pessoas definindo reunião de estratégia e táticas de comunicação pessoas definindo reunião de estratégia e táticas de comunicação

Estratégia e táticas de comunicação: qual a diferença?

5 minutos para ler

O que você lembra quando perguntado sobre “estratégia de marketing e comunicação”?

É muito comum pensarmos em criação de conteúdo, anúncios, materiais ricos, ou coisas relacionadas. 

Mas e se eu te falar que na verdade nada disso são estratégias e sim táticas de comunicação e marketing, que auxiliam na estratégia.

Ok, pode ter ficado meio confuso, mas neste post vamos ajudar a solucionar essa confusão comum entre estratégias e táticas na área de marketing e comunicação.

Definindo estrategias e taticas de comunicacao neoassist

O que é estratégia de comunicação?

Por definição, segundo o Dicionário de Oxford, estratégia significa de forma adaptada: arte de aplicar com eficácia os recursos de que se dispõe visando ao alcance de determinados objetivos.

Pode ser resumido em “O que queremos?”. A estratégia está relacionada à construção de um plano de ações a longo prazo. O plano contém o ponto de partida e o objetivo de onde quer chegar.

Normalmente é na estratégia que se define o plano de comunicação, um documento que prevê orçamento, equipe, estudo de canais de comunicação, assim como a definição da persona foco da estratégia.

Ou seja, a estratégia é o direcionamento dos recursos que temos para chegarmos no objetivo. 

E o que é tática de comunicação?

Também segundo o Dicionário de Oxford, tática é definida como: método ou habilidade para sair-se bem em empreendimentos, disputas, situações de vida etc.

 A pergunta que se faz é “Como?”. As táticas são os meios pelo qual se chega no objetivo. Quais são as ações que devem ser feitas em curto prazo para chegar onde deseja.

Conforme a definição do dicionário está relacionado a habilidade e métodos a serem desenvolvidos, se relaciona com a parte macro para que o objetivo final seja atingido.

Qual a diferença entre estratégia e tática?

Os caminhos entre as duas se cruzam, mas os conceitos são bastante diferentes.

Neste vídeo, o consultor de marketing digital, Nino Carvalho, explora mais sobre esses dois conceitos:

Percebemos que a estratégia é identificar onde a operação está focando, qual o objetivo e o caminho a ser feito. Por exemplo, aumentar o reconhecimento da marca (awareness).

Para isso, definimos as táticas, por exemplo, aumentar a frequência de postagem nas redes sociais e criar conteúdos colaborativos com marcas maiores.

Escolha o seu ponto de partida

Quando consultado os dados de consumo da empresa, a carteira de clientes, fornecedores, concorrentes, quais são os principais pontos que merecem atenção ou destaque? 

É no ponto de partida que definimos a estratégia, ou seja, o objetivo para os negócios. Este objetivo pode ser conquistar novos clientes, aprimorar os canais de venda, expandir os segmentos do negócio etc.

Algo que deve ficar claro é que antes de tudo, o plano de comunicação começa ao se definir a estratégia, reforçando, é o momento de pensar em “O que queremos?”.

Criando uma estratégia de comunicação

Separamos algumas dicas para que seja criado a estratégia e documentar o plano de comunicação: 

  1. Tudo deve ser pensado em reunião junto com quem será líder dos setores estratégicos.

  2. Parta para a definição da persona. Quem é o consumidor semificcional foco da sua estratégia de negócio? É para esse perfil consumidor que a estratégia deve ser planejada em atingir.

  3. Estude sobre a persona, dessa forma você saberá as preferências e onde atuar nas táticas.

  4. Análise de concorrência, quando estiver criando uma estratégia de comunicação, estude os pontos fortes e fracos, assim ficará claro onde pode atuar com mais força.

  5. Compreenda o ambiente digital para reforçar sua marcas no online .

  6. Acompanhamento dos resultados, por se tratar de um plano a longo prazo, acompanhar os resultados através das métricas é essencial, e isso também inclui o aprimoramento do plano a partir dos pontos negativos e positivos.

Selecionando as táticas de comunicação

Com as estratégias criadas e o plano de comunicação documentado, é estudando ele por inteiro que se define as táticas de comunicação a serem desenvolvidas..

Quando se tem uma estratégia desenhada é mais fácil de buscar as melhorias e quais investimentos devem ser feitos.

Após estudar o comportamento da persona, e sabendo por exemplo, os canais de de sua preferência, é hora de aprimorar ou incluir essas centrais de atendimento.

Todos na mesma página da estratégia

Sabemos que objetivos ambiciosos ou mudanças bruscas, requer readaptação.

Neste momento é importante que toda empresa esteja ciente da estratégia de comunicação e marketing da organização, já que seja qual for definida, os clientes antigos e novos também serão afetados pelas táticas utilizadas.

É a hora de investir em sistemas de comunicação e atendimento, para que a sinergia da estratégia esteja em todas as áreas internas e em todos os pontos de contato externo. Para garantir essa harmonia, busque trabalhar com a comunicação omnichannel, dessa forma será garantida a integração entre os canais e a equipe.

Caso não tenha planejado a sua estratégia ainda, pense na expansão da comunicação e torne-a omnicanal. Esta pode ser a primeira ação a ser desenvolvida e, com toda certeza, será a garantia para um plano estratégico de comunicação efetivo.

Acesse nossos materiais educativos
Posts relacionados

Deixe um comentário