Blog
Voltar
Compartilhe

ChatGPT e Inteligência artificial: Novas tendências que estão movimentando o mercado

Tecnologia e Inovação
calendar 9.2.2023

Com a mudança no comportamento dos novos consumidores, estar conectado e ligado nas tendências de tecnologia passou a ser primordial para acompanhar o movimento no mercado.

Neste artigo, vamos discutir o conceito de inteligência artificial, sua importância para o mercado e como esta tendência pode se tornar um diferencial competitivo.

O que é inteligência artificial (IA)?

A inteligência artificial (IA) refere-se a sistemas ou máquinas que reproduzem ou imitam a inteligência humana para executar tarefas. Em outras palavras, a Inteligência Artificial busca fazer com que as máquinas pensem como os seres humanos, ou seja, que possam analisar, raciocinar, aprender e decidir de maneira lógica e racional.

Além do mais, algumas inteligências artificiais podem se aprimorar com base nas informações que eles coletam nas interações com humanos.

O que é ChatGPT?

O ChatGPT é um modelo super avançado para criação de textos que têm tomado as redes recentemente. O GPT, como vem sendo apelidado, é uma tecnologia que foi “treinada” com o uso de inúmeros tópicos e estilos para, assim, conseguir gerar textos escritos de forma autônoma, natural e coerente, com compreensão e capacidade de reproduzir o contexto, como se fosse escrito por um ser humano.

Uma de suas principais vantagens é a capacidade de entender e reproduzir o contexto de um diálogo, o que significa que ele pode entender o que foi dito anteriormente e responder de forma coerente e relevante.

Além disso, essa tecnologia também aprende com as perguntas e respostas e melhora a entrega dos conteúdos se adaptando a diferentes situações e tópicos.

4 principais aplicações da inteligência artificial no mercado

1. Chatbots

Provavelmente você já deve ter ouvido falar em chatbots, eles utilizam a linguagem para conversar com as pessoas de maneira natural e pré-programada através da inteligência artificial. Através dessa tecnologia eles conseguem reconhecer nomes e números de telefones e reproduzir um comportamento humano com resposta para o usuário.

Os chatbots podem ser integrados a outras ferramentas e bancos de dados para aumentar suas funcionalidades que podem ir desde automatizar rotinas simples de cadastro até atualização ou consulta de informações específicas. Essas integrações deixam os serviços mais rápidos, melhorando a experiência do cliente.

Uma plataforma de atendimento ao cliente com chatbot pode ser responsável por atendimentos considerados simples, direcionando o volume de chamados que chegam para os operadores.

2. Aplicações de gestão

Outro tipo de aplicação que a Inteligência Artificial pode ser utilizada e que é muito vista no Brasil é dentro das empresas com o intuito de gestão. Elas são úteis para identificar quais colaboradores estão desempenhando as tarefas com mais eficiência, por exemplo.
Contar com esse tipo de ferramenta auxilia na tomada de decisão de gestores, pois eles têm informações precisas e confiáveis sobre os processos da empresa à sua disposição, como CSAT (Customer Satisfaction Score), FCR (First Call Resolution), NPS (Net Promoter Score, SLA (Service Level Agreement e TMA (Tempo Médio de Atendimento). Quando os dados são relevantes, fica mais fácil analisar quais ações estão dando certo e quais não.

3. Vendas e marketing

Uma das principais vantagens em se utilizar inteligência artificial nas empresas é proporcionar um atendimento de melhor qualidade ao cliente. A personalização do atendimento ao consumidor disponibiliza praticidade e conforto, gerando valor e estreitando o relacionamento entre empresa e cliente.

O machine learning,  também conhecido como aprendizado de máquina, é uma aplicação em que o sistema aprende a agir por sua conta sem ter que ser programado para a nova função. Com base em seus próprios dados coletados, o programa vai se adaptando e esta pode ser uma ótima oportunidade para alavancar vendas.

4. Recomendação de produtos no site

Por fim, a última aplicação de IA é para empresas que atuam com e-commerce ou vendas virtuais. A inteligência artificial pode oferecer e recomendar ao visitante da sua loja virtual produtos/serviços que se encaixem nos gostos e necessidades do cliente.

É muito comum e-commerces mostrarem, na lateral, itens relacionados ou baseados no histórico do usuário e isto também pode ser realizado a partir de inteligência artificial.

Tecnologia como diferencial competitivo

Se você quer apostar em um diferencial para a sua empresa, conheça o sistema de atendimento omnichannel da NeoAssist, uma plataforma que ajuda você a se conectar verdadeiramente com seu cliente em todos os momentos da sua jornada de relacionamento.

A solução de atendimento ao cliente omnichannel da NeoAssist, permite que a sua empresa tenha uma visão 360º do cliente, além de um histórico integrado de todas as interações que seu consumidor teve, independentemente do canal que foi utilizado para o chamado, em uma tela única.

Conheça mais sobre a solução NeoAssist conversando com um de nossos especialistas!

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!