E-commerce no Brasil: técnicas de expansão que auxiliam a alavancar as vendas em sua loja virtual

5 minutos para ler

Com a pandemia do COVID-19, muitos comportamentos do consumidor brasileiro, e também pelo mundo todo, foram mudados. A relação de compra com a internet para muitas pessoas foi estreitada com o isolamento social.

O uso de mobile commerce e e-commerce durante o período da pandemia foi intensificado, entretanto nos anos seguintes notou-se uma desaceleração nas vendas globais no mercado virtual.

Pensando neste contexto, o que podemos esperar como tendência para o ano de 2023? Quais as expectativas de crescimento? E quais estratégias serão tendência para alavancar as vendas do e-commerce em 2023?

Neste conteúdo, separamos algumas estratégias que podem aumentar as vendas do seu e-commerce, mas antes, confira este vídeo sobre algumas tendências do mercado virtual para este ano.

Estratégias para alavancar as vendas em seu e-commerce

Agora que você viu um pouco do que está por vir em 2023 para o mercado de e-commerce, separamos algumas estratégias que vão alavancar as vendas da sua loja virtual neste ano. Confira!

  1. Utilize as redes sociais

É muito comum que uma das primeiras coisas que sejam criadas quando se monta uma loja virtual são os perfis nas redes sociais como Facebook, Instagram, WhatsApp, entre outros. Entretanto, não adianta entrar nas redes sem aproveitar todo o potencial que elas têm a oferecer para o seu negócio. 

Cada rede social possui ferramentas e funcionalidades específicas que devem ser incluídas na estratégia do seu empreendimento para alavancar as vendas dos seus produtos ou serviços, além de estreitar o relacionamento entre a empresa e a sua audiência.

Por isso, faça um planejamento estruturado dos conteúdos a serem compartilhados, escolha a linguagem e identidade visual que melhor se adeque ao seu público e defina a periodicidade das publicações para que seus seguidores possam acompanhar. 

Além disso, é essencial manter um canal de comunicação ativo com os clientes através das redes sociais. Então responda aos comentários, menções e atenda às reclamações que vierem através destes canais. É necessário ter em mente que, ao colocar sua marca na internet, deve-se estar disposto a receber todo tipo de retorno, seja um elogio ou uma crítica.

  1. Oriente-se a dados

Com o tempo, quanto mais chamados forem realizados, mais dados são gerados pela sua plataforma de gestão de atendimento ao cliente. Mas o que fazer com todas essas informações? É simples: elas servirão como bússola para tomada de decisões futuras.

Você pode transformar estes dados em indicadores de desempenho, dessa forma, você poderá utilizá-los para avaliar o que deu certo e mostrar os pontos que podem ser melhorados na sua estratégia de Marketing ou na sua jornada de atendimento ao cliente. Confira abaixo como:

3. Invista no pós-venda

O pós-venda pode ser resumido como toda e qualquer ação que seja realizada depois que o consumidor comprou do seu produto ou serviço.

Depois de todo o esforço que houve para poder conquistar o consumidor, é importante retê-lo. Portanto, crie formas de convidá-lo para realizar outras compras, como descontos exclusivos e promoções nas próximas aquisições, faça comunicações através de e-mail e mostre as novidades de produtos ou serviços da sua empresa.

O mais importante é sempre manter um relacionamento constante com os clientes. Por isso, também não tenha medo de pedir feedbacks e avaliações dos produtos, pois isso ajuda a melhorar os seus processos e mostra às pessoas que se importa com a opinião e a satisfação delas.

4. Tenha um atendimento de excelência

Se você quer apostar em fidelização e obtenção de resultados, especialmente no médio e longo prazo, a operação de atendimento ao cliente da sua empresa necessita ser de excelência.

Independentemente da fase, do canal ou de quando aconteceu a venda, busque atendê-los da melhor maneira possível. Se antecipe e seja prestativo, mostre sempre estar à disposição para solucionar as dúvidas ou problemas do seu consumidor.

Atendimento ao cliente como diferencial para o seu e-commerce

Se você quer apostar em um diferencial para o seu e-commerce em 2023, conheça o sistema de atendimento omnichannel da NeoAssist, uma plataforma que ajuda você a se conectar verdadeiramente com seu cliente em todos os momentos da sua jornada de relacionamento.

A solução de atendimento ao cliente omnichannel da NeoAssist, permite que a sua empresa tenha uma visão 360º do cliente, além de um histórico integrado de todas as interações que seu consumidor teve, independentemente do canal que foi utilizado para o chamado, em uma tela única.
Conheça mais sobre a solução NeoAssist conversando com um de nossos especialistas!

Posts relacionados

Deixe um comentário