WhatsApp comercial banido: como evitar e o que fazer se isso acontecer

Fabiana Sousa | março de 2021

Desde o seu lançamento em 2009, o WhatsApp tem crescido diariamente e se tornado uma das redes sociais de mensagens instantâneas mais utilizadas no mundo. Quando falamos em Brasil esse número cresce ainda mais. Assim, com a alta demanda, quase 10 anos depois surgiu o WhatsApp Comercial. 

Segundo uma pesquisa realizada pelo Panorama Mobile Time/Opinion Box, o WhatsApp está instalado em 99% dos celulares brasileiros. Ou seja, 20% mais que o segundo colocado da lista, o Facebook Messenger. Todavia, se os seus clientes fazem parte destes 99%, estar no WhatsApp Business vai te trazer muitos benefícios.

Por isso, é muito importante redobrar os cuidados na hora de atuar utilizando esse aplicativo para que você possa continuar realizando o atendimento ao cliente nesta ferramenta. Neste artigo vamos te contar as diferenças entre o WhatsApp pessoal e o profissional. Além de dicas para evitar que sua conta seja banida e, por fim, o que fazer se isso acontecer. 

Qual a diferença entre WhatsApp e WhatsApp Business

A opção do WhatsApp Business surgiu para ajudar as empresas, incluindo as de pequeno e médio porte, a apurar a comunicação com o cliente. Por ser uma plataforma simples, ela se torna útil e prática tanto para o cliente quanto para as empresas.

As principais diferenças entre uma conta comum e a comercial estão nas funcionalidades. Além disso, ambos são gratuitos e tem a mesma interface.

Veja mais: Como reduzir reclamações de clientes nas redes sociais 

Existe também uma outra opção chamada WhatsApp Business API. Essa solução é paga e projetada para empresas de médio e grande porte. Ela permite algumas outras funcionalidades como poder conectar a um CRM. Além, da automação de chatbot dos chats e permitir o uso em vários dispositivos. 

Como não ter a conta do Whatsapp comercial banida

Quando falamos de uma empresa, é muito importante que a sua conta seja unicamente comercial. Bem como passar mais confiança ao seu cliente, ela possui algumas funcionalidades que são importantes e vão facilitar o seu trabalho como:

  1. Criar formatos de mensagem para a notificação dos usuários
  2. Perfil personalizado com endereço, horário de funcionamento, segmento comercial e descrição da sua empresa
  3. Catálogo de produtos
  4. Respostas rápidas e automáticas 
  5. Estatísticas das mensagens 

Você já deve ter ouvido alguém dizer que teve a conta banida, não é mesmo? Saiba que isso pode acontecer. A ferramenta do WhatsApp busca fornecer segurança para seus usuários e clientes. Por isso, veja algumas dicas que podem evitar que sua conta seja banida. 

Veja mais: Atendimento de qualidade: como deixar seu cliente feliz 

Como não ter a conta banida 

Conheça as Políticas do WhatsApp

É preciso seguir algumas diretrizes e normas.

É importante saber que existem algumas diferenças entre as diretrizes do whatsapp business e do de uso pessoal. Realizar, por exemplo, a coleta de informações de ou sobre outros usuários de qualquer forma não permitida ou não autorizada, é um motivo para que a sua conta seja banida.

Você pode conferir todas essas diretrizes na página oficial do WhatsApp

Cuidado com os bloqueios

É considerado um quesito a quantidade de vezes que o seu número é bloqueado. Isso acontece porque o aplicativo entende que as mensagens enviadas podem estar atrapalhando o uso de outros participantes, por conta da alta rejeição. 

Por isso, avalie se determinadas mensagens precisam ou não ser enviadas, e se não existem outras alternativas de se comunicar com os clientes que deseja. 

Não envie mensagens massivas 

O WhatsApp já é capaz de detectar contas que enviam mensagens massivas utilizando ou não a lista de contatos. De acordo com o teor e a frequência das mensagens, elas podem ser consideradas agressivas ou incômodas ao usuário.

Essa diretriz vai muito de encontro com os cuidados do aplicativo em restringir mensagens que possam ser spam, já que textos desse tipo violam a privacidade do usuário. 

Veja mais: WhatsApp comercial: atenda seu cliente pela plataforma NeoAssist

Comercial WhatsApp: o que fazer se minha conta foi bloqueada? 

Mesmo seguindo essas dicas você teve seu número bloqueado. Se isso aconteceu, não precisa se desesperar, como tudo, o WhatsApp Comercial também comete erros. Confira um passo a passo de como agir caso seu número seja bloqueado. 

Bloqueio temporário

Se receber o aviso “temporariamente banido” saiba que o seu aplicativo pode ser recuperado com facilidade. Na maioria das vezes esse bloqueio significa que o usuário está utilizando uma versão não oficial do aplicativo. É necessário que você utilize o WhatsApp Business para que tenha um uso seguro e fluido. 

Como não ter a conta do Whatsapp comercial banida

Para resolver o bloqueio temporário basta instalar a versão oficial do aplicativo. Lembre-se de fazer um backup do seu histórico de conversas antes da atualização para que não perca nada. 

Número banido

Acredita que não cometeu nenhuma atividade irregular? Em primeiro lugar enviar um e-mail para [email protected]sapp.com, informando o seu problema. 

Neste e-mail você pode descrever o ocorrido, que seguia as diretrizes do aplicativo e se houver provas não se esqueça de acrescentar. Entretanto, se você acredita que pode ter cometido um erro, se comprometa que aquilo não voltará a acontecer. O recomendado que sua mensagem seja escrita em inglês.

Após o e-mail, a equipe do WhatsApp fará uma análise das informações. Então sua conta será liberada e você terá o numero de volta comprovando que nenhuma infração foi cometida. O tempo de resposta da equipe de atendimento do WhatsApp Comercial pode demorar de 1 a 2 dias.  

Minha solicitação de recuperação foi rejeitada, o que fazer?

Como última alternativa você pode enviar um e-mail diretamente para a equipe de atendimento global do WhatsApp Business: [email protected]. Mas tenha ciência de que as chances são pequenas. O aplicativo costuma ser rígido com seus termos e diretrizes, principalmente quando não é a primeira vez.

O WhatsApp só realiza o bloqueio de quem de alguma forma violou suas diretrizes. Por isso, a melhor dica é que você siga a risca todas as diretrizes e recomendações com atenção. Busque informações de fontes seguras sempre que houver uma dúvida. Assim você pode continuar realizando o seu atendimento ao cliente via WhatsApp Comercial. 

Gostou deste conteúdo? Caso você queira integrar o seu WhatsApp Comercial com outros canais de atendimento em sua estratégia, não deixe de conferir a plataforma Omnichannel da NeoAssist!

Fabiana Sousa