Blog
Voltar
Compartilhe

Como os chatbots podem beneficiar os serviços das Fintechs?

Neo
calendar 23.5.2022

Como já sabemos, as Fintechs chegaram para mudar o cenário do mercado financeiro. Nesse sentido, com o aumento da exigência e das demandas do novo consumidor, os serviços e os canais de atendimento dessas startups precisaram se atualizar. Nesse artigo, falaremos sobre a importância dos chatbots dentro das Fintechs e como elas podem alcançar um resultado melhor com a adoção desse canal.


As novidades tecnológicas dentro do mercado financeiro

As inovações tecnológicas estão mudando, para melhor, os traços e o funcionamento de processos e serviços. Desse modo, as marcas devem se adaptar a essas transformações para entregar uma experiência satisfatória a cada cliente.

Um dos pontos principais dessas mudanças é a questão do atendimento. A Era Digital formou os consumidores 4.0, que, além de serem superinformados, demandam serviços mais práticos e eficientes.

Assim, a incorporação dos chatbots nas Fintechs pode representar um novo marco de inovação. Clientes exigentes pedem mais facilidade e serviços instantâneos e tudo isso pode ser entregue por meio das novas tecnologias.

Como os chatbots podem inovar o atendimento ao cliente das Fintechs?

chatbots

De acordo com a Hub Fintech, empresa que fornece soluções de negócios em meios de pagamento, a adoção do chatbot em seu serviço de atendimento reduziu em 40% os registros diários de telefone e chat.

Com o objetivo de melhorar a experiência do cliente, os bots ainda mudarão muito a cena do atendimento das empresas. Veremos agora quais as principais demandas do cliente atual e como esses robôs poderão ajudar o time de suporte das Fintechs:

1- Serviços instantâneos

Por já estarem inseridos e acostumados com o mundo digital, os consumidores sempre esperam as melhores performances de um serviço. Além de prático e rápido, ele deve ser instantâneo e rodar 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. No entanto, isso não é nada fácil sem a automação dos processos e um atendimento inteligente.

Tudo gira em torno de se moldar às características e hábitos dos novos consumidores. Desse modo, se hoje eles carregam seus celulares 24 horas por dia e já exigem serviços totalmente digitais está na hora de se adaptar às suas novas condições.

2- Automatização de processos

O grande número de solicitações direcionadas aos operadores de suporte pode ser um empecilho para o bom atendimento. O que caracteriza uma boa experiência aos consumidores são serviços rápidos e processos simples.

Portanto, ao automatizar os processos dentro de uma central de atendimento, os operadores poderão ficar responsáveis apenas pelos assuntos mais complexos. Com isso, questões mais simples conseguirão ser resolvidas por meio do autoatendimento e dos chatbots.

Um  bot, por exemplo, é capaz de pré-qualificar as solicitações dos clientes, antes de encaminhá-las aos operadores. Tudo isso, além de ganhar tempo e qualidade em processos, reduz os custos de uma empresa.

3- Rapidez no atendimento

Como falado acima, a automatização dos processos permite um melhor alinhamento entre central de suporte, bots e clientes. Grande parte das dúvidas ou dos problemas que chegam até a central é comum entre os consumidores e isso permite unificá-las para facilitar os procedimentos seguintes.

Desse modo, ao automatizar as respostas das perguntas de grande volume, os contatos via chat e telefone diminuirão drasticamente. Isso fará os processos correrem com mais assertividade e menos tempo de execução, o que trará uma melhor experiência ao cliente e resultados positivos às Fintechs.

chatbots

4- Integração de canais

Um suporte de qualidade possibilita o cliente escolher o canal que deseja usar para resolver um problema. Se, no meio do caminho, ele quiser migrar para outro canal, a central terá seu histórico de interação e nenhuma das etapas anteriores será perdida.

Tudo isso possibilita uma visão detalhada de cada caso e de cada cliente. É assim que funciona uma central de atendimento omnichannel. Sua maior característica é a integração de vários canais em uma mesma plataforma de suporte.

Só assim será possível otimizar os processos internos de cada central. No momento em que uma empresa percebe a importância de seu cliente e o trata de maneira personalizada e humanizada, o relacionamento entre eles só tende a crescer. E essa relação fica forte o suficiente para fidelizar os usuários.

Serviços automatizados X Processos lentos

Como vimos no decorrer desse artigo, processos lentos afastam os clientes de uma marca. As Fintechs já se diferenciam dos bancos tradicionais ao revolucionarem a forma com que executam seus serviços e oferecem recursos tecnológicos em seus processos. É dessa maneira que elas atendem, em maior escala, às exigências dos clientes e melhoram suas experiências.

No entanto, o mercado e seus consumidores estão em constante mudança. É nesse momento que as empresas devem se atentar e acompanhar suas exigências para poder vencer a grande concorrência. A maior demanda atual é entregar cada vez mais eficiência e rapidez em seus serviços de atendimento e é nessa hora que entram os chatbots.

Portanto, invista em automatização de processos e serviços práticos e personalizados. Quanto mais rápido o cliente resolver suas questões, maior será a sua satisfação.

Os resultados

Hoje, as Fintechs já apresentam grandes benefícios quando comparados aos bancos tradicionais. Ao oferecer serviços totalmente digitais e sem as burocracias existentes na concorrência, eles levam uma grande vantagem no mercado. Desse modo, quanto mais se adaptam às exigências do consumidor atual, mais sucesso elas têm.

Os chatbots apresentam uma importante inovação para o setor financeiro e a forma com que as Fintechs se relacionam com seus clientes. Assim, ao atender suas necessidades quanto à rapidez e efetividade de processos, elas ganham a preferência sobre os bancos convencionais.

Nunca se esqueça de que o cliente deve ser o centro de todo negócio. Assim, executar todas as suas demandas e entregar uma ótima experiência de atendimento é pré-requisito para toda Fintech alcançar o sucesso.


557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!