Blog
Voltar
Compartilhe

Como a automação de processos pode transformar sua empresa?

Métricas e dados
calendar 24.5.2018

Descubra o que é e como a automação dos processos, indiferente do setor, pode ajudar sua empresa. 

A automação de processos já é algo natural dentro de algumas empresas, claro que, assim como o home office, a gestão de pessoas, a qualidade de vida atrelada ao ambiente de trabalho, etc, é algo que leva tempo para acontecer e ser implementado, mas quando ocorre é visível os benefícios e o impacto da ação dentro da empresa.

Quando falamos do universo corporativo, e comparamos com os anos anteriores, fica ainda mais fácil perceber as mudanças, desde a tecnologia até os novos modelos de negócio, etc. De maneira resumida, a revolução digital, assim como a automação, fruto da revolução, nada mais é, do que, o uso da tecnologia nos processos, produtos e serviços.

Portanto, fica cada vez mais claro que, a tecnologia pode e deve ser utilizada como diferencial competitivo. É necessário que cada departamento da empresa se familiarize com a digitalização e automação dos processos, especialmente nos setores mais estratégicos como, por exemplo, planejamento, controladoria, financeiro e jurídico.

Para ajudar você a entender o que é e como usar a automação a favor do seu negócio, leia nosso post até o final.

Automação de processos: o que é ?

A automação é um recurso que torna possível às empresas enxugarem operações, eliminarem erros e entregarem mais qualidade e excelência. A automação, de maneira simplificada, pega processos existentes e emprega a automatização.

Por exemplo, a empresa tem o setor de atendimento ao cliente, mas precisa que os colaboradores ajudem em outras frentes, simultaneamente, então com a automação, em etapas/partes, do processo de atendimento é possível alocar esses funcionários em outras funções. A questão não é migrar o colaborador de setor, mas deixá-lo com mais tempo para administrar suas demandas e aumentar sua produtividade e desempenho.

Consigo fazer “automação de processos” em todas as áreas?

Não é de hoje que a tecnologia influencia a rotina das equipes, especialmente com o surgimento de ferramentas e softwares à disposição da gestão empresarial como, por exemplo, soluções específicas, igual o Trello ou Slack. Com essas soluções é possível distribuir tarefas, acompanhar o andamento de cada uma, além de estabelecer prioridades e definir os responsáveis por cada ação, e assim por diante.

Os ganhos da automação não são exclusivos de determinadas áreas, pelo contrário, todas as áreas podem e devem implementar metodologias e ferramentas que auxiliem no controle e eficiência da operação.

O jurídico, por exemplo, pode automatizar os horários da agenda, número dos processos, enfim, controlar várias etapas do fluxo de trabalho, assim como o marketing, setor amplamente impactado pela transformação digital, que já vê sua rotina toda vinculada a ferramentas de automação de processos.

Automação na Gestão Financeira e Orçamentária…

Quando o assunto é gestão financeira e orçamentária, a automatização de processos vai muito além da básica organização de tarefas. Em geral, a ferramenta mais conhecida nessa área é o ERP (Enterprise Resource Planning – em português, Planejamento de Recursos Empresariais) que funciona como um banco de dados que suporta operações e processos de uma empresa.

O software permite, entre outras coisas, uma gestão financeira mais eficiente, com números de receita e despesas disponíveis em tempo real. Ou seja, é possível acompanhar o fluxo de caixa, além de questões fiscais e tributárias, tudo em um único sistema, facilitando o trabalho que será desenvolvido a partir dessas informações. Além disso, as informações não serão esquecidas, perdidas ou apagadas.

automação de processos

Outra ferramenta que tem sido cada vez mais utilizada é o Business Intelligence (BI), responsável por coletar, organizar, analisar, divulgar e monitorar um grande volume de dados de forma gráfica e bastante visual. Por último, mas não menos importante,  surgem os softwares de gestão orçamentária que permite a empresa olhar para o futuro de forma mais estratégica.

Geralmente, essa solução usa informações dos dois primeiros, ERP e BI, de forma integrada ou manual, para fazer projeções orçamentárias e simulação de cenários, também é possível acompanhar o que foi planejado e o que de fato está sendo executado pela empresa.

Dessa forma, com essas ferramentas e soluções, o trabalho do setor ganha em agilidade e fluidez, além de reduzir os riscos e simplificar a solução de problemas, gerando mais tempo para auxiliar a empresa em outras frentes e ampliar a capacidade de gestão. Comece sua busca por ferramentas que permitam a automação dos processos das principais rotinas da sua empresa.

A automação dos processos tem revolucionado a sociedade e a forma de trabalho dentro das empresas. Afinal, se hoje você é digital e paga contas pelo celular, solicita carro e pede comida via aplicativo, não faz sentido que seu trabalho seja analógico, certo? Por isso, aproveite a oportunidade e implemente a automação de processos da melhor maneira possível na sua empresa, independentemente do setor.

O conteúdo te ajudou? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo, em caso de dúvidas ou sugestões, que entraremos em contato! 😉

Acesse nossos materiais educativos

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!