Blog
Voltar
Compartilhe

Como garantir uma melhor experiência ao cliente de volta ao atendimento presencial após a pandemia?

Jornada do cliente e comportamento do consumidor
calendar 25.10.2021

Com 46,72% da população brasileira vacinada com pelo menos uma dose da vacina contra Covid-19, a vida começa a dar os primeiros sinais de volta ao novo normal. 

No entanto, apesar de a vacinação estar avançando, ainda é preciso tomar alguns cuidados como o uso de máscara, álcool em gel e evitar aglomerações até que 100% da vacinação seja atingida.

No setor varejista a volta também está acontecendo aos poucos para alguns lugares, mas no ramo farmacêutico, que nunca pôde parar, a volta ao normal também está sendo uma novidade dado ao novo perfil dos clientes pós pandemia. 

Na Raia Drogasil, por exemplo, o SAC, Serviço de Atendimento ao Consumidor, trabalhou 70% presencial e 30% de casa durante esse período, e foi possível perceber que tanto a parte qualitativa quanto a quantitativa do atendimento foi praticamente a mesma, não mudou nada. Agora, em relação ao perfil dos clientes durante a pandemia, foi possível notar que eles ficaram mais ansiosos e estão buscando ser atendidos cada vez mais rápido.

Eles não querem ficar na URA (Unidade de Resposta Audível) ou fila de espera. Então é necessário notar que o que for possível dar de solução automatizada, eles vão gostar, porque o que ele espera é um atendimento ágil e eficiente. 

Além disso, a Raia Drogasil se colocou como um agente de saúde durante esse tempo de pandemia, realizando 10 milhões de testes de COVID-19 e produzindo 80 mil vacinas. E apesar de o ramo farmacêutico nunca ter parado, mesmo durante o ápice da pandemia, a expectativa para a volta do varejo como um todo é de muita esperança e de que o número de contaminação caia agora com mais pessoas vacinadas. 

Como lidar com a volta ao atendimento presencial para quem esteve no home office durante este período?

Enquanto o ramo farmacêutico esteve trabalhando presencialmente em grande parte, alguns outros setores do varejo passaram a trabalhar de casa e agora com a população vacinada, se vislumbra uma possibilidade de voltar ao modelo físico, mas para que tudo ocorra bem, é preciso tomar alguns cuidados e seguir as dicas abaixo.

Garanta segurança e acolhimento para o seu time

O primeiro e mais importante passo a ser seguido é pensar na sua equipe, porque se ela não se sentir segura e acolhida, não será possível atender bem o cliente. Então, é importante que os times de atendimento que estavam trabalhando remotamente sejam bem recebidos.

É preciso fazer um trabalho forte de conscientização do Coronavírus, pois quem estava trabalhando em home office não está acostumado a lidar com a rotina de cuidados, então é necessário engajá-los, distribuindo um kit de álcool em gel, máscaras e itens para ajudá-los a se sentirem seguros. 

Seja mais objetivo no atendimento 

Quando eu falo de atendimento objetivo, não me refiro à pressa, mas sim a um atendimento mais objetivo, com soluções mais ágeis e isso começa desde a URA até quando chega no atendente. Isso é muito importante nos processos, porque se você conseguir deixar uma URA menos cansativa e mais amigável, o cliente vai se sentir importante e satisfeito. Então, é necessário ter etapas muito bem estruturadas e otimizadas. 

Tenha mais sensibilidade ao atender 

O time tem que ter mais sensibilidade ao atender e entender que o cliente está mais ansioso e consequentemente pode estar mais nervoso. As pessoas têm tido dias muito difíceis na pandemia, então a equipe tem que estar muito mais empática para entender o outro lado e conseguir enxergar possibilidades de encantamento ao cliente mesmo nesses momentos. Encontrar uma oportunidade de fazer pelo cliente aquilo que ninguém faria

Dando um passo de cada vez, a volta ao presencial pode ser melhor

Seguindo as dicas acima você vai conseguir ter uma volta ao atendimento físico melhor e mais humanizado, levando em consideração as necessidades do seu time e também do seu cliente. 

A pandemia mudou a forma de nos comunicar, comprar, sentir e ver o mundo. O mundo pós-pandêmico é novo para todo mundo, afinal, ninguém nunca passou por um momento como esse antes e ninguém tem um manual de instruções de como voltar ao normal. 

Ainda não se sabe por quanto tempo ainda será necessário o uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social, mas se sabe que as mudanças que a pandemia deixou no perfil dos consumidores ainda será sentida pelos próximos anos. 

Escrito por Cristiano Chaves

Sobrevivência em cenários adversos

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!