Como ter um bom relacionamento com o cliente

7 minutos para ler

Se relacionar com o cliente é uma tarefa importante para o sucesso de um negócio. Por isso, neste artigo você vai conhecer benefícios do atendimento e além disso, como implantar esse conceito na sua empresa.

O que é ter um relacionamento com o cliente?

É comum imaginar que quando um cliente fecha um negócio com a sua empresa, automaticamente é criado um relacionamento. Mas esse raciocínio pode ser considerado errado. Isso porque o relacionamento com o cliente vai muito além das transações que ele faz na sua empresa. 

Ter um relacionamento com o cliente é uma construção diária. Exige esforço e empenho por parte da empresa. Pode-se dizer que o relacionamento com o cliente é um conceito. Ele se baseia em trabalhar para que seja criado um vínculo entre empresa e cliente. 

Veja mais: Jornada de relacionamento – quando o cliente te deixa

Essa estratégia busca fazer com que todo o caminho do cliente dentro de uma empresa seja bom. É isso mesmo, essa relação começa antes mesmo da concretização do negócio. É preciso acompanhar toda jornada de compra, se mostrando presente desde aquele momento. 

Porque devo ter um relacionamento com o meu cliente? 

São diversos os motivos para apresentar os benefícios da criação de um relacionamento. Então, conheça alguns deles: 

O boca a boca

Podem surgir muitas formas de anúncio ou divulgação de um produto, mas o boca a boca sempre será uma das melhores. O boca a boca pode fazer com que consumidores que você levaria tempo para conquistar conheça sua marca com mais facilidade

A fidelidade

A fidelização de clientes é o objetivo da estratégia de relacionamento. Isso porque quando nos tornamos fiel a algo, não abandonamos ou trocamos com facilidade. Seguindo nessa linha, um consumidor fiel a sua marca vai te escolher sempre. Isso porque ele leva muito em conta toda a experiência já vivida, e além disso, ele já se sente confortável e confiante ao consumir o produto. 

Veja mais: Conheça estratégias para fidelizar clientes

Conquistar novos clientes custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um novo

A frase de Philip Kotler, considerado o pai do marketing, retrata bem os benefícios do relacionamento, “Manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo”. Nos dias atuais conseguimos enxergar esse cenário de forma ainda maior. 

Como fazer para manter um bom relacionamento com clientes

O investimento feito na manutenção do relacionamento de um cliente que já está na sua empresa é significativamente mais econômico. Isso porque você não precisa conseguir suas informações, você já sabe como atuar com ele e suas preferências

Defensor da marca

Você já viu casos na internet em que comentários negativos são respondidos com comentários positivos pelo público? Pois é, esse é o defensor da marca. Ela faz questão de contar que a sua experiência com essa empresa foi ótima e que os futuros clientes podem confiar. Ou seja, no mundo das redes sociais eles têm uma importância extrema.

Posicionamento de mercado 

O relacionamento com o cliente faz com que sua empresa se destaque da concorrência. Mesmo não influenciado no boca a boca, ele vai conhecer o posicionamento da sua empresa. Por isso, estar sempre em busca da satisfação do cliente e ter clientes satisfeitos, é importante. Assim o cliente ficará mais propenso a fechar um negócio. 

Como fazer para manter um bom relacionamento com clientes?

Confira 5 dicas de como manter um bom relacionamento com o cliente.

Verifique se sua empresa entrega o prometido 

Antes de pensar em coisas maiores, devemos pensar no básico. Sua empresa vem cumprindo o que promete? Isso é válido para prazos de entrega, promoções limitadas, serviços e etc. Então, mudar de ideia durante o caminho é um grande problema e pode fazer com que o cliente perca a confiança no seu negócio.

Veja mais: Quer fazer uma boa comunicação com o cliente? Confira 6 dicas

O ideal é que as promessas sejam sempre cumpridas, mas imprevistos acontecem. Por isso, neste momento devemos pôr em prática a comunicação. Você atrasou na produção de um produto? Então envie um e-mail ao seu cliente contando o que aconteceu e, acrescente também, se puder, algo para compensar essa demora. É importante manter a clareza entre cliente e empresa. 

Tenha um atendimento e qualidade 

Pode ser que o cliente tenha problemas durante o uso do produto ou serviço. Assim, é muito importante apostar em um serviço de atendimento de qualidade. Ele deve esclarecer todas as dúvidas e questionamentos dos clientes de maneira simplificada.

O uso de uma estratégia omnichannel, por exemplo, pode fazer com que o seu atendimento seja mais rápido e seus operadores tenham uma visão 360º do cliente dentro da empresa. 

Tenha uma equipe motivada

Um time motivado faz toda diferença na sua relação com o cliente. Por isso, contar com pessoas animadas e empenhadas faz com que o cliente se sinta mais confiante e aberto para relatar seus problemas. 

Mas para que uma equipe seja motivada, a empresa precisa realizar um trabalho dedicado. Conheça seus funcionários e seus desejos, sugestões de melhorias, etc. Faça treinamentos, palestras, conversas, etc, busque encontrar formas de engajar o time

Pense em suas necessidades

Você sabe o porquê dos seus últimos clientes terem cancelado seus contratos? Ou qual o motivo um determinado cliente sempre atrasa suas faturas? Faça contato com seus clientes, busque entender esses motivos. 

Veja mais: O cliente tem sempre razão? Veja se você deve seguir essa ideia

Além disso, quando entendemos o motivo, podemos trabalhar com aquelas informações e encontrar melhores saídas, tanto para o cliente quanto para a empresa. 

Utilize a empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outros. Além disso, identifique o perfil comportamental de cada cliente, isso será muito importante durante a jornada dele dentro da sua empresa. 

Fique atento aos feedbacks

Os feedbacks são onde os consumidores te contam o que estão achando de um determinado serviço ou produto da sua empresa. Por isso,  ele é de vital importância na construção de um relacionamento. Além de apontar os pontos a melhorar, você também vai entender se suas ações realizadas estão ou não surtindo efeito. 

Neste momento você pode utilizar algumas métricas como First Call Resolution, TMR, CSAT, ROI de atendimento, etc. O CSAT, por exemplo, vai te mostrar o nível de satisfação dos consumidores em determinados processos e interações dentro da sua empresa. Além das métricas, você pode contar também com um time de Customer Success, uma estratégia que visa melhorar a relação com o cliente. 

Veja mais: Customer Success: transforme o relacionamento com o cliente

Entender a importância do relacionamento com o cliente é extremamente importante para o sucesso. Pois não basta só entregar o prometido, precisamos nos relacionar e entender suas necessidades para atuar com excelência. 

Você pode aplicar essas dicas todas juntas ou alguma única. O mais importante é que a cultura de relacionamento se torne presente dentro da empresa, para que pensando a longo prazo, essa seja uma realidade da empresa para sempre proporcionar boas experiências ao cliente.

Posts relacionados

Deixe um comentário