Blog
Voltar
Compartilhe

Saiba como aumentar a produtividade + 4 dicas para melhorar a concentração

Métricas e dados
calendar 11.4.2017

Quando o domingão chega, se você é daqueles que não conseguem ficar muito tempo sem pensar em trabalho ou sem se programar para a semana, esse é o grande dia!

A semana começa atarefada e um projeto que sai do eixo significa muitos outros projetos atrasados, além de horas e esforços extras para que tudo fique como deveria ficar (e, no fim, a gente sabe que nunca fica).

Então vamos lá!

Entendendo a rotina para aumentar a produtividade

Segundona começando, você senta em sua cadeira, estala os dedos, faz aquele alongamento e repassa alguns tópicos importantes para iniciar a maratona:

  • Lista de tarefas: Check!
  • Conhecimento técnico: Check!
  • Infra estrutura necessária para o trabalho: Check!
  • Concentração e foco para desenvolver seu trabalho com qualidade e eficiência: Mmm…

Tá aí o ponto!

A maioria das empresas de TI hoje em dia tem um formato de organização totalmente diferente quando falamos em fluxo de trabalho e ambiente organizacional. As propostas de trabalho são diferentes daquilo que nossos avós, pais ou até mesmo irmãos mais velhos entendem como empresa.

Ambientes mais descontraídos e estimulantes, momentos de lazer e relaxamento, incentivo ao desenvolvimento são alguns dos pontos que você já deve ter se deparado nas empresas hoje.

Liberdade para trabalhar com a roupa que te deixa mais a vontade, horários flexíveis, estar um uma equipe autogerenciável e uma série de coisas para proporcionar horas mais prazerosas e estimulantes na sua jornada diária.

Okay, mas como dosar tudo isso e fazer com que esses incentivos que as empresas têm proporcionado não se tornem um empecilho quando se trata de rendimento?

Segundo pesquisa feita pela Conference Board (2015), quando falamos de produtividade, o brasileiro tem rendimento de 25% de um trabalhador americano.

É claro que para levar em conta esta diferença deve ser levando em consideração dois grandes fatores desse resultado que são a educação e investimentos em setores de ponta.

Mas eu quero te ajudar a aproveitar todo seu potencial individual e tentar remar contra essa maré! Então continue lendo esse post e confira algumas dicas que separamos para você melhorar a concentração e aumentar a produtividade no ambiente de trabalho.

4 dicas de concentração que vão ajudar você a focar no trabalho e garantir melhores resultados

Homem olhando para o celular enquanto se apoia em uma bicicleta

1. Organize e planeje sua rotina diária

Não poderia ser diferente! Esse é o carro-chefe para aumentar a produtividade do seu trabalho e o princípio básico em qualquer tarefa. É aqui que eu te digo para usar uma agenda e tenho certeza que, ao ler isso, mentalmente você está dizendo: “Ah! Não diga!”, mas digo sim!

Tenha sempre uma agenda bem organizada e crie o hábito de consultá-la diariamente.

Comece o dia visualizando as tarefas que terá de executar, horários de início e término. Assim você prevê ou previne possíveis atrasos e dificuldades que você poderá encarar.

Ahh! E não esqueça: é um ciclo, já que, seguindo corretamente uma agenda organizada, você termina seu dia se planejando para o dia seguinte.

2. Utilize ferramentas, mas tenha cuidado com excessos

Ferramentas são sempre muito úteis no nosso dia a dia para auxiliar na otimização das demandas e processos, e é isso que queremos, mas quase todos os trabalhos se dividem entre a curva de aprendizado e produtividade, é e nessa última que entram as ferramentas para otimização.

Mas cuidado! Não se perca em meio às inúmeras soluções que são oferecidas!

Escolha as ferramentas que realmente vão te ajudar e tenha certeza de que realmente otimizarão seu tempo e trabalharão de forma integrada e sequencial, para que a produtividade cresça.

Agenda de tarefas, dashboards, ferramentas de comunicação interna, todos os dias somos bombardeados com novas soluções. E isso é legal!

Mas saiba escolher aquelas que melhor atendem suas necessidades e use esse recurso a seu favor.

3. Mantenha o foco no que realmente importa

Realizar muitas tarefas ao mesmo tempo pode te levar à redução de produtividade na maioria das vezes.

Do ponto de vista neurológico, Anthony Wagner, professor de psicologia da Universidade de Stanford, explica que fazer muitas coisas ao mesmo tempo reduz a produtividade do cérebro, ou seja, enquanto você acha que está sendo mais produtivo realizando várias tarefas em paralelo, essa realidade pode não ser bem assim.

E olha que não é só o Anthony que diz isso, não, de acordo com a pesquisadora Sandra Blakeslee e o pesquisador Stephen Macknik,  “não é que seu cérebro seja incapaz de executar várias tarefas ao mesmo tempo, mas ele não consegue fazer com eficiência”. 

Isso tudo tá no livro Truques da Mente: o que a mágica revela sobre o nosso cérebro. Inclusive, fica aqui a dica para a leitura deste livro.

Procure focar em uma tarefa e nas “sub-tarefas” que a compõem e, se possível, evite paradas desnecessárias, principalmente quando está em meio a um processo contínuo.

Algo que, em algumas situações, pode se tornar o grande vilão da produtividade: redes sociais!

Facebook, Instagram, e-mails particulares, Skype, WhatsApp… são praticamente essenciais para nos ajudar no dia a dia a ter uma comunicação mais rápida e ágil, mas, se você sentir que esse caras aí estão roubando sua atenção o tempo todo, que a força esteja com você:  “Interagir você deve, mas horários você deve estabelecer”, já diria Mestre Yoda.

Vai mesmo contrariar o mito? Eu não faria isso!

4. Cuide da saúde física e mental

Alguns hábitos que, na correria do dia a dia ou na pressa por entregar um resultado, passam batido, sem que percebamos, mas que tem de ser respeitados, (afinal, produtividade tem muito a ver com eles) são:

Beba água e se alimente corretamente

Beba bastante água e garanta seu corpo sempre bem hidratado, pois dessa forma seu cérebro funciona melhor e o pensamento flui com mais intensidade.

Inclua pausas no seu dia de trabalho

Caramba, tô cansado só de ficar te observando! Meu, você é uma máquina… Mas vamos fazer um pitstop?

Isso mesmo. Cinco, dez ou quinze minutinhos de pausa não vão atrapalhar ninguém. Muito pelo contrário, vão ser aquela válvula de escape para o cansaço e uma distração de grande importância para a volta à corrida.

Fique atento e respire com atenção

Sabia que respirar ajuda na redução de estresse e ansiedade?

“A maioria das pessoas usa em média 30% da capacidade pulmonar. Porém, a respiração é responsável por até 80% da eliminação das toxinas do nosso sistema. Esse mau uso acontece porque muitas não observam o modo como respiram”. Quem disse isso foi a Cristina Armelin, membro do Conselho Nacional da Fundação Internacional Arte de Viver.

Sono é sagrado

Seu rendimento cai se você não dormir bem e isso está na sua cara e no seu jeito de agir: olheiras, temperamento, dificuldade em tomar decisões, sem falar os bocejos de 2 em 2 minutos.

Sabemos que o ritmo de trabalho normalmente é intenso, mas tem hora pra tudo, né?

Durma e durma com qualidade! Desligue um pouco da rotina e garanta seu rendimento lá em cima! Vamos deixar os zumbis só para os seriados, ok?

Bônus: Dica extra

Resolvi te dar um bônus! Sei que para muitos essa é a peça-chave para desligar do mundo ao redor e focar 100% no trabalho.

Você chegou no trabalho. Já se preparou para o dia que começa. Senta em sua cadeira. Inicia seu projeto e coloca a cereja no bolo: Seus fones de ouvido!

Acredita que, para muitos, o foco não tem ligação nenhuma com silêncio?

Música de relaxamento, pop-rock, eletrônica ou mesmo aquele “rockão” (guitarras e vozes estridentes, membros de cara pintada, roupas rasgadas e baterias barulhentas) são a válvula de escape e garantem uma rotina mais tranquila e produtiva para alguns!

Tenho certeza que, se colocasse uma bateria na sua frente, você ia fazer um solo digno das bandas mais pesadas de hardrock, mas não se exalte. Pode colocar seu fone e curtir seu som, mas lembre-se de que, muitas vezes, existem outras pessoas trabalhando ao seu lado e não é muito legal bater na mesa para acompanhar o som, cantar junto ou qualquer outra maluquice.

Lembre-se de que, assim como você, outras pessoas buscam o equilíbrio e melhores práticas para otimizar seus resultados e, de certa forma, a cooperação entre a equipe faz parte disso!

Feito isso, é dada a largada para mais uma semana com muita produtividade e resultados incríveis!

Acesse nossos materiais educativos

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!