Blog
Voltar
Compartilhe

Entenda como se deu a evolução do consumidor e a transformação digital de cada perfil

Jornada do cliente e comportamento do consumidor
calendar 16.5.2016

Você já se perguntou como foi a evolução do consumidor? Como se deu a transformação digital?

Este artigo vai trazer um histórico desta evolução, tratando cada etapa do comportamento do consumidor e traçando o perfil de cada fase. Então confira os principais tópicos que serão discutidos:

  • Como aconteceu a evolução do consumidor
  • Perfil 1.0: O início de tudo
  • Perfil 2.0: A evolução da Internet
  • Perfil 3.0: O jogo virou
  • Perfil 4.0: Experiência de marca
  • Perfil 5.0: O poder de decisão do consumidor
A Evolução do Consumidor 3.0 - Consumidor 1.0

Como aconteceu a evolução do consumidor?

Antes de nos aprofundarmos nesse assunto, é importante entendermos que esta evolução aconteceu não somente a partir das necessidades de consumo das pessoas, mas também nas relações entre as empresas e clientes.

O acesso que os consumidores têm à tecnologia não é o principal impulsionador de um novo comportamento, mas sim a percepção que ele teve do que a tecnologia pode oferecer no comando em suas relações com as empresas.

Este novo comportamento emergiu na era da Internet e das Redes Sociais como um mero espectador das movimentações das empresas com quem se relacionava, para um papel ativo, que controla os relacionamentos.

Se um dia o consumidor estava condenado a buscar as soluções de que precisava e, muitas vezes, não as encontrava com preços acessíveis ou qualidade aceitável, hoje ele exige nada menos que um atendimento de excelência e um produto de qualidade. Aliás, ele até pagaria mais, sem problema algum, por essas duas características.

Mas o que faz este consumidor para ser 5.0 agora? É disso que viemos tratar aqui. Veja abaixo, como aconteceu a evolução do consumidor, saindo de 1.0 para o 5.0.

A Evolução do Consumidor 3.0 - Consumidor 2.0

A evolução do perfil de consumo 1.0 a 5.0

Perfil do consumidor 1.0: O início de tudo

O consumidor 1.0 surgiu nos anos em que a Internet se formava, quando o acesso era restrito a modems discados e a grande massa da população ainda não tinha acesso.

Contudo, o que aconteceu com o início da World Wide Web no âmbito corporativo foi uma maneira de empresas criarem sites nos quais simplesmente copiavam e colocam sua comunicação visual, adicionando apenas alguma chamada promocional para acesso ao telefone ou loja física. Nada mais que isso.

Com a explosão da bolha pontocom, os motores de busca foram desenvolvidos para ajudar os consumidores 1.0 a navegar pelas pilhas de sites promocionais sem interação, quase como uma lista telefônica facilitada.

No entanto, a crença que prevalecia à época ainda deixava o poder nas mãos das empresas. Se os usuários precisassem de produtos e serviços, procurariam essas páginas amarelas digitais, os endereços, telefones e fariam a compra.

Perfil do consumidor 2.0: A evolução da Internet

Com a evolução da Web, as páginas e sites se tornaram um canal propriamente dito, formando o consumidor 2.0. Enquanto as empresas começaram a desenvolver maneiras de alavancar a Internet como um método de geração de vendas, o consumidor 2.0 viu a oportunidade de usar a informação como vantagem.

Os consumidores passaram a procurar pela oportunidade de escolha e maneiras de fazer a compra de forma consciente, procurando o melhor preço, a melhor qualidade e o melhor atendimento.

Foi isso que encorajou os modelos inovadores de negócio baseados somente em Internet, como a Amazon e o eBay, que desafiaram a economia de negócios tradicionais.

Mas ainda assim, como acontece no mundo físico, o consumidor 2.0 dependia de encontrar uma empresa e ir até ela, mesmo com o leque de opções cada vez mais aberto e a possibilidade de comprar diretamente via internet.

Perfil do Consumidor 3.0: O jogo virou

Parece que o jogo virou, não é mesmo?

Foi isso que o consumidor 3.0 fez. Virou o jogo, flipou a mesa, tomou o baralho, assumiu o comando. Nesta fase o consumidor começou a ter maior influência sobre as empresas do que antes.

Os consumidores não iam mais simplesmente atrás das empresas para fazer negócios. São as empresas que precisam encontrar os consumidores e engajá-los com eficiência, já que estão imersos em um universo hiperconectado, praticamente paralelo, empoderados por informação, diversas possibilidades de escolha e um comportamento imediatista começa a surgir.

Essas características colocaram o consumidor 3.0 no comando, dando forma ao ecossistema digital e estremecendo as estruturas do mundo dos negócios.

Perfil do Consumidor 4.0: O poder de decisão do consumidor

O consumidor continuou evoluindo e ficou mais exigente, chegando ao perfil 4.0. E nesta fase, o principal diferencial foi o fácil acesso a tecnologia. 

Com a transformação digital, os hábitos de consumo foram impactados de forma significante e o consumidor passou a ter muito mais facilidade para buscar o que deseja e entender exatamente o que quer, do jeito que ele quer.

Além disso, as redes sociais contribuíram, e muito, para a conexão de diferentes pessoas que estejam falando sobre o seu produto ou serviço, então ao expor a sua marca nas redes sociais, é muito importante que também haja uma estratégia de aproximação e relação com seu público. Um dos fatores que mais influenciam este tipo de perfil de consumidor é o atendimento, pois ele quer se sentir ouvido e parte da empresa.

A Evolução do Consumidor 3.0 - Consumidor 3.0

Perfil do Consumidor 5.0: Experiência de marca

Por fim chegamos ao perfil do consumidor 5.0, os famosos nativos digitais. Estes perfis têm características muito marcantes e prezam por uma boa experiência e atendimento personalizado das marcas. Além disso, este usuário tem algumas tendências como:

  • Ser Heavy user de tecnologias: Por serem nativos digitais, eles possuem o mundo nas mãos de forma literal e em forma de celular. Ele busca o atendimento onde ele mais está, seja nos aplicativos, redes sociais, e-mails, chats, entre outros.
  • Valorizar a experiência com a marca: O Customer Experience aqui entra em jogo e este consumidor está pronto e na expectativa de ser surpreendido positivamente.
  • Influenciar e ser influenciado: Outra característica deste perfil é que, por usar muito a internet, ele está sempre bem informado sobre o produto e busca a opinião de amigos, familiares e até desconhecidos para entender todas as especificações do produto ou serviço.

Portanto, ao trabalhar com este perfil de consumidor, é muito importante que haja um investimento no uso de dados e o foco no cliente para assim conseguir personalizar o produto, conquistar na experiência e fidelizar no atendimento.

Invista em uma estratégia de marketing que coloque o cliente em foco e estreite as  relações com este perfil.


E a sua empresa? Já se deu conta de que quem dá as cartas é o consumidor?

Confira nosso kit com diversos materiais sobre as jornadas do consumidor no link abaixo.

As Jornadas do Consumidor

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!