Blog
Voltar
Compartilhe

Entenda as diferenças entre Customer Satisfaction Score (CSAT) e Customer Effort Score (CES)

Métricas e dados
calendar 23.11.2022

O que é Customer Satisfaction Score (CSAT)?

CSAT ou Customer Satisfaction Score (Escala de Satisfação do Cliente) é uma métrica usada para medir o nível de satisfação dos consumidores em determinados processos e interações com as empresas. Assim, através dela, é possível compreender e analisar quais estratégias estão obtendo bons resultados e quais ainda precisam ser melhoradas. Tudo isso relacionado diretamente à percepção e à experiência dos clientes.

Desse modo, é importante ressaltar que o CSAT mede a satisfação do cliente apenas em interações específicas. Podemos citar como exemplo as experiências do consumidor durante um atendimento, uma solicitação de suporte ou um processo de compra

Além disso, o Customer Satisfaction Score pode ser usado em diferentes momentos da jornada do cliente. Porém, para que os resultados sejam assertivos, é preciso que as perguntas também sejam feitas no momento certo. Veremos mais sobre isso a seguir!

Veja mais: A importância de medir a satisfação do cliente (CSAT) 

O que é Customer Effort Score (CES)?

O Customer Effort Score pode ser traduzido por Nível de Esforço do Cliente e esta, é uma métrica que, por meio de um número simples, possibilita medir o esforço que o cliente teve para utilizar o seu produto ou serviço. 

É importante que o produto ou serviço cumpra o seu dever com o cliente. Portanto, ao utilizá-lo, o consumidor deve conseguir suprir suas necessidades, vivenciando uma boa experiência. 

Lembre-se: o cliente que se desgastou para utilizar um serviço ou foi mal atendido pelos vendedores não retornará e por isso, é preciso repensar como facilitar a experiência para outros clientes que virão.

Principais diferenças entre o CSAT e CES

Como pudemos ver tanto o CSAT quanto o Customer Effort Score são pesquisas que visam melhorar a experiência do cliente com a sua empresa, entretanto, o primeiro pode ser utilizado em qualquer etapa de contato com o seu cliente para entender como foi a experiência dele em determinado touch point.

Quando falamos no customer Effort Score, estamos dando o foco principalmente ao seu produto e serviço e qual foi o nível de esforço para utilizá-lo.

Então por exemplo, quando pensamos em uma empresa SaaS, ou seja, um Software as a service, podemos levar em consideração se a plataforma é intuitiva, fácil e rápida de ser utilizada.

E é importante ressaltar que ambas pesquisas devem ser realizadas a fim de entender se há algum atrito na experiência do cliente com a sua empresa.

3 dicas de como melhorar a experiência do consumidor

1. Mapeie a jornada de relacionamento do consumidor com a sua empresa

Mapeie quais são os canais de comunicação utilizados e a interação que o consumidor tem com cada um deles e assim entenda se há gargalos em canais específicos ou quais são as principais dúvidas que são geradas por canais, dessa forma, você poderá otimizar seus canais de atendimento e melhorar a jornada como um todo.

2. Utilize as redes sociais

As redes sociais são uma ótima ferramenta de interação entre clientes e empresas e já fazem parte do dia a dia dos consumidores.

Por isso, se você quer estar onde o seu cliente está, é importante estar presente nas redes sociais que fazem sentido para o seu consumidor.

Mas lembre-se, as redes sociais são canais de atendimento rápidos e dinâmicos e é importante que você tenha uma equipe especializada para atender seus clientes nestes meios.

3. Invista no atendimento ao cliente

Muito além das redes sociais, é preciso investir em um atendimento ao cliente que funcione para o seu consumidor. Por isso, é importante ter um time de atendimento ao cliente que esteja preparado para resolver problemas e auxiliar em eventuais dúvidas.

Essa ainda é uma das melhores formas de fidelizar um cliente e deixá-lo satisfeito com os produtos e serviços oferecidos, já que o contato é mais pessoal e é possível solucionar os problemas em tempo real.

Outra forma de apostar na experiência do cliente com o atendimento é apostar na tecnologia com uma plataforma de atendimento ao cliente omnichannel. Dessa forma, os operadores terão total controle e acesso às informações do cliente para personalizar e até mesmo se antecipar nos eventuais problemas ou dúvidas que os consumidores possam ter.

Acesse nossos materiais educativos

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!