chatbot pequenas empresas chatbot pequenas empresas

Pequenas empresas podem ter um chatbot?

6 minutos para ler

Você já deve ter ouvido falar em chatbot, certo? Mas, se nunca ouviu falar ou não sabe dizer exatamente o que é, não se preocupe, neste artigo te explicaremos o que é um chatbot, para que ele serve e como pequenas empresas também podem fazer o seu uso. 

O que é um chatbot?

Chatbot é um software que simula a interação humana e é capaz de conversar com os usuários de forma natural em diversas plataformas, aplicativos e é muito comum ser utilizado para o atendimento ao cliente. 

Um grande exemplo de chatbot é quando você entra em um site de alguma empresa e automaticamente sobe um uma janela pop-up no canto da tela, fazendo uma saudação e perguntando em que pode te ajudar. 

Existem diversos tipos de chatbot, sendo eles:

  • Fluxos pré-definidos:  São chatbots com uma interação de início, meio e fim. Ou seja, eles seguem um fluxo conversacional, até alcançar o objetivo final.
    Para esta interação é criada uma pergunta inicial ou uma “pergunta mãe”, e a partir dela, as “perguntas-nós”, que esperam uma determinada resposta para seguir com a conversa. 
  • Identificação de intenções: Esse chatbot utiliza Inteligência Artificial e aprende com a interação e necessidade dos usuários. Ou seja, todas as frases e mídias salvas em um banco de dados ou retornadas de uma API, são enviadas a cada nova interação com o cliente. 
  • Chatbots mistos: São bots que utilizam tanto os fluxos de conversação quanto a inteligência artificial.  

Como funciona um chatbot?

O chatbot funciona através do processamento da linguagem natural humana e identifica uma resposta adequada na sua base de conhecimento. No entanto, vale lembrar que a complexidade das respostas estão diretamente ligadas ao software escolhido. 

Para entender melhor como um chatbot funciona na prática, basta lembrar dos assistentes virtuais que processam o texto enviado e geram uma resposta mais coerente a partir do seu banco de dados. 

Onde usar um chatbot?

Agora que você já sabe o que é um chatbot e como ele funciona, chegou a hora de saber quais são as principais aplicações dele. O chatbot é um grande aliado para:

Geração de Leads

Os chatbots são grandes aliados na geração de leads por sua capacidade de gerenciar conversas inteligentes com os usuários de forma automática.  

Um bot é capaz de receber visitantes, tirar dúvidas, apresentar soluções e enviar conteúdos exclusivos. Ele encurta o tempo do processo coletando informações importantes e podendo evoluir o contato nutrindo o lead e o qualificando para a próxima etapa do funil de vendas. 

E-commerce 

Com a ajuda dos chatbots é possível manter um chat disponível 24 horas por dia para tirar as dúvidas de seus clientes, recomendar produtos e resolver problemas em apenas alguns minutos. 

Marketing e Vendas 

Na área de marketing e vendas, os chatbots também ajudam muito desde o topo do funil até o pós-venda, isso porque eles podem se comunicar com os visitantes para tornar a experiência melhor, qualificar leads, prestar atendimento e até mesmo vender soluções. 

Pequenas empresas podem ter chatbot?

Se você está com dúvidas sobre se pequenas empresas também podem ter um chatbot, a resposta é: sim! 

De acordo com um estudo realizado pela Grand View, até 2025 o segmento deste tipo de ferramenta deverá  crescer 24% das taxas anuais, somando a receita de em torno de US$ 1,23 bilhão. 

Isso significa que, qualquer empresa pode ter um chatbot se planejar e organizar muito bem os seus processos

Já vimos acima que os chatbots trazem inúmeras vantagens para as empresas, mas será que para as pequenas empresas também existem vantagens? 

Confira algumas das vantagens dos chatbots para pequenas empresas:

  • Agilidade nas respostas

Os chatbots permitem que as empresas possam fornecer respostas mais rápidas para os seus clientes visto que um bot é programado para interagir de forma que sane todas as dúvidas da pessoa do outro lado. 

  • Aumento no número de atendimentos

Outro ponto positivo do chatbot é que ele pode ficar disponível 24 horas por dia para sanar dúvidas, conversar, coletar dados e interagir com os clientes. Isso consequentemente aumentará o número de atendimentos realizados. 

  • Experiência de qualidade para o cliente 

Quanto menos tempo o cliente espera para ser atendido, mais satisfeito ele ficará. Além disso, o chatbot possibilita a experiência de uma conversa objetiva e personalizada. 

  • Capacidade de análise 

Para pequenas empresas, esse fator é ainda mais importante porque possibilita ter uma visão ampla dos processos para assim entender o que está indo bem e o que falta melhorar. Com base em dados e relatórios, é possível otimizar os seus processos e ter bons resultados. 

Por onde começar a implementar o chatbot em pequenas empresas?

Cada empresa tem as suas dificuldades, porém, pensando de forma ampla e geral, uma boa forma de começar a implementar o chatbot em uma pequena empresa seria pela frente de vendas ou suporte técnico. 

Em vendas, o ideal é implementar o chatbot como um assistente virtual em seu site para que ele fique disponível 24 horas por dia para tirar as dúvidas dos visitantes e fazer todo o acolhimento inicial. 

Além do site, ele também pode ser implementado em canais como WhatsApp, Webchats, entre outros que a sua empresa utiliza para conversão. 

Em relação ao suporte, é importante também que ele esteja disponível em diversos canais que sua empresa possui.

Bom, agora que você já está por dentro de tudo sobre chatbot para pequenas empresas,  se sente preparado para mergulhar nesta implementação? 

Aumente a Satisfação dos seus Clientes

Posts relacionados

Um comentário em “Pequenas empresas podem ter um chatbot?

Deixe um comentário