Blog
Voltar
Compartilhe

DXP: entenda a importância para seu negócio

Tecnologia e Inovação
calendar 6.5.2021

Sabemos que estamos vivendo na era da experiência e por isso as marcas passaram a direcionar todos seus esforços para atender as necessidades dos clientes e oferecer a eles uma experiência única e personalizada. Até porque, os consumidores estão repletos de informações que os ajudam a avaliar e escolher com mais cuidado a empresa ideal para atender sua necessidade.

Antes as marcas focavam seus investimentos apenas na aquisição do cliente, atualmente, entende-se que investir na fidelização de um consumidor tem igual importância. Com isso, oferecer experiências ricas e satisfatórias aos clientes, atendendo suas expectativas, é essencial para as empresas se manterem competitivas no mercado.

E contar com ferramentas para otimizar jornadas e que contribuem para oferecer uma experiência única aos seus consumidores é imprescindível para garantir o sucesso de suas ações. E nesse contexto, surgiram as Plataformas de Experiências Digitais (DXP), um software que trouxe novas possibilidades aos empreendedores.

Entenda o que é uma Plataforma de Experiência Digital (DXP)

Uma DXP (Digital Experience Platform ou Plataforma de Experiência Digital) é um software que reúne diversas tecnologias e ferramentas com objetivo de proporcionar soluções que garantam uma melhor experiência aos consumidores em todos seus canais digitais. A plataforma ajuda na gestão dos pontos de contato da empresa com o consumidor, otimizando a jornada do cliente e elaborando uma abordagem mais personalizada.

DXP entenda a importância para seu negócio

A empresa global de consultoria e pesquisa, Gartner, define uma DXP como “um conjunto integrado de tecnologias e processos que dão suporte à composição, gerenciamento, entrega e otimização das experiências do cliente em todos os pontos de contato da jornada do cliente.”. Ou seja, uma DXP oferece a diversos públicos um acesso consistente e personalizado em todos os seus canais digitais. A plataforma é indispensável para uma empresa que deseja diferenciar o seu atendimento e se destacar no mercado.

Com uma DXP, sua empresa possui uma visão completa do comportamento dos usuários, permitindo a entrega de experiências consistentes e a descoberta de insights relevantes. É uma ferramenta que sua empresa deve contar pois ajuda a manter o foco no cliente, que é essencial nos dias atuais. Além disso, a plataforma traz diversos benefícios para a sua empresa na construção de um bom relacionamento com o seu público.

É uma solução que permite o compartilhamento de informações entre os pontos de interação e mantém o foco em atender as necessidades dos seus consumidores. Até porque, sabemos que a preocupação com a experiência do cliente não deve estar só no momento da compra, mas também em toda sua jornada com a empresa, e a plataforma de experiência digital é a melhor alternativa para alcançar esse objetivo.

Importância de uma DXP no seu negócio  

Vimos como uma plataforma de experiência digital é uma ferramenta indispensável para as empresas nos dias atuais. Isso porque, o principal benefício dessa plataforma é melhorar a experiência do consumidor, tornando-a personalizada, rica e satisfatória. Oferecer experiências únicas aos usuários é um bom diferencial, mas, além disso, uma DXP traz diversos outras vantagens para seu negócio, confira alguns:

Experiência Omnichannel

Atualmente, o consumidor busca por experiências mais personalizadas e contínuas. Ou seja, ele espera que sua jornada não se restrinja a apenas um ponto de contato, mas possa continuar em todos os canais de comunicação. E com uma plataforma de experiência digital você pode oferecer essa experiência omnichannel, que permite unir todos os meios de contato entre o consumidor e a marca, ajudando a construir um relacionamento significativo e duradouro.

Veja mais: Plataforma de atendimento omnichannel: o que precisamos saber?

Integração de dados e sistemas

Para oferecer uma boa experiência, a empresa precisa integrar e armazenar os dados necessários para gerenciar essa experiência. Com uma DXP, você pode coletar todas as informações que facilitam as suas ações de marketing. Além disso, a plataforma permite que sua empresa integre ferramentas com diferentes sistemas. Então, você pode integrar dados e sistemas em um só local, otimizando o trabalho da sua equipe.

Entender o comportamento do usuário

Esse é um ponto muito importante atualmente, pois é preciso entender o comportamento do seu consumidor para oferecer produtos e serviços personalizados. E uma plataforma de experiência digital possibilita esse conhecimento, pois conta com os recursos necessários para a marca coletar e analisar os dados de tudo o que o usuário faz em todos os seus canais digitais.

Personalização da jornada

Uma DXP consegue mapear todas as ações dos clientes em seus canais digitais e encontrar os padrões presentes nelas. Assim, é possível tomar decisões mais assertivas e mais personalizadas. A plataforma de experiência digital permite a segmentação de usuários e publicações específicas para cada público. Dessa forma, é possível atender as expectativas do consumidor e oferecer uma experiência única.

 Aumento da receita

Ao proporcionar uma melhor experiência digital aos seus consumidores, a empresa consegue informações ricas sobre o usuário e o seu comportamento. Com essas informações, que uma DXP te ajuda a coletar e entender, é possível criar um relacionamento com o seu cliente e aumentar a sua lealdade com a marca. Isso faz com que seja possível fidelizar melhor os seus consumidores, e assim vender mais.

A transformação digital fez com que as organizações buscassem novas formas de acelerar seu crescimento. Oferecer uma melhor experiência aos seus clientes é uma delas. Antes, as campanhas de marketing utilizavam seus produtos e serviços como alvo, fazendo deles o foco principal da empresa, hoje, é preciso entender que a atenção deve estar voltada ao cliente, e em entender suas necessidades e atender suas expectativas, para assim, oferecer produtos e serviços personalizados.

Nesse sentido, gerenciar a experiência digital dos seus consumidores é fundamental para uma organização, é preciso entender suas jornadas e seus comportamentos. E como vimos, contar com uma Plataforma de Experiência Digital é um passo essencial para atingir esse objetivo. Agora que você conheceu e entendeu a importância dessa ferramenta para o seu negócio, não pode deixar de contar com uma DXP para otimizar os processos na sua empresa.

Guest post escrito pela equipe da Lumis Tecnologia, empresa especialista em apoiar a transformação digital do seu negócio, com produtos e serviços que dão agilidade aos seus projetos e ajudam você a fortalecer a experiência dos clientes com a sua marca.

Barreiras de atendimento entre clientes e empresas

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!