidos em 2021 foram Moda e Acessórios, Beleza e Perfumaria, Eletroportáteis, Telefonia e Eletrodomésticos;
  • Com 7,2% maior do que 2021, o ticket médio foi de R$ 654,06;
  • As mulheres foram maioria nas compras de Black Friday, com uma participação de 56,9% nos pedidos.

Além destes dados, podemos ver no relatório da NeoAssist de 2021, que diversas empresas tiveram um crescimento considerável nos chamados de atendimento ao cliente.

Levando em consideração essas informações, a expectativa para 2022 é que o evento continue trazendo excelentes oportunidades para os empreendedores digitais, bem como lojas de varejo.

Mesmo com a economia do país abalada e o cenário de alta na inflação, ainda é possível utilizar a Black Friday para alcançar excelentes resultados e conquistar novos clientes para a sua empresa.

Leia também: Quem é você no atendimento na Black Friday?

Acesse nossos materiais educativos
Posts relacionados

Deixe um comentário