Blog
Voltar
Compartilhe

Customer Care: qual a definição e o que faz esse profissional?

Jornada do cliente e comportamento do consumidor
calendar 24.11.2020

Você já deve ter ouvido falar de várias estratégias e profissões que começam com essa palavra: “customer”, ou cliente, em português. O Customer Care é mais uma dessas definições que quem trabalha com atendimento precisa conhecer e implementar!

Como você percebeu, o cliente está no centro de muitas estratégias e, acredite, quando essas técnicas são colocadas em prática corretamente, rendem bons frutos

Neste artigo, você vai descobrir que o cuidado com o cliente deve ser contínuo e faz toda a diferença no relacionamento com a marca a longo prazo.

Na imagem temos um homem branco, de cabelo castanho, usando uma roupa social e segurando um café, ao seu lado está uma mulher negra de roupa social, segurando um café. Ambos estão sorrindo.

Afinal, o que é Customer Care?

Sendo bem literal, o Customer Care é “cuidado ao cliente”, na prática, é o atendimento de qualidade durante todas as interações com o consumidor. Preste atenção na palavra interagir, muito além da compra, todo contato deve manter o mesmo nível de cuidado e prestatividade.

Portanto, não basta vender, o objetivo aqui é ouvir, valorizar, respeitar e oferecer o melhor que a empresa tem para o cliente. Enfim, um atendimento humanizado e preocupado com as necessidades dos consumidores.

Esse cuidado em todos os momentos tem muito impacto positivo. Quando a recepção é excelente, a vontade de voltar é ainda maior! Por isso, o Customer Care é uma boa prática de fidelização do cliente através de uma conexão especial.

O profissional que está nessa área precisa conservar e exercitar algumas habilidades bem especiais, como a empatia, a proatividade, a inteligência emocional, o pensamento inovador e, muito importante, saber ouvir

É mais que atendimento, é relacionamento que cultiva aquela conexão e a valoriza, sabe? No fim das contas, todo mundo gosta de se sentir especial! O resultado para sua empresa são inúmeros: maior competitividade no mercado; um crescimento escalável; mais chances de recomendação; e, um ciclo de vida do cliente ainda maior. 

Customer Care x Customer Service

Se você está estudando mais sobre práticas bacanas de atendimento, já se deparou com outra estratégia, o Customer Service. A diferença entre as duas é pequena, mas significativa.

Vamos começar pelas semelhanças: as duas tem como foco a experiência do cliente e tratam de estratégias úteis para a área de atendimento.

A diferença é que o Customer Service é reativo, ou seja, é quando o cliente chega até você insatisfeito, precisando de ajuda ou com dúvidas. A área é a responsável por reunir as reclamações dos consumidores e, a partir delas, elaborar possíveis soluções para o cliente se sentir satisfeito e a sua empresa melhorar seus processos.

Já o Customer Care, pode parecer parecido, mas é um serviço proativo. Do primeiro contato até o pós-venda, não se espera uma reclamação, a empresa vai até o cliente. Por isso, é importante se antecipar às necessidades e dificuldades que ele pode encontrar durante a jornada de compra.

Uma possível dificuldade, na verdade, é uma oportunidade para melhorar ainda mais a experiência do cliente. Esse atendimento de excelência cria uma base de clientes fiéis e melhora ainda mais a relação entre cliente e empresa. 

O Customer Service e o Customer Care são estratégias que precisam andar juntas para garantir um bom resultado. Portanto, esteja sempre preparado!

Na imagem temos um grupo de jovens multiétnicos conversando sobre o trabalho.

Mãos à obra

Vamos colocar o Customer Care em prática? Separamos três tópicos que são imprescindíveis para um atendimento campeão, que acompanha e cuida dos seus clientes, para que eles sempre retornem.

Personalize o atendimento

Um bom atendimento começa ao conhecer o cliente, as suas dúvidas comuns, suas necessidades, seus gostos e também desgostos. É o primeiro passo para personalizar o seu atendimento.

Pense bem: o cliente quer se sentir único. O atendimento personalizado é uma forma de demonstrar que essa prerrogativa na sua empresa é verdadeira.

O encantamento do cliente virá automaticamente na medida que você se dedica ao Customer Care.

Integre os setores

Cada setor no seu quadrado, distantes e sem comunicação é coisa do passado. As empresas mais modernas do mercado já sabem que trabalhar integrando setores vai auxiliar em todos os processos de venda.

O Customer Care vai sair ganhando com um fluxo de trabalho conjunto como metas coletivas; rotinas de feedback e follow up; e, uso de softwares que armazenam as interações de todos os clientes.

A meta é compartilhar conhecimentos e informações para melhorar a experiência do cliente e conquistar mais resultados. Todos estão juntos no mesmo barco, com o mesmo objetivo. 

Seja omnichannel

A tecnologia deve ser sua aliada. O Customer Care e uma plataforma omnichannel de atendimento são o match perfeito para conquistar resultados expressivos e constantes.

O atendimento em vários canais é uma realidade e tem tudo a ver com o cuidado exigido pelo Customer Care. Esteja presente para atender da melhor maneira possível os seus clientes e fidelizá-los para uma aumentar as chances de retorno e de recomendações.

Customer Care: atendimento de excelência

Viu como a experiência de excelência deve estar em todos os detalhes da relação entre empresas e clientes? As pessoas buscam conexões com o que admiram e gostam, como a sua marca. 

O Customer Care vai ser uma forma não só de conquistar, mas de manter os seus clientes, priorizando sempre a qualidade em todos os aspectos, do produto ou serviço até do atendimento.

Pronto para colocar em prática o Customer Care? Na nossa biblioteca de conteúdos temos ainda mais estratégias para sua empresa crescer!

Customer Effort Score

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!