Como o atendimento pós-venda pode ser um diferencial para seu negócio

6 minutos para ler

Manter o relacionamento mesmo após a compra, é algo fundamental para todas as empresas e suas estratégias, mas ao contrário do que algumas marcas aplicam, a pós-venda vai muito além do que um simples contato. Trata-se de estar junto ao consumidor durante sua experiência. 

Conheça o conceito de uma ação de atendimento pós-venda e como ela é importante para o seu negócio.

Experiência do Cliente: antes, durante e após a venda

Grande parte das empresas foca seus esforços na conquista de novos clientes, ignorando aqueles que já se interessaram pela marca e realizou a compra, e esse é o grande erro.

O que todo consumidor quer é ser bem atendido e saber que a marca se preocupa com a sua experiência. Mas o que muitas empresas não percebem é que mesmo após a compra o cliente continua sendo uma grande oportunidade de venda.

A maioria das empresas não possui estratégias de relacionamento após a compra, e com isso elas perdem uma grande potencialização de vendas. O pós-venda é crucial para marcar presença e é por meio desse processo que a experiência, fidelização e satisfação do cliente serão definidas, sendo responsável por nutrir um relacionamento a longo prazo com os seus consumidores.

O consumidor não quer apenas adquirir algo da sua marca, ele quer ser surpreendido. Com uma boa estratégia de pós-venda, os benefícios se multiplicam.

Planejamento de estratégias de pós-venda

Por que o pós-venda é tão importante?

O pós-venda pode ser visto como um diferencial para o seu negócio. 

O estudo feito pela NeoAssist, Customer Insights 2019, aponta que 84,3% dos compradores afirmam que a experiência oferecida pelas marcas é o que realmente os torna fiéis. Em contrapartida, quase 60% deles trocam de empresa quando encontram problemas no atendimento.

Criar uma estratégia de atendimento após a compra é uma ótima maneira de fidelizar a relação, e clientes fiéis são o maior ativo que uma empresa pode ter. Além disso, o custo para manter sua base de consumidores é menor do que para conquistar novos.

A fidelização dos clientes também é responsável por aumentar as vendas, até porque clientes satisfeitos compram mais e se tornam propagadores da marca, alcançando mais pessoas, ou seja, os lucros crescem.

As melhores práticas de pós-venda

A compra é só o primeiro passo da conquista do consumidor, já o desempenho do pós-venda é que vai defini-lo como um cliente permanente. Não dá mais para estabelecer a meta de apenas vender, é necessário valorizar a retenção de cliente.

Para isso, existem muitas formas de valorizar o atendimento e não decepcionar quem decidiu confiar no seu negócio.

Coloque os clientes a bordo com o onboarding

Se você vendeu um SaaS (Software as a Service) – um software utilizado via internet -, por exemplo, talvez seu cliente tenha algumas dificuldades com uso da ferramenta, até porque é o primeiro contato dele. E isso pode ser determinante para o sentimento que ele construirá sobre a marca.

E o papel do onboarding é exatamente esse, tornar a experiência do cliente com o seu produto a melhor possível. É essa prática que garante o engajamento entre sua marca e os consumidores. E além de refletir na conexão entre as partes, é muito possível que por meio dessa ação algumas ideias de melhoria surjam.

Mantenha sua marca próxima ao cliente

Independente da forma utilizada, tenha em mente firmar o contato com seu cliente. E para que isso aconteça é importante oferecer uma série de canais de atendimento e ter ações ativas de engajamento – não espere que ele venha até você.

Quer saber mais sobre canais de atendimento ao cliente? Então assista ao vídeo do especialista no sucesso do cliente, Diego Azevedo:

Além disso, pesquisas de satisfação podem ser muito úteis. Apesar de diversas empresas acharem que estão sendo incômodas, é fundamental obter algum tipo de feedback.

Poderão vir críticas ou elogios, mas o importante é que você escute o seu cliente. Para ele esse contato é um sinal de que sua marca se importa, mas lembre-se: esse não será o momento de realizar outra venda.

Essa tentativa poderá comprometer a estratégia e o futuro do relacionamento com o seu cliente. Mantenha a atenção na pessoa com quem você está falando e em qual experiência ela teve. O que pode melhorar?

Recompense a fidelidade do seu cliente

Oferecer uma recompensa pela fidelidade é uma ótima maneira de demonstrar que sua marca valoriza aqueles que a usufruem, afinal, todos querem ser lembrados e reconhecidos. 

Para tanto é necessário bolar réguas de relacionamento que busquem surpreender e estreitar a relação de um jeito especial. Um programa de fidelidade ou um desconto interessante no aniversário são maneiras de começar. 

Saiba que o relacionamento entre cliente e empresa é uma via de mão dupla. Assim como você espera coisas boas do cliente, ele também espera benefícios da sua marca. Por isso, a recompensa pode superar as expectativas do seu cliente, tornando a satisfação muito maior. Aposte em ações que demonstrem valor agregado. 

Seja a solução dos seus clientes

Uma das maiores frustrações para os consumidores é ter que entrar em contato diversas vezes para obter a resolução de um problema. Por isso, foque em oferecer um atendimento ágil e efetivo, que solucione as demandas recebidas o mais rápido possível.

Após a aquisição do seu produto podem surgir muitas dúvidas e problemas para o cliente, então seja direto e resolva os problemas de imediato

O cliente nem sempre pode esperar para receber uma solução, assim, para interceptar as reclamações e resolvê-las em curto prazo é necessário que sua marca esteja presente e ativa em todos os canais. E o atendimento omnichannel é decisivo para conseguir atender seu cliente por onde quer que ele venha. 

Seja a solução, e não o problema.


A jornada de relacionamento com o cliente no atendimento
Posts relacionados

Deixe um comentário