Blog
Voltar
Compartilhe

Empresas data driven: uma tendência que veio para ficar

Tecnologia e Inovação
calendar 14.4.2022

Navegando pela internet você já deve ter lido ou ouvido falar do termo “data driven”, mas você sabe o que significa?

Data driven significa em uma tradução literal “dirigido por dados” ou “orientado por dados”, logo, uma empresa data driven, é uma organização que tem a sua cultura organizada por dados. Agora ficou fácil, né? 

Como funciona uma empresa data driven?

Na prática, uma empresa com uma cultura organizada por dados, também chamada de cultura analytics, é um ambiente onde os dados guiam todos os processos e ajudam a entender a performance estratégica e operacional da própria organização.

De acordo com o estudo Global State of Enterprise Analytics realizado pela MicroStrategy em parceria com a Global Hall & Partner, no Brasil, em 2019, 60% das empresas já utilizavam o Data & Analytics para orientar estratégias e mudanças necessárias nos negócios. 

Mas por que o uso de dados é tão importante para as empresas? 

Antigamente as empresas tinham suas escolhas baseadas unicamente em resultados que elas estavam vendo por cima, mas não tinham nenhum embasamento que comprovasse isso.  Com o uso de dados  é possível acompanhar relatórios periódicos, informações sobre volume de visitas, taxas de rejeição, conversões, interações nas redes sociais e também analisar as suas vendas, o que está dando certo e o que não está dando certo.

Além disso, você pode garantir uma experiência personalizada para os seus clientes,  mas para isso, é preciso não somente utilizar dados, mas também possuir uma visão analítica de tudo, muitas vezes saindo da sua zona de conforto.

Outro ponto importante sobre uma cultura analytics é que para ela acontecer de forma correta, é preciso que haja uma democratização dos dados. 

A importância da democratização de dados

empresas data driven são uma tendência

A democratização de dados consiste em permitir que todas as equipes da empresa utilizem os dados coletados livremente para construir melhores estratégias de negócios com base neles. 

Mas para que isso aconteça de forma que traga bons resultados e não prejudique a empresa, é preciso otimizar o processo de exploração dos dados para as pessoas certas, no melhor tempo possível. Além disso, é necessário também que as empresas capacitem os colaboradores para a alfabetização de dados e forneçam as ferramentas certas para que eles lidem com as informações.

De acordo com um estudo realizado pela Deloitte sobre o uso de data-driven, empresas que tomam decisões baseadas em dados  aumentam em 77% a chance de atingir as metas de negócios

Uma cultura data driven pode garantir uma melhor experiência ao cliente 

Quando o assunto é experiência do cliente, uma cultura data driven pode fazer toda a diferença, isso porque com ela é possível garantir que o cliente seja a preocupação central da empresa, o famoso Customer Centric

Com um estudo aprofundado dos dados,  é possível cruzar informações presentes em CRM, ERP, sites institucionais, portais de autosserviço, redes sociais, aplicativos e assim conhecer melhor a sua base de clientes. Através disso, você poderá entender quais são as expectativas deles, o que os fazem completar a sua jornada de compra ou desistir no meio dela, e assim, analisar quais são as melhorias necessárias para se realizar e se aproximar de seu consumidor final. 

Quanto mais a sua empresa conhecer sobre os seus clientes, mais fácil será para segmentar e entregar ações personalizadas para eles. Além disso, através da democratização de dados, áreas como a de marketing, por exemplo, poderão criar conteúdos personalizados baseados no contexto de cada usuário, oferecer uma comunicação personalizada através de postagens em redes sociais, e-mails, webinars, entre outros. 

E por fim, é impossível falar da experiência do cliente sem citar o quanto a cultura data driven está ligada com este assunto. Atualmente, o uso de dados é o maior responsável pelos bons resultados de uma empresa e também pela criação de uma relação de confiança entre cliente e marca. 

Uma cultura data driven forma profissionais data driven

Uma cultura orientada por dados carece de profissionais data driven. Uma pesquisa realizada pela Talenses em 2021, revelou que 9 em cada 10 empresas estão em busca de profissionais com habilidades digitais. Os setores que estão mais precisando deste tipo de profissional são os de logística, finanças, operações e atendimento ao consumidor.  A pesquisa também revelou que para 83% dos gestores entrevistados pela consultoria Insights em 2021,  a importância de pessoas que olhem estrategicamente cresceu durante a pandemia de Covid-19.

As empresas estão em busca de profissionais que não sejam da área de TI, mas que saibam analisar estrategicamente os dados para trazer inovações para a organização.

O profissional data driven não precisa, necessariamente, saber coletar dados ou funções que são da área de TI, mas precisam saber quais desses dados, que foram coletados pelos profissionais da tecnologia, são realmente relevantes para serem analisados. 

Como ser uma empresa data driven?

cultura data drive nas empresas

Após tudo o que conversamos neste artigo, você está quase um expert no assunto, mas se você quer transformar sua empresa em data driven, separamos algumas dicas que podem te ajudar neste processo.

  • Dados no centro de tudo: Os dados devem ser tratados como a principal fonte de informação dentro da empresa.  Uma empresa data driven deve colocar os dados na posição principal pois é através deles que os melhores resultados podem ser garantidos. 
  • Democracia de dados: Como falamos ao longo do artigo, a democracia de dados diz muito sobre se a sua empresa é data driven.  A transparência e acesso aos dados deve ser democrática, ou seja, todos os membros da organização devem ter acesso instantâneo às informações necessárias para tomar as suas decisões e elaborar estratégias. Esse é um dos principais pontos de uma cultura organizada por dados.
  • Bom uso das informações: Não basta a empresa analisar dados, ela precisa também saber como usá-los efetivamente no dia a dia.  Por isso, para transformar uma empresa em data driven, é necessário entender se ela conta com a automatização de cargas de trabalho de gerenciamento de dados.  A automatização ajuda as empresas a executar transações, tomar decisões, repensar estratégias e aproveitar as oportunidades geradas pelo uso de dados.
  • Pessoas em primeiro lugar: Lembra quando falei no início do texto sobre Customer Centric? Então, empresas data driven, não tem somente o cliente no centro de suas preocupações, elas também têm seus colaboradores como sua prioridade.  E este tópico também está muito conectado com a democratização dos dados, visto que isso faz com que os funcionários tenham os insumos necessários para desempenhar a sua função. Colocar o colaborador em primeiro lugar é criar um ambiente propício para que ele consiga desenvolver o seu trabalho de forma justa para assim poder trazer um melhor atendimento aos clientes. 
Tecnologia para atendimento ao cliente

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!