Blog
Voltar
Compartilhe

Conheça estratégias para fidelizar clientes

Jornada do cliente e comportamento do consumidor
calendar 20.6.2016

Com boas estratégias para fidelizar clientes é possível garantir o sucesso do seu negócio por muito tempo. Veja algumas dicas infalíveis para se dar bem.


Estratégias para Fidelizar Clientes

Estratégias para fidelizar clientes

Segundo Steve Denning, autor de The Secret Language of Leadership, investir em estratégias para fidelizar clientes é o bem mais precioso de qualquer empresa. Para ele, os empreendimentos que mantém o foco na fidelização garantem porta-vozes para sua marca.

Explico: acontece que os clientes fidelizados são aqueles que confiam e gostam da sua empresa. Por isso, ao te indicarem para amigos e conhecidos, eles funcionam como núcleo de atração para novos compradores e ajudam a espalhar uma boa imagem da marca. Acredite: o melhor marketing do mundo ainda é o famoso boca a boca.

Além disso, pesquisas mostram que manter um cliente fiel pode ser até cinco vezes mais barato que conquistar um novo. Aliás, os consumidores fiéis podem representar até 65% do total de todas as suas vendas.

Por isso, é importante ter em mente que fidelizar clientes é um investimento que fará a sua empresa se destacar no mercado e  movimentar o seu caixa. São eles que retornam e ainda te recomendam pelos seus serviços prestados.

Mas, como fidelizar clientes de forma eficiente?

Com boas estratégias, é possível fidelizar clientes e garantir o sucesso do seu negócio por um longo tempo. Os especialistas aqui da NeoAssist separaram algumas dicas práticas para você garantir a continuidade de suas negociações.

Conheça a sua clientela

Essa é uma das regras mais importantes se o seu objetivo é fidelizar clientes. Além de dados como nome, endereço e telefone, registre os contatos feitos pelo cliente, armazene seu histórico de compras, incluindo a forma de pagamento e entrega.

Alguns clientes valorizam mais o desconto à vista e outros as condições de pagamento, por exemplo. Sabendo disso, você oferecerá oportunidades exclusivas para o consumidor – aumentando e muito as chances dele voltar a fazer negócio com você.

Para fidelizar clientes, lembre-se que é muito importante manter os dados do comprador atualizados. Com eles em mãos, você poderá oferecer benefícios e produtos exclusivos para ele não ter como recusar.

Invista em canais de comunicação eficazes

Seja no mundo físico ou virtual, se você quer fidelizar clientes é extremamente importante investir em meios acessíveis para o consumidor entrar em contato com você.

Mantenha os botões de contato de um site sempre visíveis, não deixe o cliente esperando ao telefone e responda sempre que possível as redes sociais e os emails.

Ao fidelizar clientes, também é muito importante orientar os operadores dos caixas a perguntarem se o consumidor foi bem atendido e se precisa de algo a mais, por exemplo.

Sempre agradeça pelo contato e ofereça o melhor atendimento que puder. Não se esqueça de ser simpático, agradável e gentil em qualquer meio: no físico ou virtual.

Tenha um bom programa de ofertas

Tenha programas de ofertas para o os clientes que desejam sempre estar por dentro das novidades. Mas tenha o cuidado de não ser invasivo. Mande promoções somente para aqueles que fizeram uma assinatura prévia.

Além disso, invista em ofertas – sempre que possível – exclusivas. Por isso é tão importante conhecer o cliente. Por exemplo, se você sabe que ele ficou namorando aquele produto, chegou a colocá-lo no carrinho de compras, mas não finalizou o negócio, por que não oferecer um desconto exclusivo naquele item?

Também fique atento quando o cliente procurar um produto indisponível no estoque. Tenha a preocupação de avisá-lo quando chegar. Outra estratégia para fidelizar clientes é utilizar o histórico de compras e fazer contato quando tiver um produto ou serviço que se adequem ao perfil do consumidor.

Mas é preciso pensar além das promoções. É claro que realizar ofertas é uma ótima estratégia para fidelizar clientes. No entanto, pode acontecer do consumidor se “acostumar” e não querer pagar um valor maior do aquele preço.

Invista em alternativas que façam do seu negócio se destacar. Se você trabalha com um e-commerce, frete e troca grátis são excelentes opções. Já se você tem um hotel, por exemplo, estenda o horário do check-out ou ofereça um mimo de boas-vindas.

Busque por diferenciais

Atualmente, os produtos, marcas e até locais de venda estão muito parecidos. Por isso, para fidelizar clientes, você deve buscar elementos que te diferenciam dos concorrentes.

Tenha programas de vantagens para quem é cliente fiel, preste consultoria e crie um ambiente agradável. Lembre-se que, hoje em dia, o consumidor quer receber informações antes de comprar. Dê orientações sobre o produto, dicas de como usá-lo, entre outros.

Se você tiver um e-commerce, uma excelente opção para fazer isso é o blog. Lá, você poderá falar de maneira informal com o seu cliente, explicar as especificidades do seu produto, tirar dúvidas, etc.

Não fique de fora das redes sociais

Hoje em dia, o mundo virtual se tornou tão importante quanto o mundo físico. Se você quer fidelizar clientes, é muito importante que você tenha uma conta nas principais mídias, como o Facebook e o Instagram.

Esses são canais importantes para você enviar notícias e atualizações sobre o seu produto, acompanhar os comentários dos clientes e estabelecer um vínculo informal. Tenha um profissional exclusivo para cuidar das redes.

Faça das duas páginas um local atrativo. Mantenha-as sempre atualizadas, mas tome cuidado com a quantidade de postagens. Tudo o que é demais enjoa. Por isso, utilize o bom senso para não cansar o internauta.

Acesse nossos materiais educativos

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!